Presentes solidários

Dois presépios de artesãos portugueses para tornar o mundo melhor

| 17 Nov 2023

O Presépio Azulejo (esq.) chega de Guimarães, pelas mãos do ceramista Filipe Meneses. O Presépio Barro é da autoria de Júlia e Vítor Lopes, fundadores da Oficina de Cerâmica Artesanal, nas Caldas da Rainha. Foto © Leigos para o Desenvolvimento.

 

Há o Presépio Azulejo e o Presépio Barro, e ambos são edições exclusivas de artesãos nacionais, criados especialmente para apoiar os projetos dos Leigos para o Desenvolvimento em Portugal, Angola e São Tomé e Príncipe. São, assim, “presépios solidários” e já podem ser adquiridos no site oficial da organização católica, onde é ainda possível encontrar outras propostas de presentes para este Natal (ou para outro dia qualquer, porque não?) que têm o mesmo intuito: contribuir para um mundo melhor.

O Presépio Azulejo chega de Guimarães, pelas mãos do ceramista Filipe Meneses, tendo sido concebido em faiança vidrada e decorado com motivos de azulejos. O Presépio Barro é da autoria de Júlia e Vítor Lopes, fundadores da Oficina de Cerâmica Artesanal, nas Caldas da Rainha, em 1982, e é feito em barro branco, vermelho e arame de aço inoxidável.

Em parceria com o atelier de design Dama de Arroz, os Leigos para o Desenvolvimento têm também uma linha de “merchandising solidário original, alegre, com padrões étnicos”, que inclui cadernos em cartão reciclado, sacos de algodão orgânico, garrafas térmicas e postais, informa a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.

A pensar nos mais jovens, há ainda dois livros infantis: a História do Sssansssão e da Casssilda, escrita pelo padre jesuíta Carlos Azevedo Mendes e A Ilha do arco-íris, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O primeiro é uma parábola que, através de duas cobras, relembra que o poder do amor é mais forte que a riqueza, o capricho e o medo. O segundo é uma fábula onde, na voz de diferentes animais, se sensibiliza para a necessidade de perceber e aceitar as diferenças uns dos outros.

Para adquirir algum destes artigos ou obter mais informações sobre os mesmos, basta visitar a Loja Online dos Leigos para o Desenvolvimento, visitar a sede da organização em Lisboa, ou contactar a organização através dos números 21 757 42 78 / 93 470 48 23.

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica, que trabalha há mais de 35 anos em prol do desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades, atuando preferencialmente através de voluntários missionários qualificados. Beneficiaram dos projetos da organização, em 2022, mais de 20 mil pessoas.

 

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz novidade

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Bíblia ou Tradição?

Bíblia ou Tradição? novidade

Desde a Reforma Protestante que o Catolicismo se debate com a questão das fontes da revelação. Por oposição ao Protestantismo, que vê na Bíblia a única e exclusiva fonte da revelação, o Catolicismo sublinha a importância da Tradição para o estabelecimento da revelação divina. A questão, em termos simples, resume-se a saber como é que cada crente pode aceder à Palavra de Deus. (Jorge Paulo)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This