Dois projetos portugueses finalistas em concurso de arquitetura religiosa

Presbitério e altar do recinto de oração do Santuário de Fátima. Foto © Fernando Guerra
São portugueses dois dos cinco projetos finalistas do prémio instituído pela ArchDaily, uma das páginas mais visitadas na internet no domínio da arquitetura. As capelas Imaculada e Cheia de Graça, do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, e o presbitério e altar do recinto de oração do Santuário de Fátima, concorrem na categoria de arquitetura religiosa.
No total eram 60 os projetos apurados para aceder à fase final, seis dos quais tinham sido edificados em Portugal. De todos, foram selecionados cinco finalistas que disputam agora a distinção. Os projetos portugueses estão em competição com uma capela na Eslovénia, um templo na Índia e um crematório na Bélgica.
Os vencedores são escolhidos pelo público numa votação online que decorre até às 17 horas do dia 11 de março.

Capela Imaculada. Foto © Nelson Garrido
As capelas bracarenses foram desenhadas pelo gabinete Cerejeira Fontes Arquitectos que, segundo o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, se focou “na recuperação da Capela Imaculada Conceição e do coro-alto, transformando-o num espaço reservado aos habitantes do Seminário – a Capela Cheia de Graça”. O gabinete de arquitetura clarifica que se “aproveitou o pé direito total do espaço de intervenção e as paredes exteriores do mesmo” e deixou uma ‘pele’ de pedra, que se manifesta de forma escultórica em torno das capelas.
Já a obra em Fátima foi construída pelo gabinete Paula Santos Arquitetura, por ocasião do centenário das aparições e da visita do Papa Francisco, a 13 de maio de 2017. Segundo os projetistas, o desenho “permitiu também condições de mobilidade para deficientes à antiga basílica, o tratamento das colunatas existentes e o redesenho da escadaria de acesso a todas as estruturas religiosas”.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]
Breves
Assembleia continental europeia do Sínodo
Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa novidade
A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.
Estudo decorre até 2028
A morte sob o olhar do cinema e da filosofia
O projeto “Film-philosophy as a meditation on death” (A filosofia do cinema como meditação sobre a morte), da investigadora portuguesa Susana Viegas, acaba de ser contemplado com uma bolsa de excelência do European Research Council, no valor de um milhão e setecentos mil euros, para um trabalho de equipa de cinco anos.
Normas inconstitucionais
Eutanásia: CEP e Federação Portuguesa pela Vida saúdam decisão do TC
O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que declarou inconstitucionais algumas das normas do decreto sobre a legalização da eutanásia. “A decisão do TC vai ao encontro do posicionamento da CEP, que sempre tem afirmado a inconstitucionalidade de qualquer iniciativa legislativa que ponha em causa a vida, nomeadamente a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido”, disse à agência Ecclesia o padre Manuel Barbosa.
Unicef alerta
Guerra na Ucrânia já prejudicou educação de 5 milhões de crianças
O conflito na Ucrânia, que começou há exatamente 11 meses, já prejudicou a educação de pelo menos cinco milhões de crianças ucranianas, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) num relatório publicado esta terça-feira, 24 de janeiro, Dia...
Boas notícias

Estudo decorre até 2028
A morte sob o olhar do cinema e da filosofia
O projeto “Film-philosophy as a meditation on death” (A filosofia do cinema como meditação sobre a morte), da investigadora portuguesa Susana Viegas, acaba de ser contemplado com uma bolsa de excelência do European Research Council, no valor de um milhão e setecentos mil euros, para um trabalho de equipa de cinco anos.
É notícia
Entre margens
O cristianismo resiste novidade
Expomos neste artigo a dispersão das crenças religiosas dos portugueses nos últimos 120 anos, baseados nos censos da população, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística no dia 23 de Novembro de 2022.
Uma voz que clamou pela Justiça. Homenagem a Luís Moita (1939-2023)
Lembro-me de ser um jovem estudante de Teologia, da Igreja Presbiteriana, quando encontrei o Luís, na década de 1960, uma época de forte turbulência, mas igualmente de intensos debates e reflexões sobre o papel da Igreja na sociedade. Foi durante um colóquio...
Debate: Deficiência, dignidade e realização humana
Quando ambos falamos de realização humana, talvez estejamos a referir-nos a coisas diferentes. Decerto que uma pessoa com deficiência pode ser feliz, se for amada e tiver ao seu alcance um ambiente propício à atribuição de sentido para a sua existência. No entanto, isso não exclui o facto da deficiência ser uma inegável limitação a algumas capacidades que se espera que todos os seres humanos tenham (e aqui não falo de deficiência no sentido da nossa imperfeição geral).
Cultura e artes
Estudo decorre até 2028
A morte sob o olhar do cinema e da filosofia
O projeto “Film-philosophy as a meditation on death” (A filosofia do cinema como meditação sobre a morte), da investigadora portuguesa Susana Viegas, acaba de ser contemplado com uma bolsa de excelência do European Research Council, no valor de um milhão e setecentos mil euros, para um trabalho de equipa de cinco anos.
Os meus livros também
… são para mim motivo de cuidados. Por razões de espaço e, como diz a minha mulher, por estar a criar problemas aos meus filhos: que farão, depois, dos meus livros? O que quiserem, é claro. Já tive de dar, com gosto e desgosto, muitos deles. Mas o maior dos meus problemas, quanto aos livros, é que já não terei tempo para ler aqueles que tenho mesmo de ler.
Murais recordam vítimas do Holocausto
E se os Simpsons fossem uma família judia deportada para Auschwitz?
Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie: se a família criada por Matt Groening tivesse vivido em Itália nos anos 40 e fosse judia, teria certamente sido forçada a partir da Plataforma 21, na Estação Central de Milão, com destino aos campos de concentração de Auschwitz. Sobreviveriam? O ativista e artista pop contemporâneo aleXsandro Palombo quer acreditar que sim, mas nunca mais seriam os mesmos. Assim, para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), retratou-os junto a essa mesma estação, num “antes e depois” que não deixa ninguém que ali passe indiferente.
Doutora honoris causa pelo ISPA
Maria Emília Brederode Santos: uma mulher de liberdade
Maria Emília Brederode Santos é uma mulher de liberdade. Foi esta a mensagem que se destacou do discurso de elogio proferido pelo professor José Ornelas na cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa, pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, a Maria Emília Brederode Santos. Sala cheia e muitos aplausos, para homenagear esta grande humanista com uma vida política, social e cultural intensa.
Sete Partidas
O livro que ele não escolheu
E esse homem que lê o livro que não escolheu. Derrama a imaginação no sarcasmo do travesseiro que é degrau de livraria. Então eu sei que o livro é pai e mãe, e voz serena para embalar quem vai dormir. Só que o sono não chega porque a serenidade não cabe nas páginas de quem continua preta.
Visto e Ouvido
Igreja tem política de “tolerância zero” aos abusos sexuais, mas ainda está em “processo de purificação”
Agenda
[ai1ec view=”agenda”]