
A foto do cartaz da edição de 2020 do “Faith’s Night Out”, promovida pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora. Foto © Leonor Wagner Alvim.
Sete minutos para falar sobre fé: é esta a proposta de mais uma edição do “Faith’s Night Out”, um encontro das Equipas de Jovens de Nossa Senhora que reúne 12 oradores que irão testemunhar, nos tais sete minutos, sobre a fé a partir do tema “Um só caminho”.
Na 13.ª edição deste evento, que se realiza no Centro de Congressos de Lisboa, no sábado, 30 de abril, a partir das 19h00, o objetivo enunciado pela organização é o de “incentivar” cada um dos participantes “a percorrer o caminho da fé e da vida em conjunto, nunca sozinho, sempre ciente de que, independentemente das diferenças, há um ponto que [os] une a todos – a fé”.
De acordo com a informação divulgada, este é também o mote para as conferências e testemunhos que serão ouvidos, propondo ir “à génese e primórdios da Igreja, captando a mensagem essencial”. Para as Equipas de Jovens de Nossa Senhora, “a solução nunca passou por caminhar sozinho, mas por encontrar na fé, e em Deus, uma maneira de estar sempre acompanhado”.
Dos 12 oradores que serão ouvidos, este “Faith’s Night Out” conta com, entre outros, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que testemunhará sobre “Um Só Caminho no Valor à Vida”, a locutora e diretora de rádio Dora Isabel (sobre comunicação), o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com uma intervenção dedicada a “Um Só Caminho até à Jornada Mundial da Juventude”, a médica e ex-deputada do CDS Isabel Galriça Neto (sobre a “Luta pelo Bem Comum”), a psicóloga clínica Alexandra Chumbo, que abordará o “Cuidado da Saúde Mental”, o presidente da Associação Portuguesa dos Médicos Católicos, José Diogo Ferreira Martins, falando sobre o “Cuidado dos Outros”, ou o professor catedrático Paulo Otero, que testemunhará sobre a relação “entre a Fé e a Universidade”.
Esta iniciativa tem lugar desde 2013 e pretende ser “uma noite descontraída ao longo da qual vários oradores dão testemunho e partilham a sua perspetiva de fé, durante apenas 7 minutos, acompanhado de momentos musicais e cocktail”.
Em 2018, este evento chegou ao Porto, ao mesmo tempo que era apresentado e também em São Paulo, no Brasil. Já em 2019, o encontro estreou-se ainda em Évora, e, em 2020, atingiu, segundo a organização a mais de três mil participantes, no total das “quatro geografias”.