“Faith’s Night Out”

Doze testemunhos de fé em sete minutos cada

| 28 Abr 2022

A foto do cartaz da edição de 2020 do “Faith’s Night Out”, promovida pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora. Foto © Leonor Wagner Alvim.

 

Sete minutos para falar sobre fé: é esta a proposta de mais uma edição do “Faith’s Night Out”, um encontro das Equipas de Jovens de Nossa Senhora que reúne 12 oradores que irão testemunhar, nos tais sete minutos, sobre a fé a partir do tema “Um só caminho”. 

Na 13.ª edição deste evento, que se realiza no Centro de Congressos de Lisboa, no sábado, 30 de abril, a partir das 19h00, o objetivo enunciado pela organização é o de “incentivar” cada um dos participantes “a percorrer o caminho da fé e da vida em conjunto, nunca sozinho, sempre ciente de que, independentemente das diferenças, há um ponto que [os] une a todos – a fé”.

De acordo com a informação divulgada, este é também o mote para as conferências e testemunhos que serão ouvidos, propondo ir “à génese e primórdios da Igreja, captando a mensagem essencial”. Para as Equipas de Jovens de Nossa Senhora, “a solução nunca passou por caminhar sozinho, mas por encontrar na fé, e em Deus, uma maneira de estar sempre acompanhado”.

Dos 12 oradores que serão ouvidos, este “Faith’s Night Out” conta com, entre outros, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que testemunhará sobre “Um Só Caminho no Valor à Vida”, a locutora e diretora de rádio Dora Isabel (sobre comunicação), o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com uma intervenção dedicada a “Um Só Caminho até à Jornada Mundial da Juventude”, a médica e ex-deputada do CDS Isabel Galriça Neto (sobre a “Luta pelo Bem Comum”), a psicóloga clínica Alexandra Chumbo, que abordará o “Cuidado da Saúde Mental”, o presidente da Associação Portuguesa dos Médicos Católicos, José Diogo Ferreira Martins, falando sobre o “Cuidado dos Outros”, ou o professor catedrático Paulo Otero, que testemunhará sobre a relação “entre a Fé e a Universidade”.

Esta iniciativa tem lugar desde 2013 e pretende ser “uma noite descontraída ao longo da qual vários oradores dão testemunho e partilham a sua perspetiva de fé, durante apenas 7 minutos, acompanhado de momentos musicais e cocktail”.

Em 2018, este evento chegou ao Porto, ao mesmo tempo que era apresentado e também em São Paulo, no Brasil. Já em 2019, o encontro estreou-se ainda em Évora, e, em 2020, atingiu, segundo a organização a mais de três mil participantes, no total das “quatro geografias”.

 

Felizes os meninos de mais de 100 países – incluindo Portugal – que participam na Jornada Mundial das Crianças

Este fim de semana, em Roma

Felizes os meninos de mais de 100 países – incluindo Portugal – que participam na Jornada Mundial das Crianças novidade

Foi há pouco mais de cinco meses que, para surpresa de todos, o Papa anunciou a realização da I Jornada Mundial das Crianças. E talvez nem ele imaginasse que, neste curto espaço de tempo, tantos grupos e famílias conseguissem mobilizar-se para participar na iniciativa, que decorre já este fim de semana de 25 e 26 de maio, em Roma. Entre eles, estão alguns portugueses.

Cada diocese em Portugal deveria ter “uma pessoa responsável pela ecologia integral”

Susana Réfega, do Movimento Laudato Si'

Cada diocese em Portugal deveria ter “uma pessoa responsável pela ecologia integral” novidade

A encíclica Laudato Si’ foi “determinante para o compromisso e envolvimento de muitas organizações”, católicas e não só, no cuidado da Casa Comum. Quem o garante é Susana Réfega, portuguesa que desde janeiro deste ano assumiu o cargo de diretora-executiva do Movimento Laudato Si’ a nível internacional. Mas, apesar de esta encíclica ter sido publicada pelo Papa Francisco há precisamente nove anos (a 24 de maio de 2015), “continua a haver muito trabalho por fazer” e até “algumas resistências à sua mensagem”, mesmo dentro da Igreja, alerta a responsável.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Bispo José Ornelas: “Estamos a mudar o paradigma da Igreja”

Terminou a visita “ad limina” dos bispos portugueses

Bispo José Ornelas: “Estamos a mudar o paradigma da Igreja” novidade

“Penso que estamos a mudar o paradigma da Igreja”, disse esta sexta-feira, 24 de maio, o bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), numa conversa com alguns jornalistas, em plena Praça de S. Pedro, no Vaticano, em comentário ao que tinha acabado de se passar no encontro com o Papa Francisco e às visitas que os bispos lusos fizeram a vários dicastérios da Cúria Romana, no final de uma semana de visita ad limina.

O mundo precisa

O mundo precisa novidade

O mundo precisa, digo eu, de pessoas felizes para que possam dar o melhor de si mesmas aos outros. O mundo precisa de gente grande que não se empoleira em deslumbrados holofotes, mas constrói o próprio mérito na forma como, concretamente, dá e se dá. O mundo precisa de humanos que queiram, com lealdade e algum altruísmo, o bem de cada outro. – A reflexão da psicóloga Margarida Cordo, para ler no 7MARGENS.

“Política americana sobre Gaza está a tornar Israel mais inseguro”

Testemunho de uma judia-americana que abandonou Biden

“Política americana sobre Gaza está a tornar Israel mais inseguro”

Esta é a história-testemunho da jovem Lily Greenberg Call, uma judia americana que exercia funções na Administração Biden que se tornou há escassos dias a primeira figura de nomeação política a demitir-se de funções, em aberta discordância com a política do governo norte-americano relativamente a Gaza. Em declarações à comunicação social, conta como foi o seu processo interior e sublinha como os valores do judaísmo, em que cresceu, foram vitais para a decisão que tomou.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This