Entre 26 e 29 de setembro

É oficial: Francisco realizará viagem ao Luxemburgo e à Bélgica

| 20 Mai 2024

Papa Francisco fala aos jornalistas no avião rumo à Mongólia, 31 agosto 2023. Foto Vatican Media.

Papa Francisco fala aos jornalistas no avião rumo à Mongólia, a 31 de agosto de 2023. Foto © Vatican Media.

 

Já está confirmada a visita do Papa ao Luxemburgo e à Bélgica, no final de setembro deste ano, 2024, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé esta segunda-feira, 20 de maio.

Conforme noticia o Vatican News, portal de notícias do Vaticano, Francisco aceitou o convite dos chefes de Estado e das autoridades eclesiásticas de ambos os países, endereçado em setembro do ano passado. A viagem apostólica começará pelo Luxemburgo, no dia 26 de setembro. Ainda nesse dia, viajará até à Bélgica, onde permanecerá até 29 de setembro, estando previstas visitas às cidades de Bruxelas, Lovaina e Louvain-la-Neuve. O programa completo desta viagem apostólica será divulgado “em breve”.

Também em setembro, de 2 a 13, o Papa visitará a Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, naquela que será a sua viagem mais longa de sempre.

 

Parolin na Ucrânia

Já o secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, viajará até à Ucrânia a 21 de julho. O Papa nomeou o cardeal como legado pontifício para a celebração de encerramento da peregrinação dos católicos ucranianos de rito latino, no santuário mariano de Berdychiv.

O santuário, no oblast (província) de Zhytomyr, a oeste de Kiev, é meta de peregrinações que reúnem fiéis católicos de toda a Ucrânia e também de outros países. Nos últimos dois anos, os peregrinos têm pedido especialmente a intercessão de Maria para que a paz regresse ao país.

Esta será a primeira visita do secretário de Estado à Ucrânia desde o início da invasão russa. O cardeal Parolin já havia visitado a Ucrânia em junho de 2016 e também participou nos eventos em Kiev por ocasião do 30º aniversário da restauração da independência da Ucrânia, em agosto de 2021.

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo” novidade

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja

A um mês da ordenação de dois bispos

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja novidade

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, escreveu uma carta a convocar “todos – sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos” da diocese para estarem presentes naquele que será o “momento raro da ordenação episcopal de dois presbíteros”. A ordenação dos novos bispos auxiliares de Lisboa, Nuno Isidro e Alexandre Palma, está marcada para o próximo dia 21 de julho, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos).

O exemplo de Maria João Sande Lemos

O exemplo de Maria João Sande Lemos novidade

Se há exemplo de ativismo religioso e cívico enquanto impulso permanente em prol da solidariedade, da dignidade humana e das boas causas é o de Maria João Sande Lemos (1938-2024), que há pouco nos deixou. Conheci-a, por razões familiares, antes de nos encontrarmos no então PPD, sempre com o mesmo espírito de entrega total. [Texto de Guilherme d’Oliveira Martins]

“Sempre pensei envelhecer como queria viver”

Modos de envelhecer (19)

“Sempre pensei envelhecer como queria viver” novidade

O 7MARGENS iniciou a publicação de depoimentos de idosos recolhidos por José Pires, psicólogo e sócio fundador da Cooperativa de Solidariedade Social “Os Amigos de Sempre”. Publicamos hoje o décimo nono depoimento do total de vinte e cinco. Informamos que tanto o nome das pessoas como as fotografias que os ilustram são da inteira responsabilidade do 7MARGENS.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This