Vaticano anuncia

É oficial: o Papa estará em Lisboa de 2 a 6 de agosto (e vai a Fátima no dia 5)

| 22 Mai 2023

Papa Francisco. Foto © JMJ Lisboa 2023

Que a visita do Papa “seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal”, pede a CEP. Foto © JMJ Lisboa 2023.

 

A Santa Sé oficializou esta segunda-feira, 22 de maio, a presença do Papa em Portugal, para participar na Jornada Mundial da Juventude: chegará a Lisboa no dia 2 de agosto e regressará a Roma a 6, naquela que será a mais longa visita alguma vez realizada por um Papa ao nosso país. “Por vontade expressa do Papa Francisco, no programa oficial da visita constará ainda uma deslocação a Fátima, que decorrerá a 5 de agosto”, avança a Fundação JMJ Lisboa 2023 em comunicado enviado às redações.

“Desejamos que a presença do Papa Francisco entre nós, e que inclui uma significativa peregrinação ao Santuário de Fátima, seja um forte momento de renovação e graça para a Igreja em Portugal, especialmente para os jovens, chamados por Cristo Vivo a serem autênticos evangelizadores numa Igreja sinodal e sempre em missão”, escreveu a Conferência Episcopal Portuguesa, em reação ao anúncio da viagem.

Em nota divulgada no site do Patriarcado de Lisboa, o cardeal patriarca, Manuel Clemente, fala num “sonho prestes a cumprir-se” e da “confirmação da vontade expressa de que o sucessor de Pedro se quer encontrar, mais uma vez, com os jovens do mundo inteiro. De que os quer escutar, ver e com eles rezar. Com todos”.

O bispo de Leiria-Fátima e o reitor do Santuário de Fátima acolheram “com alegria” a confirmação do regresso do Papa Francisco à Cova da Iria, onde esteve em 2017 a presidir às cerimónias do 13 de maio, numa visita que ficou marcada pela canonização oficial dos dois pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto.

“Como me disse pessoalmente, [o Papa Francisco] vem para rezar à Senhora de Fátima. Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”, afirmou o bispo da diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas, numa declaração em vídeo à Sala de Imprensa do Santuário, após o anúncio da Santa Sé.

“Vamos aproveitar a oração com o Papa para rezarmos em Fátima pela JMJ, pelos jovens e pela paz, os temas que rezamos habitualmente aqui no Santuário. Rezá-los com o Papa presente terá outro significado e será muito mais emotivo para todos os que aqui vierem”, acrescentou.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, confirma: “Todos sabemos o quanto a mensagem de Fátima está ligada ao Papa e à oração pelo Papa. Por isso, poder acolhê-lo de novo, para rezar com ele e por ele é para nós motivo de grande contentamento e, por isso, é essa alegria que expressamos”, refere numa outra mensagem em vídeo. “Esperamos que todos os peregrinos que aqui estarão para o acolher também vivam aqui essa grande alegria de estar de novo com o Papa”, conclui.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This