Terça, 4 de Abril, às 11h

Edgar Silva (PCP) defende na Católica um “vendaval de utopias” sobre colaboração entre comunistas e católicos

| 3 Abr 2023

Edgar Silva, coordenador do PCP-Madeira, na entrevista para a reportagem “Livrai-nos da guerra”, 9 Janeiro 2020.

 

«‘Vendaval de utopias’. Do catolicismo social ao compromisso político em Portugal (1965-1976). Os católicos da Revolução e o PCP.» Este é o tema da tese de doutoramento de Edgar Silva, antigo padre e actual coordenador regional do Partido Comunista na Madeira, cargo para o qual foi reeleito no final de Fevereiro.

O tema é tratado no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist). Em entrevista, em Janeiro de 2020, para a reportagem Livrai-nos da Guerra, que passou na SIC, Edgar Silva recordava a fundamentação teórica da “mão estendida aos católicos” que uma corrente dominante no PCP, com Álvaro Cunhal à cabeça, defendeu durante décadas. “A partir do início do século, o pensamento de Lenine fundamenta toda a ideia do diálogo com os chamados católicos progressistas, no respeito pelas diferenças”, dizia Edgar Silva.

Essa ideia da “mão estendida aos católicos”, em Portugal, é aprovada pelo PCP a partir da década de 1930, e tem também paralelos em Itália, por exemplo, onde sectores católicos chegaram “a institucionalizar e configurar alianças políticas e soluções de governo”.

Essa tese, explicava Edgar Silva, pretendia ver “nos sectores católicos que procuram o progresso, a defesa dos direitos e uma sociedade mais humana, os aliados privilegiados” do PCP.

O discurso do encontro entre católicos e comunistas, analisava ainda o investigador e político, foi depois contrariado em vários âmbitos. Fátima foi um deles, embora também aí com sinais contraditórios: na carta que o então bispo do Porto António Ferreira Gomes, escreveu ao cardeal Cerejeira, patriarca de Lisboa, em 1968, ainda do exílio, ele manifestava-se muito crítico da instrumentalização” da religião.

“Houve situações abusivas em que o religioso foi um instrumento útil não só para o regime, mas para alimentar medos, para dar alento a preconceitos. A ideologia do medo teve também ali a partir de Fátima, no universo do anticomunismo, um enquadramento em que essa instrumentalização do religioso aconteceu de forma muito nítida”, considerava o investigador.

Mas Fátima também não era um “processo homogéneo unilateral” e também há factores que se reverteram contra a ditadura do Estado Novo: “O regime a determinada altura receou a palavra que ecoava a partir de Fátima pela paz e contra a guerra”, analisava Edgar Silva na entrevista referida. “As sequelas da guerra [colonial] tiveram em Fátima um eco enormíssimo, um lugar de clamor, de imploração, até de desespero face às atrocidades” que ela provocava, “e isso era extremamente incómodo para o regime”.

O lugar também se apresenta como local de reunião: em 1957, uma delegação de comunistas encontra-se com jovens operários católicos que se reúnem para debater o sentido de falar dos problemas do trabalho “e na preparação de uma intervenção num encontro internacional sobre os problemas do trabalho e dos trabalhadores portugueses”.

A tese de Edgar Silva foi orientada por Paulo Fontes, professor auxiliar da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. O júri será presidido por José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da UCP. Além do orientador, integram o júri os professores António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Maria de Fátima Ferreira, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho; Bruno Cardoso Reis, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; José Miguel Sardica, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; e Maria Inácia Rezola, professora adjunta da Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa, que será uma das arguentes, com Bruno Reis.

A sessão de prova pública terá lugar a partir das 11h na Sala de Exposições do edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, na Universidade Católica.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This