Documentário de Filipe Araújo

Edição especial de “O Casarão” apresentada em Aveiro e no Porto

| 26 Mai 2023

Imagem do filme de Filipe Araújo, O Casarão, sobre o seminário dominicano de Aldeia Nova (Ourém). Foto © Direitos Reservados.

 

A edição especial do DVD de O Casarão, filme que “procura desvendar os mistérios por detrás do mais progressista seminário católico português durante a ditadura”, será apresentada este fim de semana, a 27 de maio na FNAC de Aveiro e a 28 de maio na FNAC de Santa Catarina, no Porto, depois de ter contado já com sessões em Leiria e Lisboa.

A nova edição inclui cenas cortadas, uma entrevista com o autor, e testemunhos inéditos do romancista João de Melo e do pensador e teólogo dominicano, frei Bento Domingues, adianta a produtora Blablabla Media em comunicado enviado ao 7MARGENS.

As sessões de apresentação, ambas marcadas para as 17 horas, estarão a cargo do realizador Filipe Araújo e de alguns convidados especiais, entre eles o ex-seminarista Mário Rocha, em Aveiro, e a produtora Hemi Fortes, no Porto.

Estreado nas salas em novembro de 2021 e disponível para compra na loja do site da Zero em Comportamento e na FNAC, o documentário O Casarão conta, ao longo de 72 minutos, a história do seminário da Aldeia Nova, no concelho de Ourém, pertencente à Ordem Dominicana [ver 7MARGENS].

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This