Educação / Família
Dia em Memória das Vítimas assinala-se nesta sexta, 27
Irene Pimentel: “Não aprendemos com a História” e por isso devemos perceber como chegámos ao Holocausto novidade
“Está mais que provado que a História nos ensina muito pouco!” A frase pode ser desconcertante, ainda para mais vinda de uma historiadora. Neste caso, de Irene Pimentel, premiada investigadora do Instituto de História Contemporânea. Mas, então, valerá a pena continuar a estudá-la e a transmiti-la, particularmente aos mais jovens? Depois do “périplo” que já fez por inúmeras escolas secundárias do país, a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala esta sexta-feira, 27 de janeiro, Irene Pimentel tem a certeza de que sim.
Nos últimos dois anos
Antissemitismo cresce nas universidades do Reino Unido
Os incidentes antissemitas ocorridos nas universidades do Reino Unido aumentaram 22 por cento entre 2020 e 2022, revelou um relatório divulgado no dia 19 de janeiro pelo Jewish News.
#KidsAction4Peace
Como ajudar os nossos amigos na Ucrânia? Escrevendo ao primeiro-ministro
Como ajudar os nossos amigos afetados pela guerra na Ucrânia? A questão estava a preocupar um grupo de crianças portuguesas, italianas e belgas ligadas ao Movimento dos Focolares, até que tiveram uma ideia: convidar outras crianças, em todo o mundo, a escrever uma carta, um poema, ou a fazer um desenho, cujo tema seja a paz, e em seguida enviar para os governantes dos seus países.
[Crónicas da Guiné – 4]
O milagre da multiplicação das salas em Bissau
Era uma vez um jovem catequista de 18 anos. Deu-se conta de que uma boa parte das suas crianças não frequentavam a escola e quis saber porquê. A resposta foi fácil e simples: não havia lugar para elas. Então, a solução apresentou-se também fácil e simples: se não há lugar na escola, cria-se uma escola.