Educação / Família

Espanha: Milhares protestam contra nova lei da educação “laicista” novidade

Milhares de carros encheram as ruas de diversas cidades espanholas este domingo, 22 de novembro, para protestar contra a nova lei da educação, que passou na passada quinta-feira no Congresso espanhol por apenas um voto. A manifestação foi organizada pela plataforma Más Plurales, que considera que a lei aprovada “desvaloriza o ensino da disciplina de Religião na escola” e constitui uma “agressão à liberdade de consciência, a favor da imposição de uma ideologia laicista imprópria de um Estado não confessional”, conforme pode ler-se no seu manifesto.

Ignorância útil

A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento está nas escolas portuguesas desde 2018. No entanto, foi há cerca de dois meses que se levantou uma grande polémica em relação à obrigatoriedade da mesma, colocando em causa o papel do Estado na educação de matérias da responsabilidade educativa das famílias, tais como a Educação para os Direitos Humanos, a Educação Rodoviária, a Educação para a Igualdade de Género, a Educação Financeira, entre outras. 

Catequese em tempos de pandemia: desafios, estratégias e uma renovação que “já fazia falta há muito tempo”

Há paróquias em que a catequese começou mais cedo do que o habitual, outras onde não arrancará antes de janeiro. Numas, houve primeiras comunhões logo em setembro, noutras foi preciso procurar espaços alternativos para acolher as crianças em segurança. O 7MARGENS falou com as coordenadoras da catequese de quatro comunidades, de norte a sul do país, e descobriu realidades e estratégias diferentes para enfrentar estes tempos de pandemia. O que as une? A vontade de continuar “em caminho” e a capacidade de se reinventarem para que isso seja possível. Isso e muitas máscaras, tapetes desinfetantes e álcool-gel, é claro.