
Postal com os votos de Feliz Ano Novo, enviado para Henia Pollock pela família em 1939. © Yad Vashem.
O Yad Vashem, órgão responsável pela memória dos mártires e heróis do Holocausto, apresenta no seu site um conjunto muito significativo de documentos e objectos sobre as festas de Rosh Hashanah e de Yom Kippur, visando oferecer uma visão de como os judeus comemoraram estes dias antes, durante e imediatamente depois da Shoah.
O Yad Vashem recorda que “Rosh Hashanah, o Ano Novo Judaico, é um tempo dedicado à oração, às reuniões familiares, às refeições festivas e ao consumo de alimentos doces” e que “Yom Kippur, o Dia da Expiação, é o dia mais solene do ano judaico. É um dia de jejum, de reflexão e de arrependimento”.
As festas de Rosh Hashanah e de Yom Kippur, refere ainda o Yad Vashem, “são tradicionalmente consagradas à introspecção, ao perdão e à reconciliação, às boas resoluções e às orações por um novo ano de felicidade e saúde”.
A festa de Rosh Hashanah calha neste ano nesta segunda e terça-feira, 6 e 7 de Setembro (correspondentes aos dias 1 e 2 do mês de Tishrei no calendário judaico). Yom Kipur assinala-se no próximo dia 16 (10 de Tishrei).