AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Polícia nicaragua impede saída de casa do bispo de Matagalpa, foto tirada do Vatican News

Jesuítas da América Latina apelam

“Em nome de Deus, cesse a repressão” na Nicarágua

| 05/09/2022

 

Polícia nicaragua impede saída de casa do bispo de Matagalpa, foto tirada do Vatican News

Em agosto deste ano, a casa do bispo de Matagalpa (Nicarágua) foi cercada pela polícia, que o impediu de ir celebrar missa. “Parem de prender quem não pensa como vocês”, pedem os jesuítas.

 

“Em nome de Deus, cesse a repressão.” O grito foi, noutros tempos, do bispo Óscar Romero, mas agora foi citado pelos provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe, em carta aberta dirigida este sábado, 3, “aos responsáveis ​​por tantas mortes e violências em vários países do continente, mas particularmente na Nicarágua”.

“Parem de prender quem não pensa como vocês”; “parem de silenciar as vozes dissidentes; parem de expulsar do país quem não responde aos vossos interesses”, acrescentam.

A carta, assinada pelo presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas, Roberto Jaramillo, começa por dar conta da frequência com que estes provinciais recebem da Nicarágua “notícias e imagens de pessoas arbitrariamente detidas, desaparecidas, torturadas e assassinadas; de organizações civis encerradas, de manifestações reprimidas, de comunidades cristãs com pastores impedidos de trabalhar e perseguidos como se fossem criminosos; de muitos meios de comunicação silenciados; de milhares de nicaraguenses que saem do país e procuram refúgio noutros horizontes”.

“Dói-nos profundamente – observam, a este propósito – que os direitos de pessoas e instituições que só buscam o bem do país sejam reprimidos e restringidos.”

Este ato solidário manifesta a confiança de que “a verdade e a justiça sempre triunfam sobre a mentira e a opressão”, e exprime a vontade de continuar a apoiar, “pelos canais possíveis” as comunidades e as instituições que continuam a resistir na Nicarágua.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Perseu declara-se vítima

Testemunho

Perseu declara-se vítima novidade

Escrevo como sobrevivente de abuso sexual na Igreja. Estive calado trinta e seis anos. Sou acompanhado há mais de oito. Não escrevo para defender a instituição, e nada lhe devo. Defendo duas coisas apenas: os sobreviventes e a Graça. [Testemunho de um sobrevivente de abuso sexual na Igreja Católica].

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.