Jesuítas da América Latina apelam

“Em nome de Deus, cesse a repressão” na Nicarágua

| 5 Set 2022

 

Polícia nicaragua impede saída de casa do bispo de Matagalpa, foto tirada do Vatican News

Em agosto deste ano, a casa do bispo de Matagalpa (Nicarágua) foi cercada pela polícia, que o impediu de ir celebrar missa. “Parem de prender quem não pensa como vocês”, pedem os jesuítas.

 

“Em nome de Deus, cesse a repressão.” O grito foi, noutros tempos, do bispo Óscar Romero, mas agora foi citado pelos provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe, em carta aberta dirigida este sábado, 3, “aos responsáveis ​​por tantas mortes e violências em vários países do continente, mas particularmente na Nicarágua”.

“Parem de prender quem não pensa como vocês”; “parem de silenciar as vozes dissidentes; parem de expulsar do país quem não responde aos vossos interesses”, acrescentam.

A carta, assinada pelo presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas, Roberto Jaramillo, começa por dar conta da frequência com que estes provinciais recebem da Nicarágua “notícias e imagens de pessoas arbitrariamente detidas, desaparecidas, torturadas e assassinadas; de organizações civis encerradas, de manifestações reprimidas, de comunidades cristãs com pastores impedidos de trabalhar e perseguidos como se fossem criminosos; de muitos meios de comunicação silenciados; de milhares de nicaraguenses que saem do país e procuram refúgio noutros horizontes”.

“Dói-nos profundamente – observam, a este propósito – que os direitos de pessoas e instituições que só buscam o bem do país sejam reprimidos e restringidos.”

Este ato solidário manifesta a confiança de que “a verdade e a justiça sempre triunfam sobre a mentira e a opressão”, e exprime a vontade de continuar a apoiar, “pelos canais possíveis” as comunidades e as instituições que continuam a resistir na Nicarágua.

 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Estudo apresentado dia 27

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

O princípio de Betânia

O princípio de Betânia novidade

Numa sexta-feira, seis dias antes da Páscoa, no regresso de Jericó para Jerusalém, Jesus faz uma pausa em Betânia, uma pequena aldeia a três quilómetros de Jerusalém que visitava regularmente, sendo amigo da família de Lázaro, Marta e Maria. É que no sábado a lei judaica não permitia viajar. Entretanto, um tal Simão denominado “o leproso” (talvez um dos que Jesus tinha curado) convida-o para um jantar no sábado à noite na sua casa, também em Betânia. [Texto de José Brissos-Lino]

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This