Jesuítas da América Latina apelam

“Em nome de Deus, cesse a repressão” na Nicarágua

| 5 Set 2022

 

Polícia nicaragua impede saída de casa do bispo de Matagalpa, foto tirada do Vatican News

Em agosto deste ano, a casa do bispo de Matagalpa (Nicarágua) foi cercada pela polícia, que o impediu de ir celebrar missa. “Parem de prender quem não pensa como vocês”, pedem os jesuítas.

 

“Em nome de Deus, cesse a repressão.” O grito foi, noutros tempos, do bispo Óscar Romero, mas agora foi citado pelos provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe, em carta aberta dirigida este sábado, 3, “aos responsáveis ​​por tantas mortes e violências em vários países do continente, mas particularmente na Nicarágua”.

“Parem de prender quem não pensa como vocês”; “parem de silenciar as vozes dissidentes; parem de expulsar do país quem não responde aos vossos interesses”, acrescentam.

A carta, assinada pelo presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas, Roberto Jaramillo, começa por dar conta da frequência com que estes provinciais recebem da Nicarágua “notícias e imagens de pessoas arbitrariamente detidas, desaparecidas, torturadas e assassinadas; de organizações civis encerradas, de manifestações reprimidas, de comunidades cristãs com pastores impedidos de trabalhar e perseguidos como se fossem criminosos; de muitos meios de comunicação silenciados; de milhares de nicaraguenses que saem do país e procuram refúgio noutros horizontes”.

“Dói-nos profundamente – observam, a este propósito – que os direitos de pessoas e instituições que só buscam o bem do país sejam reprimidos e restringidos.”

Este ato solidário manifesta a confiança de que “a verdade e a justiça sempre triunfam sobre a mentira e a opressão”, e exprime a vontade de continuar a apoiar, “pelos canais possíveis” as comunidades e as instituições que continuam a resistir na Nicarágua.

 

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

O que se traz em nós depois de entrar em Auschwitz e em Birkenau

O que se traz em nós depois de entrar em Auschwitz e em Birkenau novidade

Entrei pela primeira vez no Campo de Auschwitz, na Polónia, no passado dia 5 de maio. Na viagem de autocarro que começara na belíssima Cracóvia aumentava a minha ansiedade e não conseguia abstrair-me das minhas perguntas de há tantos anos: como se entra num lugar como aquele, sabendo hoje o que sabemos? O que se sente? O que se traz em nós quando depois fazemos o trajeto de regresso que milhares de outros não puderam fazer?

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This