Episcopado pensa o pós-JMJ

Em Portugal, 56% dos jovens são religiosos e, destes, metade são católicos

| 21 Jun 2023

CEP, JMJ, jornadas pastorais, bispos

Jornadas pastorais do episcopado, em Fátima, sobre a JMJ, no momento em que estiveram presentes responsáveis do Comité Organizador Local. Foto: Direitos reservados

 

Pouco mais de metade dos jovens portugueses (56%) são religiosos e, destes, 50% afirmam-se católicos. Ou seja, serão pouco mais de um quarto (28%) os jovens portugueses que, hoje em dia, se consideram católicos. A conclusão é do estudo “Jovens, Fé e Futuro”, feito pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), da Universidade Católica Portuguesa, por encomenda da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). A pesquisa, cujos resultados serão apresentados publicamente no próximo dia 6 de julho, baseia-se num questionário online que teve por objetivo compreender como é que os jovens entre os 14 e os 30 anos “vivem a dimensão espiritual nas suas vidas e olham para o futuro”.

Esta conclusão principal do estudo foi apresentada nas Jornadas Pastorais do episcopado, que decorreram na segunda e terça-feira, dias 19 e 20, em Fátima, à porta fechada e sem a habitual conferência de imprensa final.

As Jornadas Pastorais do Episcopado, dedicadas ao tema “JMJ Lisboa 2023 – Desafios Pastorais Pós-jornadas para as Dioceses e para a CEP”, foram seguidas de uma assembleia plenária da CEP, que decorreu nesta quarta-feira. O questionário, que foi respondido entre abril e outubro de 2022, contou com 2480 respostas de jovens entre os 14 e os 30 anos, de acordo com a Ecclesia.

O estudo “Jovens, Fé e Futuro” foi realizado para a Conferência Episcopal Portuguesa e, após a apresentação na UCP e a realização da Jornada Mundial da Juventude, vai fazer parte de uma publicação que inclui análises aos dados apurados, onde estão também refletidos os valores, os desafios do futuro e o envolvimento dos jovens na construção do futuro.

Das Jornadas, e segundo o comunicado divulgado pela CEP no final, a ideia de “escutar os jovens, numa perspetiva sinodal, reconhecendo que são protagonistas do processo de renovação da Igreja” destacou-se como uma das ideias principais do debate, a ter em conta para a fase pós-Jornada Mundial da Juventude,.

O propósito de, com os jovens, “promover estruturas e organizar projetos (…) tomando decisões de acordo com aquilo que [eles] pedem, desejam e necessitam” sobressaiu também dos trabalhos do primeiro dia, numa reflexão em que, além dos bispos, participaram algumas dezenas de padres e leigos, entre os quais alguns jovens e membros dos COL e COD (comités organizadores local e diocesanos).

O desenvolvimento da “rede de comunicação e comunhão” desenvolvidos entre as estruturas das igrejas locais e com entidades da sociedade civil; investir em recursos humanos a tempo inteiro para se dedicarem à pastoral juvenil, “tendo como objetivo fundamental acompanhar os jovens, formar quem os acompanha e capacitar novos líderes para a evangelização”; passar de uma pastoral segmentada para uma pastoral integrada, numa perspetiva de sinodalidade são alguns dos propósitos para a fase pós-JMJ, destacados num comunicado divulgado pela CEP.

Numa parte dos trabalhos da assembleia da CEP, que decorreu já nesta quarta-feira, participaram membros do Dicastério para a Doutrina da Fé com o objetivo de “consolidar a articulação entre as Dioceses Portuguesas e aquele organismo da Santa Sé no âmbito do tratamento de casos de abuso sexual de menores cometidos por clérigos”.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This