Iniciativa #TheChurchIsOurHome

Em quatro vídeos inéditos, Igreja dá voz a pessoas com deficiência

| 5 Dez 2022

 

“Tende a coragem de dar voz àqueles que são discriminados por causa de sua condição de deficiência.” O Papa fez o apelo na sua encíclica Fratelli Tutti e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, juntamente com a Secretaria Geral do Sínodo, responderam. Numa sessão especial de escuta, envolveram várias dezenas de pessoas com deficiência provenientes dos cinco continentes, promoveram um encontro das mesmas com o Papa, e a síntese destas ações é agora contada numa série de quatro vídeos, intitulada #TheChurchIsOurHome (#AIgrejaÉNossaCasa). O primeiro é lançado esta terça-feira, 6 de dezembro.

O trailer já está disponível nas redes sociais e nos canais do YouTube do Vatican News, bem como no sítio online do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, onde serão também partilhados os quatro vídeos. Intitulado “Corresponsabilidade”, o primeiro vai ser publicado por ocasião do encontro dos responsáveis ​​da pastoral das pessoas com deficiência de algumas conferências episcopais.

Seguem-se outros três vídeos: “Levanta-te e anda!”, que será publicado no dia 15 de dezembro; “Um magistério da fragilidade”, a 12 de janeiro de 2023; e “Um processo maravilhoso”, a 26 desse mesmo mês.

Os filmes foram realizados pela Poti Pictures, a primeira produtora de cinema social do mundo que produz anúncios, curtas e longas-metragens com atores com deficiência intelectual. Neles, os participantes na sessão de escuta e no encontro com o Papa respondem às perguntas “O que pede o Espírito à Igreja? Que caminhos se abrem para a Igreja e para os fiéis com deficiência?”.

 

Papa: “Não existe inclusão caso se limite apenas a um slogan”

papa em encontro com pessoas com deficiencia no vaticano, 3 dezembro 2022, Foto Vatican Media

Ao receber um grupo de pessoas com deficiência no Vaticano, Francisco referiu que “cada vez que a comunidade cristã transforma a indiferença em proximidade (…) cumpre a sua missão profética”. Foto © Vatican Media.

 

Na sua mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, publicada este sábado, 3 de dezembro, o Papa manifestou a sua alegria “por o caminho sinodal estar a demonstrar-se ocasião propícia para, finalmente, se ouvir também” a voz dos “irmãos e irmãs com deficiência”, tendo “o eco desta participação chegado ao documento preparatório para a etapa continental do Sínodo”.

Francisco sublinha que, “se o Sínodo for verdadeiramente inclusivo, permitirá dissipar os preconceitos mais enraizados. Com efeito, são o encontro e a fraternidade que derrubam os muros de incompreensão e vencem a discriminação”, e diz ainda esperar que “cada comunidade cristã se abra à presença de irmãs e irmãos com deficiência, garantindo-lhes sempre acolhimento e plena inclusão”.

Ao receber, nesse mesmo dia, um grupo de pessoas com deficiência física e visual no Vaticano, Francisco referiu que “cada vez que a comunidade cristã transforma a indiferença em proximidade e a exclusão em pertença – e esta é uma verdadeira conversão -, cumpre a sua missão profética”.

Criar e apoiar comunidades inclusivas significa eliminar todo o tipo de discriminação, explicou o Papa: “Não existe inclusão, de facto, se falta a experiência da fraternidade e da comunhão recíproca; não existe inclusão caso se limite apenas a um slogan, uma fórmula a ser usada em discursos politicamente corretos, uma bandeira da qual apropriar-se. Não, não há inclusão se falta uma conversão nas práticas da convivência e das relações”.

E acrescentou: “É preciso garantir às pessoas com deficiência o acesso aos prédios e aos locais de encontros, tornar acessíveis as línguas e superar barreiras físicas e preconceitos. Mas isto não é o suficiente. É preciso promover uma espiritualidade de comunhão, para que todos se sintam parte de um corpo, com sua personalidade irrepetível. Só assim cada um, com os seus limites e talentos, se sentirá encorajado a fazer a sua parte para o bem de todo o corpo eclesial e para o bem de toda a sociedade.”

Em Portugal, a diretora do Serviço de Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, Carmo Diniz, diz que é preciso “evoluir bastante mais” na Igreja e na sociedade. “Não podemos dizer que na Igreja em Portugal qualquer pessoa com deficiência aceda aos sacramentos com tranquilidade. Isso não é verdade”, disse, em entrevista à Agência Ecclesia e Renascença. A responsável garantiu, no entanto, que a JMJ Lisboa 2023 vai deixar um “legado” neste campo.

Já a Igreja espanhola acaba de divulgar um vídeo e um conjunto de diretrizes para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência às comunidades paroquiais, sob o lema “Uma Igreja sinodal inclusiva e acessível… uma Igreja que inclui”.

 

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This