
Uma família de migrantes haitianos percorre a pé uma estrada nas Honduras. Foto divulgada na página de Facebook do bispo de Danlì.
“As imagens são muito impressionantes: na estrada de Trojes, vemos muita gente a caminhar para Tegucicalpa [capital das Honduras], que o governo hondurenho proibiu de entrar nos meios de transporte, obrigando-os a andar a pé enormes distâncias… Muitas são mulheres grávidas com crianças ao colo”. O testemunho é do padre Oscar Danilo Orozco Martínez, missionário redentorista a trabalhar naquela região, e é apenas um entre os inúmeros que têm sido partilhados nas redes sociais da congregação e divulgados esta terça-feira, 7, pela agência Fides. Referem-se aos emigrantes vindos do Haiti, que procuram chegar aos Estados Unidos da América.
As paróquias têm estado a acolher este “mar de gente”. “Damos as boas-vindas aos emigrantes nos nossos templos, nas nossas igrejas. Que triste é que não possam viajar de autocarro ou que não possam ser levados de automóvel, porque é proibido pelo governo hondurenho”, refere outro padre da região.
O bispo de Danlì (a quarta cidade mais populosa do país), José Antonio Canales Motiño, por seu lado, destaca a falta de resposta das autoridades face ao problema migratório, e pede misericórdia para os haitianos, fraternidade, amabilidade, proteção perante as injustiças e também apoio alimentar e económico. “Como Igreja, queremos cumprir o pedido de Jesus e dar segundo as nossas possibilidades, uma noite de descanso, um jantar ou um pequeno-almoço, para que a passagem dos migrantes haitianos pelo nosso país seja menos difícil. Não pararemos enquanto houver migrantes que precisem de nós”, afirmou nas redes sociais.
“Relativamente às autoridades, envergonham-me. Que hondurenho não tem um familiar que tenha ido ilegalmente para os Estados Unidos? Conhecemos o sofrimento que vivem os nossos irmãos na sua passagem pela Guatemala ou México? Porque nos comportamos assim para com eles?”, questionou ainda o bispo.
De acordo com o Instituto Nacional de Migração, citado pela agência Fides, foram detidos nas Honduras mais de três mil migrantes, entre janeiro e junho de 2021, por entrarem ilegalmente no país com o objetivo de chegar aos Estados Unidos. Nas últimas semanas, segundo fontes daquele meio de comunicação, o número de migrantes provenientes do Haiti terá “crescido enormemente”.