Missionários redentoristas denunciam

Emigrantes haitianos proibidos de andar de transportes nas Honduras

| 8 Jul 2021

migrantes haitianos honduras foto facebook bispo danli (1)

Uma família de migrantes haitianos percorre a pé uma estrada nas Honduras. Foto divulgada na página de Facebook do bispo de Danlì.

 

“As imagens são muito impressionantes: na estrada de Trojes, vemos muita gente a caminhar para Tegucicalpa [capital das Honduras], que o governo hondurenho proibiu de entrar nos meios de transporte, obrigando-os a andar a pé enormes distâncias… Muitas são mulheres grávidas com crianças ao colo”. O testemunho é do padre Oscar Danilo Orozco Martínez, missionário redentorista a trabalhar naquela região, e é apenas um entre os inúmeros que têm sido partilhados nas redes sociais da congregação e divulgados esta terça-feira, 7, pela agência Fides. Referem-se aos emigrantes vindos do Haiti, que procuram chegar aos Estados Unidos da América.

As paróquias têm estado a acolher este “mar de gente”. “Damos as boas-vindas aos emigrantes nos nossos templos, nas nossas igrejas. Que triste é que não possam viajar de autocarro ou que não possam ser levados de automóvel, porque é proibido pelo governo hondurenho”, refere outro padre da região.

O bispo de Danlì (a quarta cidade mais populosa do país), José Antonio Canales Motiño, por seu lado, destaca a falta de resposta das autoridades face ao problema migratório, e pede misericórdia para os haitianos, fraternidade, amabilidade, proteção perante as injustiças e também apoio alimentar e económico. “Como Igreja, queremos cumprir o pedido de Jesus e dar segundo as nossas possibilidades, uma noite de descanso, um jantar ou um pequeno-almoço, para que a passagem dos migrantes haitianos pelo nosso país seja menos difícil. Não pararemos enquanto houver migrantes que precisem de nós”, afirmou nas redes sociais.

“Relativamente às autoridades, envergonham-me. Que hondurenho não tem um familiar que tenha ido ilegalmente para os Estados Unidos? Conhecemos o sofrimento que vivem os nossos irmãos na sua passagem pela Guatemala ou México? Porque nos comportamos assim para com eles?”, questionou ainda o bispo.

De acordo com  o Instituto Nacional de Migração, citado pela agência Fides, foram detidos nas Honduras mais de três mil migrantes, entre janeiro e junho de 2021, por entrarem ilegalmente no país com o objetivo de chegar aos Estados Unidos. Nas últimas semanas, segundo fontes daquele meio de comunicação, o número de migrantes provenientes do Haiti terá “crescido enormemente”.

 

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão

Ataques sucedem-se

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão novidade

O recente ataque a um cristão falsamente acusado de ter queimado páginas do Corão, por uma multidão muçulmana enfurecida, no Paquistão, desencadeou “uma nova vaga de terror” contra a minoria religiosa no país. Depois deste incidente, que aconteceu no passado sábado, 25 de maio, já foram registados outros dois ataques devido a alegados atos de “blasfémia” por parte de cristãos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A memória presente em pequenas tábuas

Museu Abade de Baçal

A memória presente em pequenas tábuas novidade

“Segundo uma Promessa” é o título da exposição inaugurada a 18 de maio no Museu Abade de Baçal, em Bragança, e composta por uma centena de pequenos ex-votos, registados em tábuas, que descrevem o autor e o recetor de vários milagres, ao longo dos séculos XVIII e XIX. “O museu tem a obrigação de divulgar e de mostrar ao público algum do património que está disperso pela diocese de Bragança-Miranda”, disse ao 7MONTES Jorge Costa, diretor do museu.

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This