Reflectir sobre os confins da fenomenologia a partir do projecto filosófico de Emmanuel Falque é o propósito da Jornada Internacional de Estudos Filosóficos, “O im-pensável: Nos confins da fenomenalidade”, que decorrerá quinta-feira, dia 26 de Maio, na Universidade de Coimbra (FLUC – Sala Vítor Matos), das 14.00 às 19.00. O filósofo francês intervirá no encerramento da iniciativa.
Para interrogar os limites da própria fenomenologia, na descrição de determinados fenómenos-limite, e a posição falquiana mais recente (Hors phénomène), haverá uma mesa redonda, intitulada “Variações em torno do im-pensável: Filosofia, Hermenêutica e Estética”, que procurará ser um eco dialógico em torno do impensável no campo fenomenológico, e para além dele, no cruzamento entre os diversos âmbitos do questionamento filosófico. A mesa redonda contará com a presença de João Paulo Costa, Luís António Umbelino, Maria Luísa Portocarrero e Gonçalo Marcelo.
A Jornada de Estudos Filosóficos terminará com uma prelecção conjunta de Emmanuel Falque-Sabine Fos-Falque (autora e psicanalista), em torno do conceito operativo “corps épandu“, de Emmanuel Falque, nos limiares da filosofia e da psicanálise.
A entrada é livre e dispensa inscrição prévia.