
Participantes na conferência taoístas-cristãos. Foto © Vatican News
O cristianismo e o taoismo “partilham os valores da misericórdia, da simplicidade e da não ambição de realizações mundanas”, afirmou o cardeal Stephen Chow, bispo de Hong Kong, ao Vatican News, portal de notícias do Vaticano, a propósito de um encontro que juntou, naquela cidade, cristãos e taoistas.
Tendo como grande objetivo o de “demonstrar como as religiões podem dar as mãos para se tornarem parceiras construtivas na construção da nossa sociedade”, o encontro levou ainda o cardeal a evocar a figura de Matteo Ricci, missionário jesuíta que viveu no século XVI, como exemplo de diálogo inter-religioso.
“Encontros como este (…) comunicam uma mensagem simbólica ao mundo, de que o diálogo é possível e que podemos sentar-nos juntos e discutir, trabalhar juntos e caminhar juntos”, afirmou entretanto o padre Indunil Janakaratne Kodithuwakku Kankanamalage, subsecretário do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano, ao Crux. Para este responsável, “a conferência foi um enorme sucesso”, já que permitiu dar relevância ao diálogo, importante no contexto global atual.
A conferência, realizada no início de março, teve como tema “Cultivar uma sociedade harmoniosa através do diálogo inter-religioso” e foi organizada pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano e pela diocese católica e a Associação Taoista de Hong Kong, juntando académicos e outros especialistas de toda a Ásia e de alguns países europeus.









