I Domingo do Advento

Ensemble São Tomás de Aquino na Capela do Rato

| 26 Nov 2021

Ensemble São Tomás Aquino

Ensemble São Tomás de Aquino. Foto: Direitos reservados.

Um diálogo entre obras de Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes é como a comunidade da Capela do Rato apresenta a presença do Ensemble São Tomás de Aquino (ESTA) que, neste domingo, 28 – o I do Advento e o início de um novo ano litúrgico – irá cantar na eucaristia que ali se realiza. É “uma escuta orante capaz de acender em todos a promessa da madrugada que anuncia a luz de Cristo”, lê-se na informação divulgada.

O ensemble, criado em Julho de 2015 e composto por jovens músicos profissionais, é o grupo residente na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, constituindo-se como um grupo de composição variável.

Também as apresentações do grupo são variadas: em concerto, o ESTA já apresentou obras como o Kyrie e Gloria da Missa em Si menor, e o Magnificat de Bach, o Gloria de Vivaldi, o Messias de Handel ou o Requiem de Mozart, além de muitas outras de polifonia sacra antiga e contemporânea.

Com uma colaboração próxima com o compositor Alfredo Teixeira, o ensemble também já estreou várias das suas obras: Missa do Parto, para coro e órgão (2018), Apocalipse Breve segundo Daniel Faria, para duplo trio (2019); Hinário para um tempo de confiança, para coro, órgão e saxofone (2021).

Em Março deste ano, o ESTA iniciou, através de várias plataformas digitais, um projecto intitulado “Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade”, que pretende (re)descobrir e divulgar, de forma ampla, música portuguesa. Além da apresentação em diversos festivais, o ensemble publicou o seu primeiro disco, intitulado Vimos do Mar e da Montanha (ed. Paulus Editora).

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This