
Ensemble São Tomás de Aquino. Foto: Direitos reservados.
Um diálogo entre obras de Alfredo Teixeira e João Andrade Nunes é como a comunidade da Capela do Rato apresenta a presença do Ensemble São Tomás de Aquino (ESTA) que, neste domingo, 28 – o I do Advento e o início de um novo ano litúrgico – irá cantar na eucaristia que ali se realiza. É “uma escuta orante capaz de acender em todos a promessa da madrugada que anuncia a luz de Cristo”, lê-se na informação divulgada.
O ensemble, criado em Julho de 2015 e composto por jovens músicos profissionais, é o grupo residente na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, constituindo-se como um grupo de composição variável.
Também as apresentações do grupo são variadas: em concerto, o ESTA já apresentou obras como o Kyrie e Gloria da Missa em Si menor, e o Magnificat de Bach, o Gloria de Vivaldi, o Messias de Handel ou o Requiem de Mozart, além de muitas outras de polifonia sacra antiga e contemporânea.
Com uma colaboração próxima com o compositor Alfredo Teixeira, o ensemble também já estreou várias das suas obras: Missa do Parto, para coro e órgão (2018), Apocalipse Breve segundo Daniel Faria, para duplo trio (2019); Hinário para um tempo de confiança, para coro, órgão e saxofone (2021).
Em Março deste ano, o ESTA iniciou, através de várias plataformas digitais, um projecto intitulado “Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade”, que pretende (re)descobrir e divulgar, de forma ampla, música portuguesa. Além da apresentação em diversos festivais, o ensemble publicou o seu primeiro disco, intitulado Vimos do Mar e da Montanha (ed. Paulus Editora).