Angelo Sodano (1927-2022)

Diplomata do Vaticano, entre “pastor amável” e escândalos

| 29 Mai 2022

O Papa Francisco lamentou neste sábado a morte do cardeal Angelo Sodano aos 94 anos, no Hospital Columbus-Gemelli, de Roma, por causa de uma pneumonia decorrente do contágio da covid-19. Francisco refere-se a este “estimado homem da Igreja” que “mostrou ser um homem eclesialmente disciplinado, pastor amável, animado pelo desejo de divulgar o fermento do Evangelho por toda a parte”, de acordo com uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, citada pela Ecclesia.

Secretário de Estado com o Papa João Paulo II (1991-2006) e decano do Colégio dos Cardeais (2005-2019), Sodano tinha sido, antes, diplomata do Vaticano no Equador, Uruguai e Chile. Neste último país foi acusado de ser demasiado conviente com a ditadura militar de Augusto Pinochet.

Nascido em Isola de Asti (Piemonte, Itália) em 23 de novembro de 1927, Angelo era o segundo de seis filhos. Ordenado padre em 1950, seria convidado nove anos depois a prestar serviço na diplomacia vaticana.

O National Catholic Reporter recorda que o legado de Sodano ficou “manchado pelo seu apoio ao padre Marcial Maciel, o abusador sexual em série e fundador dos Legionários de Cristo”. “A Santa Sé tinha provas de décadas de que o fundador da ordem religiosa – uma organização que era uma das favoritas de João Paulo por produzir tantos padres – era um viciado em drogas e um pedófilo.

Em Fátima, em Maio de 2000, foi Sodano que deu voz à primeira interpretação do  chamado “terceiro segredo de Fátima.

O funeral terá lugar a 31 de Maio na Basílica de S. Pedro. Será celebrado pelo reitor do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, enquanto Francisco executará um rito funerário tradicional no final da cerimónia.

 

Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal

Intervenção de Borges de Pinho na CEP

Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal novidade

Há quem continue a pensar que sinodalidade é mais uma “palavra de moda”, que perderá a sua relevância com o tempo. Esquece-se, porventura, que já há décadas falamos repetidamente de comunhão, corresponsabilidade e participação. Sobretudo, ignoram-se os princípios fundacionais e fundantes da Igreja e os critérios que daí decorrem para o ser cristão e a vida eclesial.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

António Vaz Pinto (1942-2022): o padre dinamizador

Jesuíta morreu aos 80 anos

António Vaz Pinto (1942-2022): o padre dinamizador

Por onde passou lançava projectos, dinamizava equipas, deixava-as a seguir para partir para outras aventuras, sempre com a mesma atitude. Poucos dias antes de completar 80 anos, no passado dia 2 de Junho, dizia na que seria a última entrevista que, se morresse daí a dias, morreria “de papo cheio”. Assim foi: o padre jesuíta António Vaz Pinto, nascido em 1942 em Arouca, 11º de 12 irmãos, morreu nesta sexta-feira, 1 de Julho, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado desde o dia 8, na sequência de um tumor pulmonar que foi diagnosticado nessa altura.

Abusos sexuais: “Senti que não acreditavam em mim”

Testemunho de uma mulher vítima

Abusos sexuais: “Senti que não acreditavam em mim”

Na conferência de imprensa da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, que decorreu quinta-feira, 30 de junho, em Lisboa, foram lidos três testemunhos de vítimas de abusos, cujo anonimato foi mantido. Num dos casos, uma mulher de 50 anos fala do trauma que os abusos sofridos lhe deixaram e de como decidiu contar a sua história a um bispo, sentindo ainda assim que a sua versão não era plenamente aceite como verdadeira.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This