Angelo Sodano (1927-2022)

Diplomata do Vaticano, entre “pastor amável” e escândalos

| 29 Mai 2022

O Papa Francisco lamentou neste sábado a morte do cardeal Angelo Sodano aos 94 anos, no Hospital Columbus-Gemelli, de Roma, por causa de uma pneumonia decorrente do contágio da covid-19. Francisco refere-se a este “estimado homem da Igreja” que “mostrou ser um homem eclesialmente disciplinado, pastor amável, animado pelo desejo de divulgar o fermento do Evangelho por toda a parte”, de acordo com uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, citada pela Ecclesia.

Secretário de Estado com o Papa João Paulo II (1991-2006) e decano do Colégio dos Cardeais (2005-2019), Sodano tinha sido, antes, diplomata do Vaticano no Equador, Uruguai e Chile. Neste último país foi acusado de ser demasiado conviente com a ditadura militar de Augusto Pinochet.

Nascido em Isola de Asti (Piemonte, Itália) em 23 de novembro de 1927, Angelo era o segundo de seis filhos. Ordenado padre em 1950, seria convidado nove anos depois a prestar serviço na diplomacia vaticana.

O National Catholic Reporter recorda que o legado de Sodano ficou “manchado pelo seu apoio ao padre Marcial Maciel, o abusador sexual em série e fundador dos Legionários de Cristo”. “A Santa Sé tinha provas de décadas de que o fundador da ordem religiosa – uma organização que era uma das favoritas de João Paulo por produzir tantos padres – era um viciado em drogas e um pedófilo.

Em Fátima, em Maio de 2000, foi Sodano que deu voz à primeira interpretação do  chamado “terceiro segredo de Fátima.

O funeral terá lugar a 31 de Maio na Basílica de S. Pedro. Será celebrado pelo reitor do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, enquanto Francisco executará um rito funerário tradicional no final da cerimónia.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This