Depois da saída de Bose

Enzo Bianchi criou centro espiritual perto de Turim

| 29 Abr 2022

Enzo Bianchi

Enzo Bianchi, em Trento, a 12 de Dezembro de 2013. Foto © Niccolò Caranti/Wikimedia Commons.

 

Depois de ter fundado e dirigido a comunidade de Bose, na Itália, ao longo de 55 anos, e de ter sido forçado pelo Vaticano a deixá-la, Enzo Bianchi acaba de anunciar a criação de um novo centro espiritual perto de Turim, no norte do país.

Num comunicado publicado no seu blogue, Bianchi explica que, “depois de pouco menos de dois anos de exílio da comunidade” em que começou e na qual morou por 55 anos e não podendo retornar a Bose para terminar os seus dias de monge na vida fraterna, comprou com a ajuda de amigos e por meio de uma hipoteca de dez anos uma casa com terreno no município de Albiano (Turim), para aí “viver em paz os últimos anos” da sua vida.

“Concluídas as reformas necessárias para torná-la habitável – acrescenta o monge – esta quinta será uma casa que acolherá quem quiser viver comigo, amigos e hóspedes que procuram um lugar de silêncio, diálogo e hospitalidade”.

Esclarece, por outro lado, que não pretende nem refazer a comunidade que com ele começou nem fundar uma nova comunidade religiosa canonicamente reconhecida, e deixa em aberto o que será este novo projeto, sendo certo que pretende viver como um monge cenobita e não como um eremita.

“Ao caminharmos, escreve Bianchi, veremos o que o Senhor tem reservado para nós e o que o Espírito Santo nos sugerirá. Esta quinta – que sempre carregou o auspicioso nome de Camadio, ou seja, “Casa della madia”, a casa onde se faz o pão – será certamente um lugar de oração, de encontro, de fraternidade e de irmandade, uma mesa preparada para partilha e troca de palavras, afetos e esperança”. Como refere noutro lugar, será “uma casa para amassar o pão do diálogo e da esperança”.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This