Jornadas Diocesanas de Pastoral

Enzo Bianchi e Nathalie Becquart em Viana do Castelo

| 30 Out 2023

Jornadas diocesanas de pastoral, cartaz, diocese Viana do Castelo

O cartaz das jornadas, que decorrerão em dois momentos.

Sob o mote «Igreja de todos para todos» e evocando o jubileu da Diocese, as Jornadas Diocesanas de Pastoral de Viana do Castelo decorrerão em dois tempos, ambos em sintonia com as preocupações do pontificado do Papa Francisco. O local é o Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.

O primeiro momento será no dia 18 de novembro, entre as 9 e as 17h, e terá como conferencista o monge e teólogo Enzo Bianchi, fundador da Comunidade de Bose, em Itália, que falará sobre o tema “Que é o meu próximo”. Esta sessão é promovida pela Comissão Diocesana Justiça e Paz.

O segundo tempo será nos dias 1 e 2 de janeiro. No primeiro dia, o padre Rossano Sala, professor da Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma, e perito em Teologia Pastoral, especialidade de pastoral juvenil, falará sobre as “Interpelações do Papa Francisco para a Igreja de hoje”. Por sua vez, a religiosa francesa Nathalie Becquart, vice-secretária do Sínodo, abordará o tema “Centralidade da Pessoa de Jesus Cristo no Magistério do Papa Francisco em ordem à renovação da Igreja” e o padre Sérgio Leal apresentará o tema “A Caminhada da Igreja Conciliar na promoção da participação ativa de todos os batizados”.

No último dia das Jornadas, os oradores voltarão a ser Rossano Sala, sobre “Igreja, comunidade de discípulos missionários, em saída, de portas abertas e acolhedoras”, e Nathalie Becquart, que falará dos “Ecos do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade e o que se espera em ordem ao futuro da Igreja”.

As jornadas têm por mote “Igreja de todos para todos: eclesiologia do Papa Francisco” e, de acordo com o site da diocese, visam “renovar a Igreja diocesana” através da “evangelização dos homens e mulheres do mundo atual”.

Numa informação da agência Ecclesia, sobre a recente reunião do Conselho Pastoral Diocesano, refere-se que o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador, apelou ao órgão que enfrente “o tempo atual”, procurando “sem medo” as linhas de orientação para o futuro. Por sua vez, o Conselho mostrou-se “preocupado” com os jovens na vida da Igreja, com a formação de agentes pastorais, a promoção da espiritualidade, o trabalho conjunto e os momentos de partilha de experiências positivas”.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This