Secretariado geral divulga recursos

Processo sinodal católico à escuta das comunidades LGBTQ

| 11 Mai 2022

Cruz colorida. LGBTI

A lógica cristã, quanto às fronteiras, não é a realçar as diferenças e o que “é nosso”, mas a “lógica da hospitalidade… que não tem medo da diversidade”.

 

Para incentivar uma Igreja que escuta e que quer fazer “uma viagem com toda a humanidade na história”, a newsletter de sábado, 7 de maio, do secretariado geral do Sínodo está centrada no tema do acolhimento das comunidades LGBTQ no caminho sinodal, disponibilizando para tal um leque alargado de recursos.

Recorrendo à metáfora da fronteira, o editorial da publicação alerta para o risco de os cristãos, que “estão no mundo, mas não são do mundo”, construírem muros e fronteiras, em vez de pontes, excluindo os “outros” que são diferentes.

A lógica cristã, quanto às fronteiras, diz o editorial, não é a realçar as diferenças e o que “é nosso”, mas a “lógica da hospitalidade… que não tem medo da diversidade”.

Os testemunhos e outros materiais referenciados na newsletter dão conta de grupos e de pessoas LGBTQ que têm participado ativamente no processo sinodal, bem como de iniciativas para irem ao seu encontro, de forma a que “todas as pessoas…possam escutar as suas vozes durante este Sínodo”

É o caso do padre jesuíta e jornalista norte-americano James Martin, autor do livro “Building a Bridge: How the Catholic Church and the LGBT Community Can Enter Into a Relationship of Respect, Compassion, and Sensitivity” [Construindo uma ponte: Como a Igreja Católica e a Comunidade LGBT podem entrar numa relação de respeito, compaixão, e sensibilidade].

James Martin, uma figura polémica na dividida Igreja dos Estados Unidos, está a apresentar em diversos festivais um documentário baseado no seu livro. O trabalho audiovisual é da autoria de  Evan Mascagni e Shannon Post com Martin Scorsese como produtor executivo. No trabalho, apela-se a uma maior aceitação da comunidade LGBTQ na Igreja Católica.

 

“Durante o Sínodo, fomos convidados a ouvir as vozes de todas as pessoas, mesmo daquelas que por vezes foram ignoradas, excluídas ou mesmo rejeitadas pela Igreja.  Devemos ir às periferias, como disse o Santo Padre.  E talvez não haja outro grupo tão nas periferias da nossa Igreja como o das pessoas LGBT”, afirma o padre James Martin, em declarações à Comissão de Comunicação do Sínodo.

Passando à Austrália, a diocese de Parramatta, em Nova Gales do Sul, apresenta uma atividade sinodal de escuta de católicos LGBTQIA+.  O bispo local, Vincent Long Van Nguyen, convidou-os a responder à pergunta: “Se tivesses 10 minutos com o Papa Francisco, o que lhe dirias?”  Um grupo reuniu duas vezes e apresentou uma declaração à diocese, que será mais um contributo para a síntese diocesana.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This