Inquérito sobre o Sínodo

Escutar todos, com horizontes para lá das “fronteiras” da Igreja

| 23 Set 2021

escutar ouvir musica headphones foto direitos reservados

É necessária uma escuta que preste atenção aos jovens, a fim de que, “nas suas dinâmicas de vida se sintam acolhidos tal como são, e orientados na melhor direção”, defendem as Equipas de Nossa Senhora. Foto: Direitos reservados.

 

O Papa observava, no encontro sinodal com a sua diocese de Roma, no último sábado, 18, que escutar não é inquirir nem recolher opiniões. Mas nada impede que se consultem os cristãos sobre as “caraterísticas e âmbito” que “entendem dever ter a escuta que as igrejas diocesanas são chamadas a realizar, desde 17 de outubro próximo até ao fim de março-abril de 2022. Era esse o terceiro ponto da consulta feita pelo 7MARGENS, cujas respostas damos hoje a conhecer, na sequência dos dois textos anteriores.

A Obra Católica de Migrações considera que a escuta “deve ultrapassar os movimentos e os grupos”, para assegurar que “chega a toda a comunidade”. E, nesta linha faz a sugestão de se “escutar as pessoas que servimos, reaprendendo a escutar sem julgar”. Ou seja, neste caso, escutar as pessoas, famílias e comunidades migrantes.

Vai na mesma direção a resposta das Fraternidades Leigas Dominicanas, ao propor uma “escuta atenta e inclusiva, mesmo que não seja a mais agradável de escutar, já que “comunhão e participação nem sempre são palavras fáceis de pôr em prática”.

“Parece-nos – dizem-nos, por sua vez, as Oficinas de Oração e Vida – que a escuta que as igrejas diocesanas devem fazer tem de assentar na escuta de todos os fiéis, num atitude de abertura, partilha e diálogo”. E concretizam: “Os meios digitais podem ser um apoio importante”, ainda que “não substituam o contacto presencial, que deve ser realizado sempre que possível”.

Acrescentam, por outro lado, que “não se trata apenas de ouvir as estruturas paroquiais, movimentos e obras”, mas de “perceber as suas dificuldades e escutar as suas propostas”, com base na experiência evangelizadora que experimentam no terreno”. “Isto inclui, naturalmente, a dimensão do acolhimento às situações de fragilidade – canonicamente afastadas da “comunhão”, uma das ideias-fortes do sínodo – que devem continuar a ser debatidas, de modo a perceber qual a ‘participação’ que cada um pode ter na construção eclesial”.

Já as Equipas Jovens de Nossa Senhora propõem uma escuta que preste atenção aos jovens, a fim de que, “nas suas diversas dinâmicas de vida se sintam acolhidos tal como são, e orientados na melhor direção”.

Para a Ação Católica dos Meios Independentes (ACI), é de “primordial importância a escuta dos anseios e sonhos que todos têm” para a Igreja, dando a cada fiel a ocasião para o expressar, “mesmo que isso dê trabalho ou que seja achado de menor importância”.

“Numa Igreja que deve ser a Casa de todos, há que ouvir a todos e a todos ajudar a contruir e a viver num Mundo mais generoso, com mais alegria e fidelidade ao que apregoamos ser”, conclui a ACI.

Finalmente, O Ninho responde a esta questão reiterando, de forma esquemática, as sugestões que a instituição já havia deixado na resposta à segunda questão (sobre o papel dos leigos e recomendações aos bispos). Refere, assim, quanto ao âmbito, um trabalho de escuta ao nível de cada paróquia, envolvendo também agnósticos; movimentos com expressão diocesana; um grupo inter-religioso e um sínodo diocesano semestral. Quanto às dinâmicas de escuta, sugere ideias como questionários online com perguntas fechadas, elaborados por equipas de crentes e não crentes; perguntas de rua em questionários abertos; debates animados por um crente e um não crente; encontros de reflexão; entrevistas em órgãos de comunicação social que possam ser utilizadas em debates de temas; e reuniões com pobres e excluídos apoiados pelas paróquias.

Texto com os contributos de António Marujo, Eduardo Jorge Madureira e Jorge Wemans

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This