Início da Assembleia dos bispos

Espanha: “As vítimas de abuso são a nossa prioridade absoluta”

| 25 Abr 2022

Abertura da Conferência Episcopal Espanhola pelo cardeal Omella. Foto @ captura de ecrã

Abertura da Conferência Episcopal Espanhola pelo cardeal Omella. Foto @ captura de ecrã

 

O Cardeal Arcebispo de Barcelona, ​​​​Juan José Omella, defendeu, perante todos os bispos espanhóis, que “as vítimas são a nossa prioridade absoluta” no que diz respeito aos casos de abusos sexuais por membros da Igreja Católica em Espanha. O prelado discursava na abertura da Assembleia Plenária dos bispos naquele país, citado pela Vida Nueva.

Esta é a primeira plenária que os bispos realizam após a decisão de encomendar uma auditoria externa ao escritório de advocacia Cremades & Calvo-Sotelo para lidar com a crise dos abusos. Omella aprofundou esta questão, detalhando que serão analisados ​​”todos os casos documentados até ao momento e aqueles que possam ser apresentados tanto no referido escritório como nos escritórios diocesanos durante o estudo”.

O bispo de Barcelona, que é presidente da CEE, manifestou a sua “colaboração com as autoridades civis para esclarecer a verdadeira dimensão dos acontecimentos e estabelecer
eficaz em todos os campos”, mesmo que não tenha referido explicitamente que a investigação terá acesso aos arquivos diocesanos.

Com um novo ‘mea culpa‘, ele expressou a sua “profunda dor pelos crimes cometidos pelos nossos irmãos”. Ao mesmo tempo, lembrou que a Igreja percorreu “um longo caminho” na luta contra este drama, mas destacou que agora se faz com “transparência, rigor técnico e consistência jurídica”.

No mesmo discurso, referiu-se que a proibição de manifestação em frente a clínicas abortivas é “uma restrição preocupante para a liberdade no espaço público”. O presidente do episcopado defendeu que “o Estado, em vez de promover o aborto, deve proteger com ajuda económica e social quem decide dar à luz uma nova vida”, afirmou, com uma mensagem clara para todos os governantes: “O Estado não é responsável pelo proselitismo do aborto, mas sim pela garantia de liberdade e assistência à pessoa, seja qual for a sua decisão”.

 

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós

Dia das Ruas com Gente em vez de Dia Sem Carros

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós novidade

Chamam-lhe o Dia Europeu Sem Carros. Eu diria que lhe deveríamos chamar, ao 22 de Setembro, o Dia Europeu das Ruas com Gente. Não estamos a tirar nada, apenas vislumbramos, por umas horas, no canto dos pássaros desocultado pelo silenciar dos motores, no ar límpido, e na alegria das crianças e dos velhos que assomam à rua, como poderia ser a cidade se nos devolvessem o espaço que o uso indiscriminado do automóvel nos roubou. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza novidade

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto novidade

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This