
Organizado por Ana Travassos Valdez, investigadora principal do Centro de História da Universidade de Lisboa, e Telma Amorim, da Faculdade de Letras, o evento junta professores e investigadores portugueses e de países anglófonos. Foto © FLUL.
A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.
Organizado por Ana Travassos Valdez, investigadora principal do Centro de História da Universidade de Lisboa, e Telma Amorim, da FLUL, o evento junta professores e investigadores portugueses e de países anglófonos, incluindo Estados Unidos da América, Reino Unido e África do Sul.
Ana Travassos Valdez, que foi uma das responsáveis pela identificação do manuscrito original da Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas), do Padre António Vieira, explica que o objetivo desta iniciativa “é criar um think tank transdisciplinar e internacional em Lisboa, aproveitando a localização estratégica geopolítica portuguesa para discutir o impacto das expectativas escatológicas (proféticas, messiânicas e apocalípticas) nas ditas crises religiosas do século XXI que envolvem violência e atos de terrorismo”.
O programa completo e formulário para inscrição (gratuita) podem ser encontrados no site da iniciativa.