30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

| 29 Mai 2023

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foto © FLUL

Organizado por Ana Travassos Valdez, investigadora principal do Centro de História da Universidade de Lisboa, e Telma Amorim, da Faculdade de Letras, o evento junta professores e investigadores portugueses e de países anglófonos. Foto © FLUL.

 

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Organizado por Ana Travassos Valdez, investigadora principal do Centro de História da Universidade de Lisboa, e Telma Amorim, da FLUL, o evento junta professores e investigadores portugueses e de países anglófonos, incluindo Estados Unidos da América, Reino Unido e África do Sul.

Ana Travassos Valdez, que foi uma das responsáveis pela identificação do manuscrito original da Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas), do Padre António Vieira, explica que o objetivo desta iniciativa “é criar um think tank transdisciplinar e internacional em Lisboa, aproveitando a localização estratégica geopolítica portuguesa para discutir o impacto das expectativas escatológicas (proféticas, messiânicas e apocalípticas) nas ditas crises religiosas do século XXI que envolvem violência e atos de terrorismo”.

O programa completo e formulário para inscrição (gratuita) podem ser encontrados no site da iniciativa.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil

Apelo internacional

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil novidade

Com o objetivo de “aumentar a assistência humanitária às comunidades afetadas pelas devastadoras inundações no Rio Grande do Sul, no Brasil”, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou um “apelo de emergência de cerca de oito milhões de euros”, anunciou a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), na última quarta-feira, 22 de maio.

A Dignidade da pessoa humana como prioridade

A Dignidade da pessoa humana como prioridade novidade

Na semana depois de Pentecostes é oportuno recordar a publicação da declaração Dignitas Infinita sobre a Dignidade Humana, elaborada durante cinco anos e divulgada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, pondo a tónica na dimensão universal, filosófica e antropológica, do respeito pela pessoa humana enquanto fator de salvaguarda dos direitos humanos, do primado da justiça e do reconhecimento de que todos os seres humanos como livres e iguais em dignidade e direitos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This