Iniciativa transmitida online

Esta sexta-feira, somos convidados a rezar a via-sacra dentro de um abrigo em Kyiv

| 23 Fev 2023

oração diante da cruz, foto orlando allo / pexels

A via-sacra “será realizada num abrigo antiaéreo porque muitas vezes o abrigo antiaéreo tem sido para nós uma igreja… um lugar onde podemos falar com Deus”, conta o padre Vyacheslav Grynevych, secretário-geral da Cáritas Spes-Ucrânia. Foto © Orlando Allo/Pexels.

 

O último ano foi um autêntico calvário para os ucranianos. Foram “365 dias de uma via-sacra contínua”, nas palavras do padre Vyacheslav Grynevych, secretário-geral da Cáritas Spes-Ucrânia. Também por isso, a via-sacra foi a oração escolhida pelos católicos ucranianos para ser rezada esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir de um abrigo antiaéreo em Kyiv, e com transmissão online para o mundo inteiro (se as falhas de energia não o impedirem). Todos estão convidados a unir-se a eles, pelas seis da tarde (hora de Lisboa), no canal de Youtube da Caritas Internationalis.

O dia em que se cumpre o primeiro ano da invasão russa em grande escala à Ucrânia coincide, se é que existem coincidências, com a primeira sexta-feira da Quaresma. E nas sextas-feiras deste período de preparação para a Páscoa é tradição, para muitos católicos, fazer-se precisamente este exercício espiritual de reviver o caminho de Jesus até à cruz, ao longo de 14 estações.

Na via-sacra que será rezada a partir da capital ucraniana esta sexta-feira, as meditações que acompanharão cada estação foram escritas por colaboradores da Cáritas. Nelas, decidiram contar experiências pessoais de guerra, quer suas, quer daqueles a quem têm prestado auxílio ao longo do último ano. As meditações, que foram oferecidas ao Papa Francisco pelo próprio padre Grynevich durante um encontro na passada terça-feira, serão lidas em inglês. Entre as estações, os voluntários entoarão cânticos quaresmais ucranianos.

O padre Grynevich conta que foi ao refletir sobre como Jesus continuou a avançar depois de cair três vezes durante a via-sacra que encontrou forças para prosseguir o seu trabalho humanitário.

“Sim, estamos cansados. Sim, temos muitas dores dentro de nós, mas temos que continuar porque não podemos sair do campo do serviço social e do apoio espiritual. Não, temos que continuar porque é a nossa missão… continuar a mostrar a face de um Deus misericordioso em tempo de guerra”, afirma, em declarações à Catholic News Agency.

Grynevych explica ainda que a via-sacra “será realizada num abrigo antiaéreo porque muitas vezes o abrigo antiaéreo tem sido para nós uma igreja… um lugar onde podemos falar com Deus”. Um gerador está já preparado para assegurar que a transmissão continue, mesmo que haja cortes de energia, o que acontece “muitas vezes”, assinala.

 

Dia de oração, jejum e esmola para toda a Igreja e uma novena internacional

Os “esforços espirituais e as nossas orações” desta sexta-feira deverão ser oferecidos “pela vitória do povo ucraniano nesta batalha desigual”, pediu o líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sviatoslav Shevchuk. Foto © Albin Hillert/WCC-CEI.

 

Para esta sexta-feira, a Igreja Greco-Católica Ucraniana (UGCC) convocou um “dia solene de oração, jejum e esmola” em todo o mundo. A iniciativa partiu dos bispos da UGCC e foi anunciada pelo arcebispo maior Sviatoslav Shevchuk.

“Que este dia seja uma oportunidade para fazermos o bem a alguém: confortar os aflitos, vestir os nus, aquecer aqueles que estão a enregelar, alimentar os famintos”, sublinhou Shevchuk, acrescentando que os “esforços espirituais e as nossas orações” deverão ser oferecidos “pela vitória do povo ucraniano nesta batalha desigual, bem como pelo nosso exército”.

Em simultâneo, um grupo de padres da Igreja Católica Ucraniana em Paris e de padres ucranianos de rito bizantino da catedral parisiense de Saint Volodymyr decidiu lançar uma novena internacional pela paz.

Nesta novena, todos são convidados a rezar aos santos ucranianos e a jejuar (numa quarta-feira e numa sexta-feira) pelo fim da guerra e por uma paz justa. No nono dia, recordando a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria feita no dia 25 de março de 2022, os participantes da novena são convidados a rezar novamente uma consagração de ambos os países ao Imaculado Coração de Maria.

A novena será publicada em inglês, francês, espanhol e português no site de oração Hozana.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This