
As novas leis vão proibir suásticas e outros símbolos de ódio em espaços públicos físicos, mas a proibição nos espaços online tem sido também discutida. Foto © lodyA! V Anarhist / Wikimedia Commons.
O estado de Victoria, na Austrália, vai tornar-se no primeiro território daquele país a proibir a exibição pública de símbolos nazis, avançou esta quinta-feira, 2 de setembro, o jornal The Guardian.
O anúncio da implementação da medida foi amplamente apoiado por grupos judaicos e de defesa dos direitos humanos em toda a Austrália, e a expectativa de que esta seja adotada pelo governo federal é grande.
Neste momento, está previsto que as novas leis proíbam suásticas e outros símbolos de ódio em espaços públicos físicos, mas a proibição nos espaços online tem sido também discutida.
“Novos códigos e símbolos estão constantemente a ser desenvolvidos por grupos de ódio, pelo que a legislação terá de ser suficientemente flexível para banir isso”, alertou Peter Wertheim, co-diretor executivo do Conselho Executivo do Judaísmo Australiano.
Paralelamente a esta proibição, o estado de Victoria irá introduzir novas regras “anti-vilificação”, que serão estendidas a áreas como a orientação sexual, a identidade de género e a deficiência.