Estado, Política e Religiões
Peregrinação ecuménica pela paz
O apelo do Papa no Sudão do Sul: “O cristão escolhe sempre a paz” novidade
Num dos mais jovens países do mundo, que nasceu na esperança da paz mas rapidamente mergulhou na violência, o Papa quis deixar um forte apelo à paz, lançando as sementes junto dos cristãos do Sudão do Sul. “Amigos caríssimos, quem se diz cristão deve escolher de que parte estar, deve escolher: quem segue Cristo escolhe a paz, sempre.”
Francisco no Sudão do Sul
“Por favor, digam ao Papa que só queremos paz!” novidade
As ruas estão mais limpas que nunca, algumas foram alcatroadas, e a uma delas até lhe mudaram o nome: agora chama-se Rua Papa Francisco. A cidade de Juba está a postos para receber aquela que é a primeira viagem de um Pontífice ao mais jovem país do mundo, o Sudão do Sul, e entre os milhares que vão procurando um lugar para ver o Papa passar há um grande desejo comum: o de que esta visita contribua, definitivamente, para a paz.
Pequeno-almoço de oração
Biden reza pela tolerância entre congressistas novidade
Perante uma audiência de algumas centenas de pessoas que participaram no pequeno-almoço de oração organizado pelo Congresso americano no Capitol Visitor Center, no dia 2 de fevereiro, o Presidente Biden disse: “Rezo para que comecemos a olhar-nos novamente uns aos outros, a viajar uns com os outros outra vez, a discutirmos sempre como o diabo uns com os outros, mas ainda assim irmos almoçar juntos”.
Tensão no bairro cristão de Jerusalém
Americano judeu tenta destruir rosto de Cristo à martelada
Um americano judeu de cerca de 40 anos deitou por terra e desfigurou esta terça-feira, 2 de fevereiro, uma imagem de Cristo na capela da Condenação, situada no perímetro da Igreja da Flagelação, na Terra Santa. O ataque deu-se logo de manhã, pelas 8h30, e a destruição só não foi maior porque o porteiro do templo se lançou sobre o atacante e imobilizou-o, tendo os frades chamado a polícia. Esta levou o homem sob prisão para uma esquadra.
Papa escutou testemunhos
“As pessoas são violadas e assassinadas, enquanto os negócios que provocam morte continuam a prosperar”
“Bunia, Beni-Butembo, Goma, Masisi, Rutshuru, Bukavu, Uvira… são lugares que os meios de comunicação internacionais quase nunca mencionam”, mas que Francisco fez questão de nomear na tarde desta quarta-feira, 1 de fevereiro. Fê-lo durante um encontro com vítimas de violência oriundas precisamente de alguns desses locais, que ficam no leste da República Democrática do Congo, região que tem sido alvo de atrocidades por parte de grupos armados. Depois de escutar os seus testemunhos dramáticos, confessou que não é fácil encontrar palavras.
Segundo dia na RD Congo
“Romper a espiral da violência” é uma opção, garante o Papa
“Esengo – alegria!” Assim iniciou Francisco a sua homilia na missa da manhã desta quarta-feira, 1 de fevereiro, que decorreu no aeroporto Ndolo, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC). E a mesma palavra descreve na perfeição o ambiente que se viveu do início ao fim da celebração. Um ambiente pleno de cor, música e dança, em que ressoou a mensagem do Papa: sim, a paz é possível, se escolhermos “romper a espiral da violência”.
Controvérsia dura há quatro anos
Igreja Metodista Unida dos EUA supera “cisma” LGBT
A Igreja Metodista Unida, a segunda maior denominação protestante dos EUA, com 6,4 milhões de membros no país e 13 milhões em todo o mundo, divulgou, segundo o Christianity Today de dia 25 de janeiro, que, ao contrário do esperado, apenas 6,1 por cento das igrejas metodistas unidas pediram e obtiveram nos últimos quatro anos permissão para se desfiliar por estarem em desacordo com a decisão de a Igreja vir a ordenar pessoas LGBT e a abençoar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Comunidade de Sant’Egídio e "Mama Shamsa"
Prémio da Fraternidade Humana 2023 já tem galardoados
Já na quarta edição, o prémio Zayed pela Fraternidade Humana foi este ano atribuído à Comunidade de Sant’Egídio e à pacificadora queniana “Mama Shamsa” e será entregue neste sábado, 4 de fevereiro, Dia Internacional da Fraternidade Humana. Trata-se do galardão instituído a partir do documento histórico assinado pelo Papa Francisco e o grande imã Al-Tayeb em 2019, em Abu Dhabi.
40ª viagem apostólica
Papa Francisco no Congo: A ousadia de mostrar ao mundo o que o mundo não quer ver
O Papa acaba de embarcar naquela que tem sido descrita como uma das viagens mais ousadas do seu pontificado, mas cujos riscos associados não foram motivo suficiente para que abdicasse de a fazer. Apesar dos problemas de saúde que o obrigaram a adiá-la, Francisco insistiu sempre que queria ir à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul. Mais do que uma viagem, esta é uma missão de paz. E no Congo, em particular, onde os conflitos já custaram a vida de mais de seis milhões de pessoas e cuja região leste tem sido atingida por uma violência sem precedentes, a presença do Papa será determinante para mostrar a toda a comunidade internacional aquilo que ela parece não querer ver.
No 1º aniversário do golpe militar
Fundação AIS convoca jornada de oração por Myanmar
Assinala-se esta quarta-feira, 1 de fevereiro, o primeiro aniversário do golpe militar em Myanmar (Birmânia). Em resposta ao apelo da conferência episcopal do país, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre “convoca os seus benfeitores e amigos em todo o mundo para fazerem deste dia uma jornada de oração e de solidariedade para com a Igreja deste país asiático”.
Normas inconstitucionais
Eutanásia: CEP e Federação Portuguesa pela Vida saúdam decisão do TC
O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que declarou inconstitucionais algumas das normas do decreto sobre a legalização da eutanásia. “A decisão do TC vai ao encontro do posicionamento da CEP, que sempre tem afirmado a inconstitucionalidade de qualquer iniciativa legislativa que ponha em causa a vida, nomeadamente a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido”, disse à agência Ecclesia o padre Manuel Barbosa.
31 de janeiro a 5 de fevereiro
No regresso do Papa a África, esperam-se encontros “comoventes” e recordes de participação
Não foi a 37ª viagem apostólica de Francisco, como estava previsto, mas vai ser a 40ª: de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, o Papa cumprirá o prometido e visitará a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul. Entre os muitos compromissos agendados, incluem-se dois encontros que o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, prevê que sejam “comoventes”: um com vítimas de violência, outro com deslocados internos. E a missa do dia 1 de fevereiro, no aeroporto Kinshasa-Ndolo, é forte candidata ao top dos eventos mais concorridos deste pontificado.
Brasil
Igreja denuncia sucessivos casos de violência contra indígenas
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), órgão da Igreja Católica no Brasil, tornou público esta semana um manifesto exigindo medidas urgentes para a proteção da vida dos indígenas e contra as invasões ilegais das suas terras. No documento, denunciam sucessivos casos de violência registados ao longo do último mês.
Igreja prevê gastar 80 milhões de euros à sua conta
Custo do palco da JMJ “magoou” responsáveis mas haverá novas conversas e pode ser reduzido
O custo anunciado de cinco milhões de euros para construir o palco principal da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 “magoou” os responsáveis da Igreja e da iniciativa. A confissão foi do próprio bispo auxiliar de Lisboa Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ, que diz que agora é possível estudar soluções alternativas que reduzam os custos. Ao mesmo tempo, o mesmo responsável diz que estão orçamentados 80 milhões de euros para os custos de organização por parte da Igreja, relativos sobretudo ao acolhimento dos peregrinos – alimentação, alojamento e outros aspectos relacionados.
Tema motiva luta política em Espanha
Ataque à catana em duas igrejas de Algeciras deixa um morto e quatro feridos
O jovem de nacionalidade marroquina que matou à catanada na última quarta-feira, 26 de janeiro, o sacristão de uma igreja de Algeciras, cidade portuária do sul da Andaluzia, tendo ferido quatro outras pessoas, foi colocado pela polícia à disposição da Autoridade Nacional que lida com casos de terrorismo.
Vice-presidente esclareceu em conferência
Câmara de Lisboa investe 35 milhões naquilo que “é o pedido” da Igreja para a JMJ
A construção das infraestruturas nos quatro espaços da cidade de Lisboa conde irão decorrer os principais momentos da Jornada Mundial da Juventude irá custar à autarquia da capital 35 milhões de euros. O vice-presidente da Câmara, Filipe Anacoreta Correia, apresentou os detalhes desse investimento numa conferência de imprensa que decorreu esta quarta-feira, 25 de janeiro, no Parque Tejo, um dia depois de o Observador ter divulgado que a construção do “altar-palco”, onde decorrerão a vigília e missa de encerramento da jornada, foi adjudicada por 4,2 milhões. O autarca, que tem o pelouro da JMJ na vereação lisboeta, garante que este palco “corresponde àquilo que é o pedido pelo promotor” da Jornada e que, face aos requisitos exigidos pela Fundação JMJ e pela Santa Sé, foi escolhida a proposta com o melhor preço.
JMJ
Presidente ficou satisfeito com explicações sobre os 4,2 mihões de euros que custa o altar para a missa do Papa
Num primeiro momento, o Presidente da República admitiu que queria mais explicações sobre 4,2 milhões de euros que custará a estrutura onde será colocado o altar para a missa final que o Papa presidirá na Jornada Mundial da Juventude, em 6 de Agosto, em Lisboa. Na noite desta terça-feira, 24 de Janeiro, e depois das explicações dadas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o argumento de que a estrutura se destinava a ser duradoura.
Decretada emergência em saúde pública
Bispos brasileiros “estarrecidos” e “profundamente indignados” com situação dos yanomami
Os bispos católicos do Brasil já haviam feito vários apelos em defesa do povo yanomami, os líderes das comunidades indígenas da floresta amazónica e de várias organizações humanitárias também. Mas as imagens e números que vieram a público este sábado, 21 de janeiro, na sequência da visita do Presidente Lula da Silva e de uma comitiva de ministros à região, são impressionantes. O estado de emergência sanitária foi declarado e os bispos manifestam-se de novo: “estarrecidos”, “indignados” e ao mesmo tempo “profundamente solidários” com o povo e com todos aqueles que estão a “tentar evitar mais mortes” na Amazónia.
Sviatoslav Shevchuk
Líder católico da Ucrânia rejeita proibição das atividades da Igreja fiel a Moscovo
O arcebispo-mor de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, opôs-se a um projeto de lei que visa proibir as atividades do Patriarcado de Moscovo na Ucrânia, pois considera que a medida não só coloca em causa a liberdade religiosa, como transformaria os partidários da Rússia em mártires.
Provocação junto à embaixada da Turquia
Queima do Alcorão azeda relações do Islão com a Suécia
A Turquia cancelou este domingo, dia 22 de janeiro, a visita do ministro sueco da Defesa àquele país, como resposta à permissão dada pelas autoridades nórdicas à queima de uma cópia do Alcorão junto à embaixada da Turquia em Estocolmo por Rasmus Paludan, líder...
Pedido feito num discurso
Patriarca de Moscovo quer paróquias a apoiar a guerra na Ucrânia
A Igreja Ortodoxa Russa deveria empenhar-se mais ativamente na guerra que Putin desencadeou na Ucrânia. É, pelo menos, esta a posição de Cirilo, o patriarca de Moscovo, expressa num discurso que acaba de fazer.
No Angelus
Papa pede a paz para Myanmar
O Papa Francisco pediu, no Angelus de domingo, o dom da paz para a Birmânia, onde foi incendiada, há dias, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma comunidade fundada por católicos luso-descendentes, templo onde havia sido batizado o primeiro birmanês católico.
Patriarca de Moscovo avisa
“Qualquer tentativa de destruir a Rússia significará o fim do mundo”
O patriarca de Moscovo, Cirilo, voltou a exaltar o poder da Rússia, desta vez durante a liturgia da Epifania, na catedral da capital russa. “Qualquer tentativa de derrotar a Rússia significará o fim do mundo”, afirmou, citado pelo Religión Digital desta sexta-feira, 20 de janeiro, alertando que o seu país “tem armas poderosas” e que o seu povo sempre esteve “motivado para ganhar”.
Programa piloto nos EUA
Governo apoia grupos de cidadãos que queiram acolher refugiados
Os EUA anunciaram o lançamento de um programa para apoiar grupos de cidadãos dispostos a acolher refugiados. Welcom Corps, assim se chama, visa envolver na fase experimental (durante todo este ano), dez mil americanos como patrocinadores privados de cinco mil refugiados.
Repressão contra cristãos em 2022
Mais de cinco mil mártires em meia centena de países
Mais de 5.600 cristãos foram mortos em 2022 por causa da sua fé na meia centena de países cobertos pelo relatório World Watch List, divulgado no dia 18 de janeiro pela organização americana Open Doors, que sublinha o crescimento exponencial da violência religiosa na África subsaariana, com especial incidência na Nigéria.
Por suposta conspiração
Padre condenado a oito anos de prisão na Nicarágua
A Justiça da Nicarágua condenou por “conspiração para minar a integridade nacional” e por “propagação de notícias falsas” o padre Oscar Benavidez, que se encontrava preso desde agosto de 2022.
#KidsAction4Peace
Como ajudar os nossos amigos na Ucrânia? Escrevendo ao primeiro-ministro
Como ajudar os nossos amigos afetados pela guerra na Ucrânia? A questão estava a preocupar um grupo de crianças portuguesas, italianas e belgas ligadas ao Movimento dos Focolares, até que tiveram uma ideia: convidar outras crianças, em todo o mundo, a escrever uma carta, um poema, ou a fazer um desenho, cujo tema seja a paz, e em seguida enviar para os governantes dos seus países.
Myanmar
Igreja centenária de lusodescendentes destruída pelo exército
A histórica Igreja de Nossa Senhora da Assunção, erguida em 1894 no vilarejo de Chan-tha-ywa, onde vive uma comunidade católica descendente de portugueses, os bayingyis, “foi totalmente incendiada e destruída no dia 14 de janeiro, por soldados da junta militar que governa Myanmar”, noticiou esta quarta-feira, 18, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Onda de solidariedade continua
Mais um camião do Vaticano para a Ucrânia e o apelo à visita do Papa
Partiu no sábado de Roma e chegou a Zaporizhzhya esta segunda-feira, 16 de janeiro: mais um camião cheio de camisolas térmicas e geradores foi enviado pelo cardeal esmoleiro do Papa, Konrad Krajewski, depois de uma nova onda de solidariedade em resposta à campanha iniciada pelo Vaticano em dezembro ter permitido arrecadar 300 mil euros. Enquanto isso, o chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Andriy Yermak, afirmou que está na hora de o Papa visitar a Ucrânia.
Bispos e ONU alertam
Haiti vive “situação sem precedentes”
Fome, cólera, violência devastadora dos gangues, escassez de combustível, colapso económico: o Haiti vive uma “situação sem precedentes”. Os bispos católicos do país já tentaram chamar a atenção da comunidade internacional para a “extrema gravidade” dos problemas, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, também. Mas continua sem haver soluções à vista.
Decisão do Supremo Tribunal
Ex-Presidente do Sri Lanka responsabilizado pelos ataques terroristas de 2019
O supremo tribunal de justiça do Sri Lanka condenou o ex-Presidente Maithripala Sirisena e quatro outros altos funcionários a pagar indemnizações às famílias das 279 vítimas dos ataques terroristas do domingo de Páscoa, 21 de abril de 2019. Numa sentença inédita, o supremo sentenciou os cinco responsáveis por terem reagido de forma negligente aos alarmes emitidos pelos serviços secretos, não tendo tomado as medidas necessárias para impedir os atentados que tiveram lugar em três igrejas e três hotéis de luxo.
[Brasil, Religião e Poder]
Da celebração à invasão, o grande trabalho a ser feito pelo novo Governo
No primeiro dia do ano, o clima no Brasil foi de celebração, não somente pelo fôlego que um novo ano sempre traz, mas porque o recomeço que o povo brasileiro ansiava, finalmente chegou. Lula, em uma cerimônia marcante – organizada pela primeira-dama, Janja, cabe dizer –, tomou posse como Presidente da República, cargo que a maioria dos brasileiros confiaram a ele pela terceira vez. Em uma quebra inédita de protocolo, o Presidente recebeu a faixa presidencial não do ex-Presidente Jair Bolsonaro, mas de um grupo de oito pessoas, que representou a diversidade da população brasileira e reafirmou o compromisso do novo Governo com ela.
ONU e Amnistia Internacional pedem investigações
“Deus tenha misericórdia do Brasil!” Católicos condenam ataques e (alguns) evangélicos também
Os bispos católicos brasileiros manifestaram-se “perplexos” com “os atos antidemocráticos e de vândalos que invadiram e destruíram os prédios públicos que simbolicamente representam o Estado” na capital do país, Brasília, neste domingo, 8 de janeiro. Também o Papa Francisco já expressou preocupação relativamente aos sinais de “enfraquecimento da democracia” no Brasil. Mas entre os representantes das igrejas evangélicas, as opiniões dividem-se. Há quem condene os ataques, quem os legitime, e até quem os tenha incentivado e participado neles.
Síria
Monge raptado pelo ISIS em 2015 eleito arcebispo de Homs
O Padre Jacques Mourad, monge e sacerdote siro-católico, de 54 anos, é o novo arcebispo de Homs dos Sírios, anunciou no dia 9 a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Mourad foi eleito, com consentimento do Papa Francisco, pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal de Antioquia dos Sírios.
Comunicado critica novas regras
Bispos dos EUA exigem a Biden soluções dignas para os migrantes
Os bispos católicos dos Estados Unidos da América (EUA) manifestaram-se contra as novas medidas que visam conter a migração ilegal para o país, anunciadas na semana passada pelo Presidente Joe Biden. Em comunicado, exigem ao governo que “reverta o seu caminho atual, em favor de soluções humanas que reconheçam a dignidade dada por Deus aos migrantes e forneçam acesso equitativo à imigração e caminhos humanitários”.
Comunidade tem novo Compromisso pela Paz
“Um Gesto Pela Liberdade” na RTP evoca vigília da Capela do Rato
Um documentário que evoca a vigília da Capela do Rato, realizada há 50 anos em Lisboa contra a guerra colonial, passa na noite desta segunda-feira, 9 de Janeiro, na RTP1. Da autoria do jornalista Jacinto Godinho e do repórter de imagem Carlos Oliveira, Um Gesto Pela Liberdade reúne depoimentos de organizadores e participantes da vigília de 30 de Dezembro 1972 – incluindo excertos de uma entrevista inédita a Nuno Teotónio Pereira –, imagens actuais, testemunhos e documentos, reconstituindo a história daquela iniciativa de um grupo de católicos.
Investigação histórica
Sebastião está morto, o sebastianismo nem por isso
Uma investigação histórica, de André Belo, num tom desempoeirado mas rigoroso, que nos leva dos campos de batalha de Alcácer Quibir aos dias de hoje. Sebastião morreu em Marrocos, mas rumores e impostores alimentaram o mito da sobrevivência do rei.
Quando o abusador processa a vítima
A comunidade religiosa das Testemunhas de Jeová na Espanha pôs em tribunal uma associação que visa representar ex-membros dessa religião que se sentem vítimas das suas práticas religiosas, em especial, pelo ostracismo ou morte social praticados contra os ex-membros e regras internas que têm promovido o encobrimento de casos de abuso sexual de crianças.
Filme de Saed Roustayi
Leila e os seus irmãos ou a importância de matar o pai
O cinema é uma arte maravilhosa porque nos transporta e faz entrar e conhecer, por exemplo, outras culturas. E da maneira mais verdadeira, quando é bom. É o caso do filme iraniano Os Irmãos de Leila, de Saed Roustayi.
Ucrânia
Catedral dos ortodoxos pró-russos transferida para a Igreja autocéfala para o Natal
Neste sábado, 7 de janeiro, a pedido da Igreja Ortodoxa (autocéfala) da Ucrânia, será celebrada a Divina Liturgia por ocasião da Natividade de Cristo, celebrada pelo metropolita Epifânio, na Catedral da Assunção em Kiev, depois de o Estado ucraniano ter retomado o edifício.
Antissemitismo governamental aumenta
O apelo do ex-rabino-chefe de Moscovo aos judeus: “Deixem a Rússia enquanto é tempo”
Na última semana, o ex-rabino-chefe de Moscovo, Pinchas Goldschmidt, deu duas entrevistas a média internacionais. Em ambas, fez o mesmo apelo aos judeus que ainda se encontram na Rússia: que “deixem o país enquanto é tempo”, porque existe “um aumento do antissemitismo governamental”.
Ataques terroristas sucedem-se
Padre assassinado após onda de violência no Burkina Faso
O padre Jacques Yaro Zerbo, de 67 anos, nascido no Mali e há mais de três décadas ao serviço da diocese de Dédougou, no Burquina Faso, foi assassinado a tiro no início desta semana, depois de o país ter registado, na noite de 30 para 31 de dezembro, um ataque terrorista do qual resultaram 28 mortos, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta sexta-feira, dia 6 de janeiro.
Patriarca Cirilo tinha pedido
Cessar-fogo no Natal dos ortodoxos: Rússia propõe, Ucrânia recusa
Poucas horas depois de o Patriarca de Moscovo o ter solicitado, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou um cessar-fogo de 36 horas com o fim de permitir que a população e as forças militares do país celebrem o Natal, de acordo com o calendário juliano, seguido pelos ortodoxos russos.
Paquistão tem dezenas de casos
O drama das conversões forçadas
A Comissão Nacional de Justiça e Paz do Paquistão juntou-se a cerca de três dezenas de organizações da sociedade civil para exigirem ao governo do país que olhe “com atenção para o drama das conversões forçadas de jovens raparigas e mulheres”.
Na morte de Bento XVI
Francisco evoca o “fiel servidor do Evangelho e da Igreja”
No primeiro dia do ano de 2023, depois de conhecida a morte de Bento XVI no sábado, aos 95 anos, o Papa Francisco homenageou o seu antecessor, como um “fiel servidor do Evangelho e da Igreja”. A Igreja portuguesa sublinhou o legado do Papa emérito e as figuras do Estado português assinalaram a sua morte.
Do Natal ao Dia da Paz
O caminho para a construção de um plano integrado para a Sustentabilidade Total norteada pela Ecologia Integral, como atrás referido, nas comunidades em que nos integramos, será bem sucedido na medida em que for bem sucedida a coordenação e harmonização intercomunitária fraternalmente conduzidas.
Balanço da Fundação AIS
Mais de cem religiosos mortos, raptados ou presos em 2022
"O balanço é assustador", afirma a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, 28 de dezembro. "Ao longo dos 12 meses de 2022, houve o assassinato de, pelo menos, 17 sacerdotes e irmãs" e "um total de 42 padres...
China
Tribunal superior confirma oito anos de prisão para pastora protestante
O recurso contra a decisão que condenou a pastora protestante Hao Zhiwei a oito anos de prisão por “fraude”, na China, foi rejeitado este mês, anunciou o blogue Bitter Winter no dia 27 de dezembro. Zhiwei foi condenada a 11 de fevereiro deste ano pelo Tribunal Distrital de Echeng da cidade de Ezhou, província de Hubei, por ter recebido donativos dos membros de uma comunidade religiosa que não faz parte das “cinco religiões autorizadas” pela lei chinesa.
Noite de dia 30 de dezembro
50 anos depois, Comunidade da Capela do Rato celebra vigília pela paz
A Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, vai celebrar no dia 30 de dezembro, às 21h, uma vigília de oração pela paz inspirada na mensagem do Papa Francisco para o 56ª dia Mundial da Paz, “Ninguém pode salvar-se sozinho”, e recordando a vigília pela paz que ali teve lugar há 50 anos, em plena ditadura marcelista.
Mensagem de Natal
Patriarca Cirilo envia boas festas ao Papa; na Ucrânia igrejas cristãs dialogam
“Felicito-o pela festa da Natividade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, diz a mensagem natalícia que o Patriarca de Moscovo, Cirilo, enviou nos últimos dias ao Papa Francisco, segundo divulgou aquele Patriarcado ortodoxo.
Autoridade do islão sunita
Grande Imã de Al-Azhar condena talibãs por negarem às mulheres acesso à universidade
O Grande Imã de Al-Azhar (Egito), xeque Ahmed Al-Tayyeb, a maior autoridade do islão sunita, condenou em comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia 23 de dezembro, a decisão dos talibãs no poder no Afeganistão de impedirem o acesso das mulheres afegãs à...
Nigéria
30 padres raptados em 2022, três deles na última semana
A notícia desta sexta-feira de mais um padre da diocese católica de Otukpo, na Nigèria, raptado quando viajava na estrada Okpoga-Ojapo, eleva para três o número de presbíteros sequestrados nos últimos cinco dias.
Apelo do Papa sem ecos em Portugal
“É desumano impedir que os reclusos celebrem o Natal”, alerta coordenador da Pastoral Penitenciária
O Papa Francisco apelou a todos os chefes de Estado para que, neste Natal, fizessem “um gesto de clemência” em relação aos detidos considerados aptos a beneficiar dessa medida. Mas não só este convite parece não ter tido eco em Portugal, como os presos correm sérios riscos de não poder viver o Natal dentro das próprias prisões. Com greves dos guardas prisionais a decorrer, vários capelães dos estabelecimentos já viram ser-lhes negada a possibilidade de celebrar sequer a missa com os reclusos por estes dias.
Guerra faz 10 meses
Cessar-fogo temporário de Natal, propõem mais de mil líderes religiosos para a Ucrânia
Com milhares de mortos civis na Ucrânia e dezenas de milhares de soldados que tombaram em quase dez meses de guerra (iniciada em 24 de fevereiro com a invasão da Ucrânia pela Rússia), é tempo de fazer uma trégua, a pretexto das festas natalícias e de fim de ano. Um cessar-fogo temporário é o que pedem mais de mil líderes religiosos, num apelo enviado ao Presidente dos Estados Unidos da América, para que desenvolva diligências que viabilizem a ideia.
Repressão tende a agravar-se
Ortega faz ataque cerrado aos bispos e padres católicos da Nicarágua
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, elevou a fasquia dos seus ataques à Igreja Católica, ao afirmar, numa cerimónia pública, que “nunca teve respeito pelos bispos”, nem acredita neles.
Nagorno-Karabakh ameaçado: 120 mil arménios bloqueados pelo Azerbaijão
A população de etnia arménia que habita no enclave de Artsakh / Nagorno-Karabakh foi bloqueada pelo Azerbaijão, que lhe cortou vias de comunicação, chegada de alimentos e abastecimento de gás (aspeto especialmente crítico no início do inverno).
Documentário da Tv2000
“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”
Parece “um conto de Natal sobre o frágil fio de quem vive o drama de um conflito permanente, da falta de liberdade e da separação dos entes queridos”, mas é um documentário que retrata a vida real dos cristãos na Faixa de Gaza. Chama-se “A Fronteira da Esperança”, será transmitido nos dias 24 e 25 de dezembro pelo canal italiano Tv2000, e inclui uma entrevista ao pároco daquela região, que descreve Gaza como “uma grande prisão a céu aberto”.
Debates nos 50 anos
Isabel do Carmo, antiga “brigadista”: “Foram os católicos que decidiram fazer a vigília da Capela do Rato”
“Foram os cristãos que decidiram fazer a vigília” da Capela do Rato, em Lisboa, garantiu a médica Isabel do Carmo, antiga dirigente das Brigadas Revolucionárias (BR), durante o debate que decorreu na última quarta-feira, 14, reunindo participantes e organizadores da iniciativa que, em 30-31 de Dezembro de 1972, abalou a ditadura do Estado Novo. No final da sessão, o Presidente da República entregou à comunidade da capela a Ordem da Liberdade. “Aqui houve um gesto pela liberdade e esse gesto merece ser assinalado”, justificou.
Índia
Padre Stan Swamy foi acusado com “provas” introduzidas por hacker no seu PC
Vários documentos qualificados como "provas incriminatórias" foram introduzidos no computador pessoal do padre Stan Swamy por um pirata informático, confirmou uma empresa forense norte-americana, à qual os jesuítas na Índia solicitaram uma investigação. A...
Após campanha contra igrejas protestantes
Tribunal Europeu condena Bulgária por violar direito à liberdade religiosa
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos condenou o Governo da Bulgária por ter violado o direito à liberdade religiosa dos cristãos evangélicos no país. O caso remonta a 2008, quando funcionários do Estado lideraram uma campanha que visava alertar crianças e famílias para o perigo de se aproximarem das igrejas protestantes. A sentença foi conhecida esta semana e divulgada pela organização de defesa das liberdades fundamentais ADF International.
Detido em parte incerta
Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração
O bispo de Matagalpa (Nicarágua), Rolando Álvarez, detido pela polícia estatal do país no passado mês de agosto, foi agora formalmente acusado do crime de conspiração, “por atentar contra a integridade nacional e propagar notícias falsas” e forçado a permanecer em prisão domiciliária, numa “casa administrada pelo governo” e cuja localização não foi revelada.
Comunicado pede "solução estável"
Líderes católicos da Terra Santa alertam para “rápida deterioração” da situação na região
Há uma "atmosfera festiva" em Belém, com o aproximar do Natal. Mas a Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa expressa uma "grande preocupação" pelo facto de a situação na região estar a deteriorar-se "progressiva e rapidamente". Em comunicado...
Há 50 anos, em Moçambique
O massacre de Wiriamu: silêncio e denúncia na Igreja Católica
Na manhã de 16 de dezembro de 1972 [faz sexta-feira 50 anos] ocorreu um massacre em Tete, no norte de Moçambique, no contexto de uma guerra colonial que durava há seis anos, e da Operação Marosca, realizada pela tropa portuguesa e pela DGS (Direção Geral de Segurança, polícia política do regime). Nenhum guerrilheiro da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) foi identificado entre as 385 vítimas mortais do massacre, cerca de um terço dos 1350 habitantes das cinco aldeias alvo de atrocidades.
"Uma injustiça inacreditável"
Irão: Duas bahá’ís condenadas a segunda pena de prisão pela sua fé
Com as manifestações contra o regime de Teerão a caminhar para o terceiro mês consecutivo e as ações das autoridades iranianas face aos manifestantes cada vez mais violentas e repressivas, duas mulheres bahá’ís, Mahvash Sabet e Fariba Kamalabadi, consideradas símbolos de resiliência no país após terem já passado dez anos na prisão devido a não terem negado a sua fé, foram condenadas a nova pena por mais dez anos.
Em preparação do Natal
Papa pede aos governantes “gesto de clemência” para com presos
O Papa “está a enviar uma carta a todos os chefes de Estado, convidando-os a fazer um gesto de clemência para com os nossos irmãos e irmãs privados de liberdade que considerem aptos a beneficiar desta medida”, avançou Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, em nota enviada aos jornalistas esta segunda-feira, 12 de dezembro.
Parolin reiterou oferta de mediação
Negociações de paz no Vaticano: Rússia e Ucrânia (ainda) não estão interessadas
O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, reafirmou esta segunda-feira, 12 de dezembro, que "o Vaticano está sempre disposto a oferecer uma mesa de encontro entre as partes para a paz". Mas representantes da Rússia e da Ucrânia já disseram não estar,...
Porque choraste, Papa Francisco?
Nunca tinha visto um Papa chorar, convulsivamente, em público nem em privado. As pessoas importantes, ou mesmo as ditas figuras públicas, são obrigadas a guardar os seus sentimentos mais dolorosos para os seus domínios privados. A atual pessoa mais notável da Igreja Católica chorou rodeada por uma multidão. Só pessoas com corações empedernidos não se sensibilizaram.
Dados da Amnistia Internacional
Há 44 menores mortos pela polícia iraniana
Os números arrepiam pela crueldade: as crianças e jovens representam 14% das mortes totais de manifestantes e observadores registadas pela Amnistia desde o início das manifestações no Irão. Desde 16 de setembro passado, são pelo menos 44 menores mortos, entre os 2 e os 17 anos. E já há um manifestante executado depois de condenado.
[Crónicas da Guiné – 2]
A “Casa dos Direitos”, chão sagrado dos Direitos Humanos
A história é simples de contar. A casa era o posto da polícia colonial em Bissau. Como seria de esperar, era “lugar de humilhação e tortura”. Após a independência, “no tempo do partido único, continuou a ter as mesmas funções”. Até que… Mas o melhor é ouvir o seu atual responsável, ou melhor, o “coordenador” da sua atividade, Gueri Lopes Gomes.
Eutanásia aprovada
Assembleia da República “oferece a morte como porta de saída”, criticam representantes religiosos
“Com a aprovação do suicídio assistido e da eutanásia, a Assembleia da República parece oferecer a morte aos doentes em sofrimento severo e fim de vida como porta de saída”, afirmam representantes de várias religiões após a aprovação do novo diploma da eutanásia.
50 anos da vigília na Capela do Rato
Presidente quer homenagear com Ordem da Liberdade católicos que lutaram contra ditadura
O Presidente da República está a pensar “ter um gesto simbólico em relação à Comunidade da Capela do Rato”, que pode passar pela entrega da Ordem da Liberdade como sinal de agradecimento pelo “papel mais próximo” que aquela teve nas movimentações que levaram à queda do regime ditatorial do Estado Novo.
Relatório sobre direitos humanos
Sara Ocidental: “Não esqueçamos estas mulheres!”
Aminatou Haidar, Sultana Khaya e muitas outras mulheres do Sara Ocidental continuam, quase 50 anos depois, a viver sob a ocupação do seu território pelo reino de Marrocos, sem que se vislumbre uma solução diplomática que promova a autodeterminação saraui. Divulgado relatório sobre os direitos humanos no território.
Esta sexta-feira em Lisboa
Vigília de apoio aos que se manifestam no Irão
A Amnistia Internacional (AI) portuguesa e a Kolbeh – Comunidade Iraniana Portuguesa vão realizar uma vigília de apoio a todas as pessoas que se manifestam pacificamente no Irão e que continuam a atuar em defesa da liberdade. Este gesto terá lugar esta sexta-feira, dia 9, pelas 19h00, em Lisboa, na Praça do Município.
Nesta quinta, dia 8, às 15h, em Lisboa
Exposição e colóquio em São Domingos evocam vigília pela paz de 1972
A exposição evocativa dos 50 anos da Vigília pela Paz na Capela do Rato, em Lisboa, é inaugurada nesta quinta-feira, às 15h00, pelo Presidente da República (PR), na Igreja de São Domingos (Rossio, Lisboa). Logo a seguir tem lugar um colóquio em que intervêm o PR, a ministra da Defesa, o professor Luís Moita e o padre António Janela.
"A história repete-se"
Papa compara guerra na Ucrânia ao extermínio de judeus na Polónia
O Papa comparou, no final da audiência geral desta quarta-feira, 7 de dezembro, o que está a acontecer na Ucrânia com o que se passou há 80 anos na Polónia, com o extermínio de milhares de judeus pelos nazis.
Comunicado da CEP
Bispos alertam que legalização da eutanásia “quebra princípio ético fundamental”
Foi com “tristeza” que os bispos portuguesas receberam a notícia da aprovação, na especialidade, do texto de substituição da lei da eutanásia, esta quarta-feira, 7 de dezembro. Em comunicado enviado às redações, a Conferência Episcopal Portuguesa alertou para o facto de que, “com esta legalização, é quebrado o princípio ético fundamental que se traduz na proibição de provocar intencionalmente a morte”.
Iniciativa dos bispos
Congo: Milhares participaram em marcha pela paz
De terços e crucifixos na mão, entoando cânticos religiosos e segurando cartazes com as frases "Não à balcanização da RDC" ou "Não à hipocrisia da comunidade internacional", milhares de manifestantes saíram à rua em pelo menos quinze cidades do país para...
Pedido vem desde 2019
Pela primeira vez, o Parlamento Europeu tem um presépio
Quando a eurodeputada espanhola Isabel Benjumea propôs, em 2019, que a sede do Parlamento Europeu tivesse um presépio para assinalar o Natal, a resposta foi negativa. O Gabinete da Presidência do Parlamento considerou que a exibição de conteúdo religioso poderia ser “ofensiva”. “É ofensivo lembrar aos europeus que 25 de dezembro é o nascimento de Jesus de Nazaré?”, questionou então. Três anos depois, o presépio está montado em Bruxelas.
Protestos a produzir efeitos
Polícia da moralidade encerrada no Irão
A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.
Mensagem de Advento
Bispos de Cuba pedem libertação de presos políticos neste Natal
A Conferência Episcopal de Cuba publicou esta semana a sua mensagem de Advento, onde lembra todos aqueles que sofrem com a “falta de liberdade” no país e desafia o governo a libertar pelo menos alguns dos presos políticos.
"Nada cristãs"
Ministro russo repudia declarações do Papa
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.
Ucrânia envolve a Rússia
Vaticano pela primeira vez alvo de ciberataques
O portal do Vaticano na Internet e o site Vatican News foram esta quarta-feira, 30 de novembro, alvo de um ciberataque que os tornou inacessíveis por várias horas. Foi a primeira vez que tal sucedeu, segundo disse Matteo Bruni, que dirige a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Novo livro sobre relações Portugal-Vaticano
Carlos Azevedo: “É preciso rever a forma de organização da Igreja”
É preciso rever a forma de organização da Igreja, diz o bispo Carlos Azevedo, delegado do Dicastério para a Cultura, do Vaticano, a propósito do seu novo livro “Entre Vaticano e Portugal – Questões de governo e de pastoral (séculos XVII a XX)”, que nesta sexta e sábado será objecto de apresentação em Lisboa e Porto.
Igreja Greco-Católica Ucraniana
Bispos denunciam “prisão injustificada e ilegal” de dois padres em Donetsk
Os bispos da Igreja Greco-Católica da Ucrânia (UGCC) pedem a “libertação imediata” dos dois padres detidos na semana passada de forma “injustificada e ilegal” pelas tropas russas em Berdyansk, na região de Donetsk, acusados de atividade “subversiva” e “guerrilheira”.
Uma forma de "construir pontes"
ONG israelita já salvou a vida a 3.000 crianças palestinianas
Amir tem cinco anos e, até agora, não podia correr nem brincar como a maioria das crianças da sua idade. Quando tinha apenas 24 meses, apanhou um vírus que resultou no bloqueio de uma das suas artérias coronárias, pelo que qualquer esforço físico passou a ser potencialmente fatal. Mas, muito em breve, este menino palestiniano poderá recuperar o tempo perdido. Com o apoio da organização humanitária israelita Save a Child’s Heart, Amir acaba de ser operado num hospital em Tel Aviv e está fora de perigo.
Violência contra as mulheres também lembrada
Papa pelo fim da violência em Israel
O Papa Francisco saudou hoje, após o Angelus, os participantes da marcha realizada, na manhã deste domingo em Roma, para denunciar a violência sexual contra a mulher: “Infelizmente uma realidade geral e difundida em todos os lugares e usada também como arma de guerra”, lamentou o Papa.
Instalação de um bispo
Santa Sé critica China por violação de acordo
A Santa Sé tornou público este sábado um raro comunicado de crítica ao Governo da República Popular da China, motivado pela notícia da instalação de um bispo, na última quinta-feira, num quadro normativo fora do acordo estabelecido entre as duas partes há quatro anos e renovado há cerca de um mês.
Exposições, colóquios, debates, arte pública e vigília
50 anos da Vigília da Capela do Rato: a paz é possível?
A Vigília da Paz que teve lugar nos dias 30 e 31 de dezembro da 1972 será recordada através de várias iniciativas organizadas pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que vão ter lugar durante o mês de dezembro e janeiro, em Lisboa.
Hong Kong
Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.
Mais de 40 mortos só na semana passada
Irão usa a pena de morte como forma de (re)pressão, acusa Amnistia
Prossegue a contestação e a revolta no Irão, país onde as autoridades mataram mais de 40 pessoas, entre as quais dois adolescentes, só na semana passada, segundo informações do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Iniciativa de dois rabinos
Não há cerveja no Mundial do Qatar… mas há bagels casher
A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos recintos desportivos do Qatar tem gerado polémica, e chegou a temer-se que a comida casher (preparada de acordo com as leis judaicas) também tivesse sido banida. No entanto, graças a dois rabinos fãs de bagels e à Qatar Airways (que disponibilizou um espaço para a cozinha), os adeptos de futebol que sejam judeus praticantes não passarão fome durante o Mundial.
Duplo atentado fez um morto e 20 feridos
Comunidade Israelita de Lisboa condena ataques terroristas em Jerusalém
A Comunidade Israelita de Lisboa manifestou, em comunicado divulgado nas redes sociais, “a sua condenação e pesar pelos ataques terroristas ocorridos em Jerusalém por volta das 7 horas da manhã de hoje [quarta-feira, 23 de novembro] e que causaram a morte de uma pessoa e cerca de 20 feridos, alguns dos quais permanecem em estado crítico”.
Fundação AIS alerta para terrorismo
Missionário alemão desaparecido no Mali
Há pouco mais de um ano, era libertada no Mali a religiosa colombiana Gloria Cecilia Narváez, depois de ter passado quatro anos em cativeiro. Agora, está desaparecido o padre alemão Hans-Joachim Lohre, missionário há 30 anos naquele país, e a hipótese de...
Conclusões da assembleia da RENATE
Luta contra o tráfico humano: “O nosso grande foco tem de ser na educação”
São “milhões” as vítimas de tráfico humano, e é preciso ajudá-las, protegê-las. Mas a pandemia de covid-19 e o consequente surgimento de “novos tipos de tráfico e exploração” vieram mostrar que há “um trabalho enorme a fazer” em termos de prevenção. Quem o diz é Ivonne van de Kar, que acaba de assumir a presidência da Rede Europeia de Religiosas contra o Tráfico e Exploração (RENATE), e que falou ao 7MARGENS na conclusão da assembleia geral que reuniu em Fátima, de 13 a 18 de novembro, perto de 100 membros daquela organização.
Editorial 7M
“Nada fizemos para que o mundo nos agradeça”
A frase, dita pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, após o final da Cimeira do Clima dá conta do desapontamento de todos os que trabalharam para que a COP27 selasse compromissos concretos e sérios que permitissem manter o aumento do aquecimento global em 1,50 Celsius acima da média da era pré-industrial.
Desde 2015
9300 menores palestinianos detidos por Israel
Mais de 9.300 menores palestinianos foram detidos por Israel desde 2015, de acordo com a ONG Sociedade dos Prisioneiros Palestinianos.
[Os dias da semana]
Mundial de Futebol no Qatar: vale tudo para que haja espectáculo?
Razões não faltam para reprovar a realização do Mundial no Qatar. Na altura em que tanto se tem discutido sobre o que fazer para salvar o planeta da catástrofe climática, o Qatar vai ajudar a destruí-lo. A lista de “aberrações ecológicas”, que inclui a existência de ar condicionado nos estádios, é extensa, mas há uma, denunciada pela Greenpeace e citada pelo Monde, que é especialmente curiosa: para transportar para Doha, a capital do Qatar, os adeptos alojados em cidades dos países vizinhos, particularmente do Dubai, estão programados 160 voos diários. Ou seja, um avião a cada 10 minutos [5].
Senado deu mais um passo
Congresso americano reforça defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo
Uma maioria de 62 senadores norte-americanos votou na quarta-feira, 16 de novembro, a favor de encerrar o debate sobre a Lei de Proteção do Casamento que obriga todos os Estados dos EUA a reconhecerem os direitos dos casamentos inter-raciais e entre pessoas do mesmo sexo, mesmo que estes tenham sido celebrados noutro Estado. O Senado incluiu uma emenda para proteger a liberdade religiosa, garantindo que as organizações religiosas não seriam prejudicadas por manterem posições contrárias à lei e recusarem-se, por exemplo, a abençoar tais casamentos.
Nota pastoral
Bispos moçambicanos contra terrorismo, subida do custo de vida e corrupção
A “guerra terrorista” em Cabo Delgado, para a qual se aliciam jovens sem horizontes, a subida “insustentável” do custo de vida e a corrupção são os grandes problemas que afligem os bispos católicos de Moçambique. Em nota pastoral, os bispos apelam a que se removam estes “obstáculos e ameaças”.
Relatórios da Fundação AIS e do OIDAC
Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa
A “opressão ou perseguição” aos cristãos, por causa da sua fé, aumentou em 75% dos países analisados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), na Ásia, África e Médio Oriente, nos últimos dois anos. Ao contrário do que poderia esperar-se, o cenário na Europa não é mais animador: o Observatório para a Intolerância e Discriminação Contra os Cristãos (OIDAC) registou também, em 2021, um crescimento dos crimes de ódio contra os cristãos naquele continente. Estejam em minoria ou sejam a religião maioritária, os cristãos são cada vez mais perseguidos, mas a existência deste problema é muitas vezes negada, apontam ambos os relatórios.
Eleito por maioria
O controverso Timothy Broglio é o novo líder dos bispos norte-americanos
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) acaba de eleger para seu novo presidente Timothy Broglio, bispo das forças armadas e ex-núncio da República Dominicana. A figura escolhida esta terça-feira, 15 de novembro, pelos bispos norte-americanos, reunidos em Baltimore para a sua assembleia plenária de outono, é controversa e as críticas não se fizeram esperar: é que Broglio foi secretário particular de Angelo Sodano, o cardeal acusado de ter encoberto inúmeros crimes de pedofilia dentro da Igreja.
Papa benzeu a primeira pedra
Quirguistão terá a sua primeira catedral católica em 2025
Ainda o projeto não tinha sido apresentado e já o Papa Francisco estava a benzer a sua primeira pedra, aproveitado a visita que fez ao Cazaquistão, mesmo ali ao lado. Mas agora é oficial: as obras de construção daquela que será a primeira catedral católica do Quirguistão vão arrancar este inverno e deverão estar concluídas dentro de três anos.
Eleições de 8 de novembro
Eleito um número recorde de muçulmanos americanos
Nabeela Syed derrotou um candidato republicano no 51º Distrito de Illinois e tornou-se na mais jovem deputada e uma das primeiras muçulmanas eleitas para o Congresso do Illinois. Syed foi uma dos 82 candidatos muçulmanos a conquistaram lugares em eleições locais, estaduais, federais e judiciais em mais de 20 estados dos EUA. Nas eleições de 2020, tinham sido eleitos 71 muçulmanos americanos.
Fundação AIS promove #RedWeek
Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos
De 16 a 23 de novembro, em Portugal e em inúmeros países onde a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está representada, irão decorrer iniciativas que visam sensibilizar a opinião pública para a situação dos cristãos que são vítimas de intolerância religiosa. Entre elas, destaca-se a apresentação do Relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido pela fundação de dois em dois anos, que dá conta da evolução da violência contra a comunidade cristã em todo o mundo.
Crise agrava-se
Cuba sem hóstias devido a escassez de farinha de trigo
O alerta de que estavam a ficar sem reservas de farinha de trigo foi dado já há 15 dias pelas irmãs Carmelitas Descalças de Santa Teresa e São José, que há mais de 30 anos são responsáveis por produzir hóstias para as diferentes dioceses de Cuba. No entanto, a farinha continua sem chegar ao mosteiro, e se a situação se mantiver brevemente deixarão de poder realizar-se missas no país.
Assembleia plenária da CEP
Formação de padres será “muito mais aberta” e com maior presença de mulheres e leigos
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou na generalidade o documento que irá orientar a formação de padres a nível nacional, e garante que, entre as novidades, estão a uma maior presença de mulheres e leigos nessa mesma formação, a qual deverá passar a ser “muito mais aberta”.
Maiorias ainda por decidir
Eleições americanas: democratas salvos pelo aborto
Ainda sem se saber com exatidão qual a paisagem política saída das eleições de 8 de novembro nos Estados Unidos, a generalidade dos analistas reconhece que o receio de medidas restritivas ou proibitivas do recurso ao aborto tenha levado os eleitores americanos a esquecer por momentos o seu descontentamento com o estado da economia e poupar os democratas ao anunciado desastre eleitoral.
Audição na ONU
Amnistia acusa Índia de violação sistemática dos direitos humanos
A quarta audição da Índia pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDHNU) que terá lugar esta quinta-feira, dia 10 de novembro, em Genebra, “chega num momento em que os direitos humanos e as instituições não controladas [pelo Governo], os meios de...
Decisão inédita
Igreja Ucraniana autoriza celebrar Natal a 25 de dezembro, distanciando-se de Moscovo
A Igreja Ortodoxa da Ucrânia vai autorizar, pela primeira vez na História, que as suas diferentes congregações e paróquias celebrem o Natal a 25 de dezembro e não a 7 de janeiro, data em que Jesus terá nascido de acordo com o calendário juliano, o qual é...
Igreja francesa vive pesadelo permanente
Cardeal Ricard reconhece abuso de menor e eleva para 11 número de bispos envolvidos em escândalos
O cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo emérito de Bordéus, duas vezes presidente da Conferência dos Bispos de França (CBF), reconheceu esta segunda-feira, 7, publicamente ter-se conduzido “de modo repreensível com uma menina de 14 anos” quando, há 35 anos, já era padre. O comunicado do cardeal de 77 anos caiu como uma bomba na reunião plenária da CBF, levando o seu presidente, o arcebispo de Reims, Éric de Moulins-Beaufort, a convocar os jornalistas para ler uma longa declaração sobre este e outros casos de abusos sexuais.
Crise energética
“Não abandonem as pessoas vulneráveis” este inverno, pedem bispos da UE
A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) apelou esta segunda-feira, 7, a “todos os que têm responsabilidades na vida pública” para que, “com a aproximação do inverno na Europa”, não abandonem “famílias e pessoas vulneráveis ou vítimas de discriminação socioeconómica, incapazes de lidar com a inflação crescente e de pagar aquecimento ou eletricidade”. Num comunicado divulgado através sua pagina online, os bispos pedem aos governos que garantam, em particular, que “a energia é fornecida, de forma segura e suficiente, para todos”.
No regresso do Barhein
Papa pede aos jornalistas que se insurjam contra as guerras
“Vocês que são jornalistas, por favor, sejam pacifistas, falem contra as guerras, lutem contra a guerra. Peço-lhes isso como um irmão”, disse Francisco, na viagem de regresso ao Vaticano. O Papa passou em revista o desastre humano de várias guerras. Sobre a Ucrânia referiu as várias iniciativas tomadas pela Santa Sé, umas públicas e outras reservadas.
Revelação do Papa
“Documento sobre a Fraternidade Humana” nasceu de um almoço
Um jornalista libanês perguntou ao Papa Francisco, na viagem de regresso do Bahrein, se o “Documento sobre a Fraternidade humana” está a dar frutos tangíveis. Referia-se àquele documento “em prol da paz mundial e da convivência comum”, que Francisco assinou na sua viagem a Abu Dhabi, juntamente com o Grande Imã de Al-Azhar.
Papa Francisco no Bahrein
“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade
Foram três os momentos em que Francisco teve oportunidade de discursar esta sexta-feira, 4, na sua viagem apostólica ao Bahrein. Os locais e as audiências mudaram, mas a mensagem foi a mesma: Deus é fonte de paz, e os líderes religiosos, na sua diversidade, devem usar duas “armas” comuns para promovê-la: a oração e a fraternidade, tornando-se assim “verdadeiramente pessoas de paz”.
Por ter aproximado católicos e judeus
Rabino reformista recebe a mais alta condecoração da Santa Sé
A. James Rudin, um importante rabino e educador reformista, que durante largos anos esteve à frente dos assuntos inter-religiosos do Comité Judaico Americano, receberá a mais alta condecoração que a Santa Sé atribui, de Comendador da Ordem Equestre de São Gregório Magno, pelo trabalho que desenvolveu na promoção das relações católico-judaicas, noticiou esta quinta-feira, 3, o Jewish News.
A poucos dias da COP-27
Líderes religiosos pedem tratado global pelo fim dos combustíveis fósseis
Enquanto os líderes mundiais se preparam para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP 27), que terá lugar nos próximos dias 6 a 18 de novembro no Egito, os representantes das principais religiões assinaram esta terça-feira, 2,...
Viagem ao Bahrein
Papa insiste em verdadeiro compromisso pela paz, ambiente e defesa dos direitos humanos
Já começou aquela que promete ser “uma viagem interessante”, e da qual podem surgir “boas notícias”. As palavras são do Papa aos jornalistas que o acompanharam no voo de cinco horas até ao Bahrein. À chegada, e apesar do problema no joelho, Francisco não descansou. Empenhado em tornar a sua previsão realidade, aproveitou aquele que foi o primeiro discurso da sua 39ª viagem apostólica para lançar um forte apelo ao fim da guerra, ao cuidado com a casa comum, à abolição da pena de morte, e ainda à defesa da liberdade religiosa e da igualdade para todos.
Entre 3 e 6 de novembro
Papa no Bahrein em busca da cooperação inter-religiosa
O Papa Francisco chega esta quinta-feira, dia 3, ao pequeno arquipélago do Bahrein, no Golfo Pérsico, a fim de participar no “Fórum para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana”, a convite do rei daquele país muçulmano e da pequena comunidade católica local.
Abusos sexuais de crianças
Padres obrigados por lei a violar segredo da confissão
Os padres da Igreja Católica da Austrália Ocidental passaram a estar obrigados por lei a denunciar situações de abuso sexual de crianças, mesmo que as informações tenham sido obtidas sob o segredo da confissão. A medida, que entrou em vigor nesta terça-feira, dia 1, estende-se a todos os ministros das diferentes religiões.
Eleições intercalares
Bispos americanos denunciam manipulação do voto dos católicos
Os bispos católicos do Arizona vieram a público no dia 31 de outubro para desautorizar os “grupos extremistas” de “várias organizações e publicações que afirmam representar a Igreja Católica” e assim pretendem influenciar o voto católico nas eleições de meio de mandato de 8 de novembro, mas que, de acordo com os bispos, “não representam a Igreja Católica”.
Reino Unido
Líderes religiosos contra posição da ministra do Interior sobre imigrantes e refugiados
O rabino David Mason, uma voz altamente respeitada no Reino Unido, juntou-se ao coro de condenações públicas contra a afirmação da ministra do Interior, Suella Braverman, de que o país está a ser alvo de “uma invasão de imigrantes”. Braverman, que é casada com um judeu e filha de um goês imigrado, fez esta afirmação na Câmara dos Comuns, na segunda-feira 31 de outubro.
Brasil incerto
Lula da Silva quer pacificar a sociedade e combater a pobreza
Foram mais 2,1 milhões de pessoas que votaram em Lula da Silva do que no seu adversário. É muita gente, mas, à escala do Brasil, representam menos de um por cento dos votos. Vitória apertada, ainda não reconhecida por Jair Bolsonaro, mas, de qualquer modo, uma vitória. De um resistente que invocou este domingo, 30, “a bênção de Deus” para todos os brasileiros.
Direitos humanos
Bispo pede tribunal internacional para crimes no Congo
Um bispo congolês defendeu a criação de um tribunal internacional para crimes na República Democrática do Congo. Em entrevista ao jornal La Croix Africa, Sébastien Muyengo, titular da diocese de Uvira, afirmou que “o povo congolês continua a ser morto sem que o mundo proteste”.
Exposição até 30, catálogo editado
Os rascunhos de Lourdes Pintasilgo para os caminhos novos na política
São três folhas de rascunho, de esboços para cartazes e acções de campanha eleitoral. Todos eles condensam ideias fortes e traduzem muito algumas das coisas do que era Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004): “O voto no coração e na inteligência. Portugal – terra aberta à inovação”. Ou “Um Presidente para um tempo novo, nosso, de todos”. E ainda “Maria de Lourdes Pintasilgo: criar, agir, cumprir. Um Presidente para um Portugal novo”.
Depois do apelo de Francisco e Macron
Guerra na Ucrânia: Sinais incipientes de interesse em dialogar
A “diplomacia da paz” relativamente à guerra na Ucrânia dá (ainda débeis) sinais de vida. O Papa lançou o apelo aos líderes dos dois países, em 2 de outubro. Na plataforma de encontros que foi a assembleia internacional e inter-religiosa da Comunidade de Santo Egídio, sob o lema “O grito da paz”, no início desta semana, multiplicaram-se os encontros bilaterais. O presidente Macron pediu a Francisco que tomasse a iniciativa de contactos com Biden, Putin e o patriarca Cirilo. Este parece pouco preocupado com a paz. A Rússia diz que sim. A Ucrânia ainda não se pronunciou. Nada de consistente. Mas “o caminho faz-se caminhando”.
Dia marcado por confrontos em todo o país
Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão
Esta quarta-feira, 26, quando passavam exatamente 40 dias sobre a morte da jovem Mahsa Amini e milhares de manifestantes protestavam em mais de 25 cidades iranianas, um novo ataque terrorista abalou o país. Três homens armados entraram no santuário muçulmano xiita de Shah Cheragh, em Shiraz (sul do Irão), enquanto centenas de fiéis se preparavam para rezar, e dispararam sobre eles, provocando pelo menos 15 vítimas mortais e 40 feridos, avançou a Al Jazeera.
Dois navios já em causa
Novo Governo italiano ameaça bloquear barcos com migrantes
O novo Governo de Itália já começou a dar sinais da sua política relativamente à imigração. Ainda mal sentado no seu posto, Matteo Piantedosi, que é o novo ministro do Interior, já disse que pode impedir o desembarque de migrantes que demandem os portos italianos em barcos estrangeiros.
Mais de um mês depois
Reféns católicos libertados em segurança nos Camarões
Cinco padres, uma freira e três leigos católicos que haviam sido sequestrados no passado dia 16 de setembro nos Camarões foram libertados em segurança, informou "com grande alegria" o bispo de Mamfé, Aloysius Fondong Abangalo, citado esta terça-feira, 25, pela...
Apelo de Roma pela Paz
Francisco no encontro inter-religioso no Coliseu: “A nossa oração tornou-se um grito”
Porque hoje a paz é gravemente violada, ferida e espezinhada, “a nossa oração tornou-se um ‘grito’”, afirmou o Papa Francisco na oração final do ato de culto realizado no Coliseu, no encerramento do encontro convocado pela Comunidade de Santos Egídio em que participaram três chefes de Estado e alguns dos mais altos representantes das várias religiões. Estes assinaram o “Apelo de Roma pela Paz”, em que se lê: “As religiões são e devem continuar a ser uma grande fonte de paz. A paz é sagrada, a guerra nunca pode ser sagrada!”.
Audiência de uma hora no Vaticano
Macron desafia o Papa a convocar Putin, Cirilo e Biden
O Presidente francês, Emmanuel Macron, revelou aos jornalistas no avião de regresso a Paris que, na audiência de segunda-feira, 24 de outubro, tinha pedido ao Papa Francisco que, para favorecer o processo de paz na Ucrânia, chamasse ao Vaticano o presidente russo Vladimir Putin, o patriarca da Igreja Ortodoxa, Cirilo, e o presidente dos EUA, Joe Biden.
Grandes desafios requerem colaboração com a Europa
Bispos italianos apontam União Europeia ao Governo
A tragédia da guerra em curso é o principal desafio que o Governo Meloni enfrenta e que só pode encarado “em plena harmonia com a Europa, na busca inevitável e urgente de um caminho certo que possa finalmente levar à paz”, escreve o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), no comunicado em que felicita a primeira-ministra pela sua tomada de posse.
Embora reconhecendo resistências
Vaticano põe em destaque frutos do acordo com a China
O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, considerou a renovação do acordo provisório com a República Popular da China sobre a nomeação de bispos católicos “um compromisso imperfeito”, mas indicou vários frutos positivos desse acordo. A Santa Sé...
República Democrática do Congo
Freira morre em hospital incendiado por grupo jihadista
Uma freira católica em missão na República Democrática do Congo foi uma das duas vítimas mortais de um ataque ao hospital da aldeia de Maboya, no leste do país, perpetrado na semana passada por um grupo armado ligado ao Estado Islâmico, avançou esta...
Um democrata-cristão na política
Adriano Moreira (1922-2022): “A teóloga mais importante da minha vida foi a minha mãe”
Adriano Moreira foi o político português que mais se assumiu como da corrente democrata-cristã. Académico reconhecido, passou pela política enquanto ministro do Ultramar no Estado Novo e líder do CDS já durante a democracia. Morreu em Lisboa neste domingo, 23 de Outubro, mês e meio depois de completar 100 anos, a 6 de Setembro.
Turquia
Uso do véu é tema de polémica pré-eleitoral
O líder do principal partido da oposição a Recep Erdogan, na Turquia, apresentou recentemente uma proposta de lei que confere às mulheres o direito a usar véu.
[Brasil, Religião e Poder]
Nacionalismo Cristão: um projeto em ascensão no Brasil?
Assim, o cristianismo que predomina no Brasil em termos de força mobilizadora, é o cristianismo evangélico. Não à toa que o foco dos debates presidenciais não é de ordem econômica, mas moral.
Encontro Internacional em Roma
Comunidade de Santo Egídio aposta na “diplomacia da paz”
A Comunidade de Santo Egídio acolhe a partir deste domingo, 23 de outubro, em Roma, o Encontro Internacional de Diálogo e Oração pela Paz entre as Religiões do Mundo, que tem prevista, além do Papa Francisco, a presença de três chefes de Estado. “O Grito pela Paz” é o tema da edição deste ano.
A poucos dias do encontro com Papa
Macron visita mesquita de Paris e defende lei contra o islamismo radical
O Presidente francês Emmanuel Macron visitou a Grande Mesquita de Paris na passada quarta-feira, 19, data em se cumpriam 100 anos sobre a colocação da primeira pedra do templo que apelidou de farol para o “Islão de França”. A poucos dias do seu encontro com o Papa Francisco, agendado para 24 de outubro, Macron fez questão de defender a chamada lei do separatismo, aprovada há pouco mais de um ano e que, apesar de criticada por muitos muçulmanos, é vista pelo líder político como uma norma jurídica que “oferece salvaguardas” contra o islamismo radical.
EUA
Bispos exigem que políticos se unam para “reforma integral da imigração”
Com milhares de imigrantes a tentar entrar diariamente nos Estados Unidos da América, particularmente vindos da Venezuela, e Joe Biden a recuperar leis implementadas no passado por Donald Trump que permitem expulsá-los, os bispos norte-americanos emitiram esta semana um comunicado exigindo aos líderes do governo que deixem o partidarismo de lado e trabalhem juntos numa “reforma integral da imigração”, que “reconheça a dignidade inviolável de todos os recém-chegados”.
Sem alterações ao anterior
Acordo entre Vaticano e China será renovado esta semana
Confirmando a intenção já adiantada no passado mês de setembro pelo cardeal Pietro Parolin, o Vaticano e a China irão renovar, no próximo sábado, 22 de outubro, o acordo assinado em 2018 e renovado em 2020, para a nomeação conjunta de bispos para o país. A...
Igreja cada vez mais limitada
Polícia da Eritreia detém um bispo e dois padres sem dar justificações
O bispo de Segheneity, no sul da Eritreia, e dois padres da mesma região foram detidos na semana passada pela polícia nacional sem que para tal fosse apresentada qualquer justificação. Os três terão sido levados para a prisão militar de Adi Abeto, avançou esta terça-feira, 18, a Agenzia Fides.
Depois da assembleia na Alemanha
Representante do Conselho Mundial de Igrejas foi à Rússia pedir paz
O secretário-geral interino do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), Ioan Sauca, deslocou-se esta semana a Moscovo para “construir pontes de paz”. A visita incluiu um encontro com o patriarca Cirilo e outros representantes daquela que é a maior Igreja a fazer parte do órgão ecuménico, e onde foram apresentadas as conclusões da XI Assembleia Geral do Conselho Mundial de Igrejas que ocorreu em Karlsruhe, na Alemanha, no início de setembro, em particular a declaração aprovada sobre a guerra na Ucrânia.
Hostilidade cresce nos EUA
Trump critica judeus norte-americanos e é acusado de antissemitismo
O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, considera que nenhum Presidente fez mais por Israel do que ele, e que os “maravilhosos evangélicos apreciam muito mais isso do que as pessoas de fé judaica, especialmente aqueles que vivem nos EUA”, escreveu na rede social detida por si próprio, a Truth Social, no passado domingo, 16. A afirmação já foi condenada pela porta-voz da Casa Branca e por diversas organizações judaicas norte-americanas.
Iraque
Refugiados cristãos vão ser desalojados para construção de centro comercial em Bagdad
Em 2014, centenas de cristãos tiveram de abandonar as suas casas em Mossul e outras localidades da Planície de Nínive (no norte do Iraque) devido ao avanço das milícias do autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Muitos encontraram refúgio em Badgad, num conjunto de edifícios que ficou conhecido como Campo de Refugiados Virgem Maria. Mas 120 famílias acabam de receber uma ordem de despejo da parte do Governo, porque esses edifícios, que pertencem ao Estado, serão convertidos num centro comercial.
Alemanha
Grande mesquita de Colónia autorizada a fazer ouvir chamamento à oração
O chamamento à oração da Grande Mesquita de Colónia, que constitui o maior templo muçulmano na Alemanha, fez-se ouvir pela primeira vez na cidade na passada sexta-feira, 14. Líderes religiosos e municipais chegaram a acordo para que a autorização fosse finalmente emitida, depois de várias mesquitas do país terem já obtido também essa permissão.
Jornada em Lisboa
Governo assegura logística da “Feira das vocações” e do parque das confissões na JMJ
A logística da organização do “Centro de Reconciliação” e da “Feira das Vocações”, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, ficarão a cargo do Governo e da sua Estrutura de Missão (EM), no âmbito do aumento de verba decidido na última reunião do Conselho de Ministros, quinta-feira passada, dia 13, conforme o 7MARGENS noticiou.
Fátima
Irmã Lúcia, a vidente política
No dia 13 de Maio de 1917, a pequena Lúcia pergunta: “Quando acaba a guerra?” Mais tarde, intercede pelo médico comunista do convento onde vive, na Galiza… Mística, prática, ingénua, sem opiniões próprias no campo político, foi ditando modos de ver a guerra, o comunismo, o papel de Salazar. Uma vidente nos meandros da política.
“Loucura da guerra” na Ucrânia
Bispos católicos da Europa apelam à abertura de negociações
A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) lançou esta sexta-feira, 14, um apelo veemente à Rússia para suspender a guerra na Ucrânia e a todas as partes para que se abram a negociações que respeitem a integridade territorial da Ucrânia.
Não é considerado discriminação
Tribunal europeu determina que empresas podem proibir símbolos religiosos
O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que as empresas que proíbam os seus trabalhadores de usar símbolos visíveis das suas convicções religiosas, filosóficas ou espirituais não constitui uma discriminação direta, desde que a regra se aplique de forma geral e indiferenciada a todos os funcionários.
Conselho de Ministros decidiu
Governo destina 36,5 milhões à JMJ – além da segurança, mobilidade e saúde, cujos valores ficam à espera das inscrições
O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira, 13 de Outubro, um reforço da verba já anteriormente decidida para o grupo de projecto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Agora, “a estimativa dos custos da responsabilidade do Governo” é de 36,5 milhões de euros, diz ao 7MARGENS fonte oficial do gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares (MAAP). Mas “estas contas não incluem ainda custos com segurança, mobilidade, saúde”, entre outros factores. Até porque as inscrições para a participação na JMJ só abrem nas próximas semanas “e tudo dependerá do total de participantes”.
Bispos condenaram "exploração da fé"
Entre vaias e aplausos, Bolsonaro prossegue campanha pelo voto religioso
Foi um feriado preenchido para Bolsonaro: manhã numa igreja evangélica em Belo Horizonte, tarde no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil cuja festa é celebrada a 12 de outubro. Entre vaias e aplausos, o Presidente e candidato à reeleição no próximo dia 30 fez questão de cumprir a sua agenda de campanha junto do eleitorado evangélico e católico.
Suíça
Mulheres que usem burca em público arriscam multa de mil euros
O governo suíço submeteu ao parlamento esta quarta-feira, 12, um projeto de lei que prevê uma multa de 990 francos suíços (cerca de 1020 euros) para quem violar a proibição de cobrir o rosto em público, a qual tinha já sido aprovada num referendo vinculativo em 2021, com 51% dos votos.
Eleições presidenciais
Cristãos escrevem carta aberta às mulheres e homens de fé do Brasil
“Não lavemos as nossas mãos! Não silenciemos! Escolhamos o Presidente do Brasil impulsionados pela fé e pelo compromisso com uma vida digna e justa para todas e todos”, diz uma carta aberta de dirigentes e ativistas religiosos, dirigida “às mulheres e homens de fé” daquele país.
Após encontro com Macron
Papa une-se a oração inter-religiosa pela paz no Coliseu de Roma
O Vaticano confirmou esta terça-feira,11, que o Papa Francisco irá reunir-se diversos líderes religiosos e políticos para uma oração pela paz, no próximo dia 25 de outubro, no Coliseu de Roma. Esta oração será o ato final de um encontro internacional organizado pela Comunidade de Sant’Egídio, que vai já na sua 36º edição, e que este ano será subordinado ao tema “O grito da paz. Religiões e culturas em diálogo”.
Sugestão vem do México
Os 5 compromissos que um político católico deve assumir
A Academia de Líderes Católicos revelou cinco compromissos comportamentais básicos para os políticos católicos mexicanos fazerem uma “revolução” na actividade política; sugeriu que estes acordos fossem um presente à Virgem de Guadalupe no período que antecedeu o 12 de Dezembro de 2031, o 500º aniversário do Evento Guadalupan.
Após relatório preocupante
Debate sobre crimes contra uigures chumbado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, recusou esta quinta-feira, 6, debater os abusos contra a minoria muçulmana uigur que estarão a acontecer na região chinesa de Xinjiang e que, de acordo com um relatório divulgado em agosto pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, corresponderão a “crimes contra a humanidade”. A moção tinha sido apresentada por dez países ocidentais, entre os quais os Estados Unidos da América e o Reino Unido, mas foi rejeitada com 19 votos contra (da própria China e de aliados habituais como Cuba e a Venezuela, mas também do Paquistão e da Indonésia, dois grandes países muçulmanos).
Índia
Violência contra muçulmanos intensifica-se
As autoridades da Índia estão usando cada vez mais punições sumárias e abusivas contra os muçulmanos considerados infratores da lei, disse hoje a Human Rights Watch (HRW). Em vários estados governados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), as autoridades demoliram casas e propriedades muçulmanas sem autorização legal e, mais recentemente, açoitaram publicamente muçulmanos acusados de perturbar um festival hindu,
Divulgado programa da viagem
Francisco reforçará diálogo com o islão no Bahrein
A participação no Fórum do Bahrein para o Diálogo, um encontro com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos, e uma oração ecuménica pela paz constituem alguns dos pontos altos previstos para aquela que será a 39ª viagem apostólica do Papa. De 3 a 6 de novembro, Francisco estará no Bahrein, depois de ter dito “sim” ao convite do rei Hamad bin Isa al-Khalifa, e será o primeiro Papa a visitar esta nação do Golfo, onde 70% da população se assume como muçulmana, dando assim mais um passo para reforçar o diálogo com o Islão.
Mensagem para esta sexta-feira
Trabalho digno é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC
“Num mundo em conflito, com profundas desigualdades e ambientalmente insustentável, o trabalho digno representa o caminho para a paz e a justiça social”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, na véspera do Dia Internacional pelo Trabalho Digno, que se assinala a 7 de outubro. A mensagem foi divulgada em Portugal pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, nesta quinta-feira, 6, data em que dinamiza, pelas 21 horas, uma videoconferência subordinada ao tema “Trabalho digno para todos”.
Argentina
Responsáveis religiosos contra desalojamento de comunidade mapuche
Os líderes de diferentes Igrejas cristãs de Bariloche (cidade na região da Patagónia Argentina) apelaram esta quarta-feira, 5, à busca de vias de diálogo e de paz, depois de no dia anterior as forças policiais federais terem iniciado uma operação de desalojamento de uma comunidade indígena mapuche, recorrendo ao uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha, e que resultou na detenção de pelo menos dez pessoas, entre elas uma mulher grávida e cinco menores.
Presidenciais no Brasil
Bolsonaro conquistou evangélicos, Lula venceu nos estados mais católicos
No dia 2 de outubro, na primeira volta das eleições presidenciais brasileiras, os evangélicos votaram esmagadoramente no candidato conservador, o Presidente Jair Bolsonaro, enquanto os católicos preferiram apoiar Lula, do Partido dos Trabalhadores.
Indígenas dos EUA exigem fim do “Dia de Colombo”
Vaticano prepara declaração sobre os “Descobrimentos” e o colonialismo
Enquanto o Vaticano prepara um documento de sobre “a doutrina dos Descobrimentos”, a instância máxima dos nativos americanos ligados à Igreja dos Metodistas Unidos decidiu solicitar ao Congresso dos Estados Unidos que aprove o fim do feriado federal do Dia de Colombo e a sua substituição pelo Dia dos Povos Indígenas.
Alegado encobrimento de abusos
Marcelo contactou Ornelas: “Tomei eu a iniciativa”
O Presidente da República veio justificar a sua participação no caso do alegado encobrimento de abusos sexuais pelo bispo de Leiria-Fátima, tendo necessidade de o fazer a dois tempos. De acordo com Marcelo, quando ocorreu o contacto entre os dois, José Ornelas já “sabia pela comunicação social há semanas que havia a investigação”.
Assassínio de Masha Amini
Autor de clip de protesto viral preso pelas autoridades iranianas
O artista iraniano Shervin Hajipour, cujo clip de música de apoio aos protestos populares contra o assassínio de Masha Amini teve milhões de visualizações em poucos dias, foi preso no dia 29 de setembro, de acordo com a Iran Human Rights. Veja aqui o clip.
Alarmado com a escalada da guerra
Papa pede a Putin e Zelenski que ponham fim à espiral de violência e morte
Foi um apelo solene, direto e incisivo aquele que o Papa Francisco lançou este domingo, antes da oração do Angelus, ao presidente da Federação Russa: “em nome de Deus e em nome do sentido de humanidade”, pare a guerra e a destruição de vidas e bens, “também por amor ao seu povo”.
Campanha da Amnistia Internacional
Liberdade de expressão para o Irão
A Amnistia Internacional (AI) está a promover uma Chamada à Ação (Call to Action) por causa de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos iraniana que depois de ter sido detida pela polícia do seu país por, alegadamente, não usar adequadamente a sua roupa.
Cidade de Jerusalém
Rei jordano elogiado por defender direitos dos cristãos
Os patriarcas e líderes das igrejas cristãs em Jerusalém elogiaram o rei Abdullah II da Jordânia por chamar a atenção para o que eles dizem ser “a deterioração da situação dos direitos humanos básicos” dos cristãos na cidade e em toda a chamada Terra Santa.
Indígena do povo Mura em entrevista
Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”
Aos 35 anos, Elis Santos, religiosa da Divina Providência, é uma das vozes mais ativas no Brasil na luta pelos direitos dos povos indígenas. Descendente do povo Mura e mestre em Antropologia Social, a irmã Elis falou ao 7MARGENS durante o encontro d’A Economia de Francisco, que decorreu na semana passada em Assis, e lamentou que no seu país continue a prevalecer “uma economia que mata”.
Caso Mahsa Amini
Cristãos iranianos unem-se às manifestações contra a “ditadura religiosa”
Os cristãos iranianos juntaram-se aos protestos na sequência da morte de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos detida e torturada pela polícia dos costumes iraniana por “usar roupas inadequadas”. Numa declaração assinada por diversas entidades cristãs, anunciam que “se unem à batalha pela verdade e pela justiça em relação à morte de Mahsa Amini”, a quem foi retirada a vida “apenas porque pensava diferente”.
Nicarágua
Daniel Ortega acusa Igreja de ser “assassina” e “ditatorial”
Depois de diversas ações que indiciam perseguição à Igreja Católica (da expulsão do núncio apostólico em Manágua à detenção de diversos padres e bispos, passando pelo silenciamento de vários média católicos), o Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, veio agora a público acusar a Igreja de não ser verdadeiramente cristã, e os padres de serem “um bando de assassinos”.
Alma de pobres (I)
Reli neste Verão a novela – e voltei a ver o filme – As Sandálias do Pescador, de Morris West. Farei mais referência ao filme, porque muitas mais pessoas viram o filme e nem tantas leram o livro. Continua a surpreender-me a actualidade do seu argumento e as semelhanças com o momento que estamos a viver no mundo.
Cardeal Zuppi assina comunicado
Bispos italianos pedem a novo governo que acolha os migrantes
O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Matteo Zuppi, apelou aos vencedores das eleições legislativas no país, vistos como hostis a grande parte da agenda social do Papa, que exerçam o seu mandato como uma “alta responsabilidade, ao serviço de todos, começando pelos mais débeis”, nomeadamente os migrantes. Numa declaração publicada esta terça-feira, 27, no site da CEI, o também arcebispo de Bolonha fez questão de assegurar que a própria Igreja continuará a defender o bem comum com “severidade”.
A pedido das autoridades
Cáritas encerra atividades na Argélia
A Igreja Católica da Argélia anunciou o encerramento, a partir de 1 de outubro, de todas as atividades e obras de caridade implementadas pela Cáritas Argélia, O encerramento “completo e definitivo” foi comunicado através de uma declaração assinada pelo arcebispo emérito de Argel, Paul Desfarges, onde se refere que “a medida drástica é tomada em cumprimento do pedido das autoridades públicas argelinas”, avança o Vatican News.
“Terra da Fraternidade” – um novo espaço na internet lançado por sindicalistas cristãos
Terra da Fraternidade é a designação de um espaço de encontro e intervenção no âmbito religioso, “alimentado por vozes de diferentes tradições e espiritualidades que lutam pelo progresso social”, que é formalmente lançado nesta quarta-feira, 28.
No cantão de Lucerna
Referendo disse “não” a financiar quartel para a Guarda Suíça
Os cidadãos do cantão de Lucerna, na Suíça, recusaram em referendo que o governo local despendesse 400 mil francos suíços (cerca de 418 mil euros] na construção de um novo quartel para a Guarda no Vaticano.
Dia Mundial do Migrante e Refugiado
“Mudanças” na narrativa xenófoba em Portugal
A diretora da Obra Católica de Migrações (OCPM) afirmou que a Igreja “não pode aceitar” discursos racista e xenófobos, pedindo uma “mudança” na narrativa. “Aquilo que é preocupante é quando transformamos os migrantes em bodes expiatórios. E é isso que a Igreja não pode aceitar e que a Igreja não aceita”.
Agora que estão mais visíveis
“Melhorar as condições de trabalho” das “atividades socialmente relevantes”
Os participantes na Assembleia Geral do Movimento Europeu dos Trabalhadores Cristãos reunidos em Lisboa de 21 a 24 de setembro avisam que, em virtude da pandemia ter tornado mais visíveis as profissões “socialmente relevantes”, é preciso que agora se trabalhe para “melhorar de forma sustentáveis as condições trabalho” dessas pessoas.
Ucrânia é “guerra interna”
Patriarca Cirilo: “Morte em combate limpa todos os pecados”
Daqui partiu para a reflexão sobre o sacrifício de “muitos” que hoje “estão a morrer nos campos da guerra interna”, como chama agora à guerra na Ucrânia, que vê como fazendo parte da grande Rússia.
Ortodoxos e muçulmanos em socorro de Putin
“Não temam a morte, vão combater!”, diz Patriarca Cirilo aos reservistas
Uma pessoa de “verdadeira fé” não verga ao medo da morte e deve ir combater. A mensagem é do Patriarca Cirilo, líder da Igreja Ortodoxa Russa (IOR) e foi proferida durante um sermão no Mosteiro Zachatyevsky, em Moscovo, na última quarta-feira, 21 de setembro.
Censo de 2021
Irlanda do Norte: mais católicos do que protestantes
Pela primeira vez desde que há 101 anos foi criada, a Irlanda do Norte conta com mais católicos do que protestantes. A maioria que se diz católica ou de formação católica não chega aos 45,7 por cento, mas supera os 43,5 por cento que se reconhece como protestante, revelam os dados preliminares do censo de 2021 divulgados pela Northern Ireland Statistics and Research Agency a 22 de setembro.
Índia
Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão
O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.
20 anos de relações diplomáticas
Vaticano abre nova embaixada em Timor-Leste
Depois de 20 anos de relações diplomáticas, o Vaticano abriu uma nova embaixada em Díli, capital de Timor-Leste, naquilo que a agência católica asiática UCA News descreveu como um esforço para fortalecer os laços com a pequena nação de maioria católica do Sudeste asiático.
Como o Brasil destruiu a Marcha para Jesus
Afastada do espírito original, a Marcha para Jesus no Brasil transformou-se em palanque para disputa política, para atacar adversários e para promoção pessoal. Portanto, reduziu-se agora a uma marcha sem Jesus uma vez que Ele não é cabo eleitoral de ninguém.
Hong Kong
Julgamento do cardeal Zen adiado, por entre críticas ao Papa
Estava previsto para segunda-feira, 19, o julgamento do cardeal Joseph Zen e mais alguns colaboradores, mas o tribunal de Hong Kong passou a primeira sessão para esta quarta-feira, 21 – embora ainda não haja confirmação oficial da data. O motivo deveu-se ao facto de um dos juízes ter testado positivo ao coronavírus, segundo a agência católica de informação Asia News.
Bispos "chocados"
Camarões: Uma igreja católica queimada, seis religiosos e dois leigos raptados
Cinco padres, uma religiosa e dois leigos foram raptados por homens armados na diocese de Manfé (no sudoeste dos Camarões, perto da fronteira com a Nigéria), onde foi também queimada a igreja católica de Santa Maria de Nchang, noticiou este domingo 18, o Vatican News. Os bispos da província eclesiástica de Bamenda dizem-se chocados com este ato sem precedentes e pedem a libertação imediata das vítimas.
Encontro em Buckingham
“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos
Carlos III disse perante mais de 30 líderes religiosos da Grã-Bretanha que se assume como “um cristão anglicano comprometido”. Mas aquele que é o novo Governador Supremo da Igreja de Inglaterra sublinhou também que “o soberano tem um dever adicional” de “proteger a diversidade do país”, incluindo “o espaço para a própria fé, e a sua prática através das religiões, culturas, tradições e crenças”.
Estados Unidos
Políticos em campanha instrumentalizam imigrantes
Os migrantes que, dos países da América Central, demandam os Estados Unidos da América (EUA) em busca de uma vida melhor estão, nestes dias, a ser objeto de instrumentalização por parte de governadores estaduais que procuram, desse modo, conquistar votos dos seus eleitorados.
Amnistia Internacional
Os trabalhadores dos estádios do Qatar também têm direitos
Uma nova sondagem global requisitada pela Amnistia Internacional revela que quase três quartos (73%) dos adultos inquiridos defende que a FIFA deve indemnizar os trabalhadores migrantes que sofreram violações de direitos humanos durante os preparativos para o Campeonato do Mundo de 2022.
Exigida investigação da ONU
Parlamento Europeu condena “energicamente” repressão contra Igreja na Nicarágua
O Parlamento Europeu condenou “energicamente” esta quinta-feira, 15, a “repressão” e detenções de membros da Igreja católica na Nicarágua, em particular do bispo Rolando Álvarez, exigindo a sua libertação e uma investigação formal por parte da ONU ao Presidente Daniel Ortega por crimes contra a humanidade.
Último dia de congresso com o Papa
Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno
O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.
Congresso de líderes religiosos no Cazaquistão
Começou “um novo movimento global para a paz”?
O apelo foi lançado pelo presidente cazaque, Kassym-Jomart Tokayev, na intervenção inaugural do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais: “precisamos todos de um novo movimento global para a paz”, afirmou. E, a avaliar pelos discursos que se seguiram, foi bem recebido. No evento, que esta quarta e quinta-feira reúne em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão mais de uma centena de delegações de 50 países, e inclui a participação do Papa Francisco, do grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, do rabino-chefe sefardita de Israel, Yitzhak Yosef, e do responsável pelo Departamento das Relações Externas do Patriarcado de Moscovo, metropolita António, a palavra “paz” tem sido, de longe, uma das mais repetidas.
Bispo de Pemba ao 7M
Atenção ao conflito de Cabo Delgado e uma estratégia para o afrontar
Preocupado com o agravamento da violência na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, em consequência dos ataques mortais de um grupo de insurgentes conotado com jihadistas, António Juliasse Ferreira Sandramo, bispo da diocese de Pemba (que coincide com a referida província), considera que a situação não se resolverá se apenas for tratada como um assunto do foro militar.
1926-2022
Isabel II, a rainha que salvou Deus
“Deus me ajude a cumprir o meu voto”, disse Isabel no dia em que jurou dedicar a sua vida ao serviço da nação, ainda como princesa, com apenas 21 anos. Seis anos depois, a sua coroação e unção com óleo sagrado na Abadia de Westminster, em Londres (onde dentro de dez dias terão lugar as suas cerimónias fúnebres), selava a estreita ligação entre a monarquia e a religião.
Igreja Ortodoxa Russa já reagiu
Parlamento da Letónia obriga Igreja a autonomizar-se do Patriarcado de Moscovo
O Parlamento da Letónia aprovou emendas à lei sobre a independência da Igreja Ortodoxa local, para que esta rompa formalmente e por completo todos os laços com o Patriarcado de Moscovo, avançou o Religión Digital esta sexta-feira, 9.
Estados árabes do Golfo
Netflix acusada de violar “valores e princípios islâmicos”
Os estados árabes do Golfo exigiram à plataforma de streaming Netflix que remova todo o conteúdo considerado violador dos “valores e princípios sociais islâmicos”, noticiou esta semana a BBC News. Várias séries e filmes disponibilizados recentemente, incluindo alguns destinados a crianças, estarão a infringir os regulamentos, alertaram os órgãos de vigilância dos media do Conselho de Cooperação Saudita e do Golfo.
Viagem ao Cazaquistão
Papa esperado com alegria e esperança no país onde menos de 1% são católicos
Menos de 1% dos 19 milhões de habitantes do Cazaquistão são católicos, mas nem por isso o entusiasmo com a visita do Papa Francisco ao país, que terá lugar nos próximos dias 13 a 15 de setembro, é pequeno. Numa conferência online promovida esta quarta-feira, 7, pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), José Luis Mumbiela (bispo na diocese de Amaty, a maior cidade do Cazaquistão) assegurou que para a população esta viagem é “uma grande festa” já que o Papa “é muito querido”.
“Dolorosa” Ucrânia na assembleia do CMI
“Silêncio, cantemos!” Os cristãos à procura da unidade no meio de muitas tensões
Podem um minuto de silêncio e um canto ajudar na busca da unidade entre os cristãos? O irmão Aloïs, prior da comunidade ecuménica e monástica de Taizé (França), surpreendeu os mais de quatro mil delegados da assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) ao propor, na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro, que os dois últimos minutos da sua intervenção fossem divididos entre o silêncio e um canto de louvor.
Moçambique
Religiosa italiana assassinada em ataque a missão comboniana
A missão comboniana de Chipene, na fronteira com a província de Cabo Delgado, em Moçambique, foi alvo de um ataque na noite desta terça-feira, 6. Um grupo armado não identificado pegou fogo às instalações onde dormiam e trabalhavam os religiosos, e assassinou a tiro uma irmã italiana. Outras duas missionárias combonianas e dois padres fidei donum terão conseguido fugir e estão até ao momento incontactáveis.
Expulso em março
Ex-núncio da Nicarágua nomeado para Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mauritânia e Senegal
O Papa Francisco nomeou esta terça-feira, 6 , como Núncio Apostólico no Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Mauritânia, Waldemar Stanisław Sommertag, arcebispo titular de Maastricht, e até agora Núncio Apostólico na Nicarágua, noticiou o Vatican News.
Incêndios e decapitações
Nova vaga de ataques terroristas atinge Cabo Delgado
Uma série de ataques terroristas atingiu a província de Cabo Delgado, em Moçambique, nas últimas semanas, denunciou o Denis Hurley Peace Institute, órgão associado da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral. De acordo com informações daquela organização, veiculadas pelo jornal Crux esta terça-feira, 6, pelo menos 70 casas e um camião que transportava milho foram incendiados na vila de Nacuale e várias pessoas foram decapitadas no final de agosto.
As assembleias ecuménicas e as crises mundiais
Dos despojos da guerra em 1948 ao confronto violento em 2022
Como restaurar a comunhão entre cidadãos e entre Igrejas cristãs dilaceradas pela guerra? Em 1948, quando se realizou a primeira assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), como três quartos de século depois, na 11ª assembleia da organização, a realidade com que se confrontam as 352 igrejas protestantes, ortodoxas e anglicanas que constituem o CMI são muito semelhantes.
Jesuítas da América Latina apelam
“Em nome de Deus, cesse a repressão” na Nicarágua
“Em nome de Deus, cesse a repressão.” O grito foi, noutros tempos, do bispo Óscar Romero, mas agora foi citado pelos provinciais dos jesuítas da América Latina e Caribe, em carta aberta dirigida este sábado, 3, “aos responsáveis por tantas mortes e violências em vários países do continente, mas particularmente na Nicarágua”.
Em entrevista à TV italiana
Parolin admite renovação de acordo com China
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, revelou que uma delegação da Santa Sé irá visitar novamente a China, tendo como objetivo a eventual renovação do acordo provisório, assinado em 2018 por ambas as partes e renovado em 2020, para a nomeação conjunta de bispos para o país. A garantia foi dada numa entrevista à RAI, emissora pública italiana.
Relatório da Amnistia Internacional
Governo indiano aumenta repressão sobre os media e ativistas
O número de assassinatos de civis por grupos armados na região da Caxemira aumentou 20 por cento nos últimos três anos, atingindo em particular a comunidade minoritária hindu, revela um relatório da Amnistia Internacional divulgado este sábado, dia 3 de setembro.