Estado, Política e Religiões
Por um "ambiente neutro"
Uso de símbolos religiosos no trabalho pode ser proibido, decide Tribunal de Justiça da UE
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu esta terça-feira, 28 de novembro, que a administração pública de um país pode proibir os seus funcionários de usarem visivelmente qualquer sinal que revele crenças filosóficas ou religiosas, a fim de criar um “ambiente administrativo neutro”.
Polarização aumenta
Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas
“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.
Em quatro encontros online
Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança
Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.
Belém "está de luto e triste"
Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado
Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.
Comissariada pelo diretor do 7MARGENS
Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento
O cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, da Santa Sé, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, serão os intervenientes no colóquio “As religiões como património da humanidade”, que decorre no próximo dia 13 de Dezembro, a partir das 18h, na Sala do Senado da Assembleia da República.
24 novembro, no Porto e em Lisboa
Vigílias procuram criar um sobressalto a favor do clima
Criar na sociedade portuguesa um sobressalto quanto à urgência de agir para salvar o planeta e defender a vida é o objetivo das vigílias que terão lugar ao fim da tarde da próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, inspiradas pelos textos do Papa Francisco e com os olhos postos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que vai decorrer no Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
Presidente da AIS alerta
Myanmar: “O sofrimento atingiu um ponto crítico”
Uma “nova espiral de violência” em Myanmar está a preocupar a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). De acordo com a presidente da organização, Regina Lynch, já nem as igrejas são seguras para aqueles que ali procuram refúgio e muitas têm sido evacuadas.
À Margem
Um vazio grave. Uma pergunta fundamental sem resposta
Há um vazio grave que a Igreja Católica em Portugal não tem sido capaz de responder nos últimos anos. E há uma pergunta fundamental sem resposta.
Iniciativa da Fundação AIS
Vem aí a Semana Vermelha, para lembrar que a perseguição religiosa existe
Porque é preciso alertar que “no mundo, nos nossos dias, em demasiados países”, continua a existir perseguição religiosa, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) promove, de 17 a 26 de novembro, mais uma Semana Vermelha. Ao longo dessa semana, inúmeros edifícios públicos, igrejas e monumentos irão iluminar-se de vermelho, diversas paróquias organizarão momentos de oração e será divulgado, em vários pontos do pais, o mais recente relatório da organização sobre a liberdade religiosa no mundo.
“Refuseniks” dão a cara
Os jovens israelitas que recusam alistar-se num “exército de ocupação”
Há jovens, em Israel, a fazer objeção de consciência, recusando-se a prestar serviço nas forças armadas, devido à política de ocupação de territórios palestinianos. Alguns dizem mesmo: “Fomos nós que criámos este monstro”.
Necessária "resposta internacional"
Conselho Mundial de Igrejas pede ajuda para os deslocados de Nagorno-Karabakh
A população e as igrejas arménias precisam urgentemente de “uma resposta internacional generosa para atender às necessidades humanitárias dos refugiados que fugiram de Nagorno-Karabakh, especialmente mulheres vulneráveis, crianças, idosos, pessoas com deficiência e pessoas que não têm outros meios de subsistência”, alertou esta terça-feira, 14 de novembro, o comité executivo do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que esteve reunido em Abuja (Nigéria), ao longo da última semana.
Repressão intensifica-se
Bahá’is sofrem nova vaga de buscas domiciliárias e detenções no Irão
As forças de segurança iranianas invadiram na semana passada, sem apresentar qualquer justificação, as casas de mais de 20 bahá’is e, após agredi-los física e verbalmente, levaram pelo menos 19 sob custódia, desconhecendo-se o seu paradeiro. Estas “detenções e buscas domiciliárias confirmam os receios crescentes de que o governo do Irão tenha redobrado a sua repressão à comunidade bahá’í perseguida” no país, denuncia a Comunidade Internacional Bahá’í.
Na abertura da assembleia da CEP
Bispos reconhecem que podem acompanhar melhor as vítimas de abusos
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, abriu esta segunda-feira, 13 de novembro, a assembleia plenária daquele organismo, com “um profundo, sincero e humilde de perdão” dirigido às vítimas de abusos no seio da Igreja portuguesa, tendo depois reconhecido que “é possível melhorar, passo a passo, no modo de agir, olhar, escutar, reparar e acompanhar” essas mesmas vítimas.
Religiões, conflitos e diálogo
Ao ler as opiniões que se vão publicando a respeito da trágica situação que vive hoje a Terra Santa, nota-se nelas a tendência para tomar partido. O cardeal D. Américo Aguiar disse que esse é um grande perigo e parece-me que tem razão. Contrária a essa visão “partidária” é a de quem procura colocar-se no lugar do outro. [A opinião de Pedro Vaz Patto]
Pelos 48 anos da independência
Bispos de Angola pedem “comunicação social credível” e fim da corrupção no país
Os bispos católicos angolanos estão preocupados com a “corrupção gangrenosa que drenou do país os seus recursos” e apelam ao “estabelecimento efetivo de um Estado democrático”. Nesse sentido, pedem também “uma comunicação social credível” que “evite a propaganda” e possa ser “instrumento de paz”.
Lançamento mundial confirmado
A autobiografia do Papa Francisco chega na primavera de 2024
A editora HarperCollins confirmou esta semana que irá lançar, já na próxima primavera e a nível mundial, a primeira autobiografia do Papa Francisco. Intitulado “Life. A minha história na História”, o livro conta a história da vida de Bergoglio, entrelaçada com os eventos que foram marcando a história da Humanidade, desde a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, quando ele tinha apenas três anos, até à atualidade.
Assembleia de outono da Comece
“Esperamos mais da União Europeia”, disseram bispos reunidos em Bruxelas
Perante os conflitos que grassam no mundo, em particular na Ucrânia e na Terra Santa, os “episódios alarmantes de terrorismo” e o “aumento do antissemitismo”, o Presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), Mariano Crociata, manifestou nos últimos dias estar desiludido com as posições que têm sido adotadas pela UE e apontou as eleições do próximo ano como “um prazo crucial”.
ONG inter-religiosa denuncia
TotalEnergies desrespeita milhares de sepulturas para construir maior oleoduto do mundo
São mais de duas mil as sepulturas localizadas ao longo do percurso daquele que se prevê que venha a ser o maior oleoduto do mundo, cruzando o Uganda e a Tanzânia. Com a sua construção, a cargo da petrolífera francesa TotalEnergies, a maioria destes túmulos está a ser destruída, danificada ou relocalizada, “sem qualquer respeito pelos ritos e tradições funerárias locais”, denunciou esta quinta-feira, 9 de novembro, a ONG inter-religiosa GreenFaith.
À margem
O martírio de Rolando, bispo de Matagalpa
Era um sábado, aquele 2 de abril de 2011. Ainda ele não tinha chegado a Matagalpa, já os fiéis mais curiosos se começavam a juntar nas bordas da estrada que vinha de Manágua, na direção do interior do país. As bandas de música marcavam presença e algumas casas comerciais haviam colocado colunas com música de louvor à Virgem e afixado imagens do Papa e do novo bispo. Rolando era o seu nome. Rolando Alvarez Lagos.
Perseguição religiosa continua
China pede a tibetanos que denunciem o Dalai Lama
O regime pró-Pequim no Tibete pediu a centenas de professores e estudantes que denunciem o Dalai Lama – o líder supremo do budismo tibetano – pelas suas alegadas atividades separatistas, durante uma ação de formação em que os instruiu também a “conferir a sua lealdade à ideologia do Estado”.
Telefonema pela paz
Presidente iraniano falou com o Papa e ambos concordam: cessar-fogo é urgente
O Papa conversou este domingo, 5 de novembro, com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, depois de este último ter manifestado interesse em que dialogassem sobre o o conflito Israel-Palestina. O telefonema reforçou o sentimento mútuo de que é urgente o cessar-fogo no Médio Oriente, assim como o compromisso da parte de ambos de que farão tudo aquilo que estiver ao seu alcance para conseguir que este se torne realidade.
Patriarca russo apoia Putin
Ucrânia quer levar Cirilo ao Tribunal Penal Internacional
A Procuradoria-Geral e a autoridade nacional de segurança da Ucrânia anunciaram a decisão de enviar ao Tribunal Penal Internacional uma denúncia contra o responsável máximo da Igreja Ortodoxa Russa, o patriarca Cirilo, acusando-o de inspirador e instigador da guerra de agressão armada desencadeada pelo regime de Putin contra o país vizinho.
Entrevista
Monja Coen: “Temos de ensinar a não-violência e o diálogo às crianças”
Descendente de portugueses, a monja Coen, missionária budista brasileira, esteve recentemente em Lisboa e no Porto para o lançamento de “108 Contos e Parábolas Orientais”, uma seleção de pequenos textos que diz serem capazes de “abrir a mente e tranquilizar a alma”. Nesta entrevista, fala ao 7MARGENS do seu percurso espiritual, da importância do diálogo inter-religioso no caminho para a paz, e de um passo muito importante que temos de dar: do “eu” até ao “nós”.
Pré-publicação
Reedição de “Repensar Portugal”, obra emblemática do padre Manuel Antunes
Uma reedição do livro Repensar Portugal, da autoria do padre jesuíta Manuel Antunes (Sertã, 1918 – Lisboa, 1985) será apresentada na Assembleia da República, na tarde desta sexta-feira, 3 de novembro, dia do nascimento do pensador. A apresentação da obra, a partir das 14h30, estará a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins.
Pré-publicação
Moçambique: Colonização e Igreja Católica
Na iminência do cinquentenário do 25 de Abril de 1974 e quando se celebram 100 anos do nascimento do arcebispo de Nampula, Manuel Vieira Pinto, Amadeu Gomes de Araújo e Manuel Vilas Boas decidiram-se pela escrita, a quatro mãos, da História de Moçambique e do papel da Igreja Católica, durante a colonização.
Inglaterra e Gales
Bispos católicos pedem ao Governo orçamento que dê prioridade aos pobres
O Governo enfrenta decisões difíceis, mas não pode deixar de “aumentar os benefícios sociais”, “dando prioridade às famílias pobres com crianças”, afirmam os bispos católicos de Inglaterra e Gales. “Quase um em cada 10 dos adultos em idade ativa e 7 por cento das crianças vivem em agregados familiares de baixos rendimentos”, lembram.
Durante convenção anual
Católicos na Índia chocados com ataque que matou três testemunhas de Jeová
A Igreja Católica Siro-Malabar (Índia) considera que as explosões que ocorreram este domingo, 29, durante uma convenção em que estavam reunidas cerca de duas mil testemunhas de Jeová e que provocaram a morte a duas mulheres e uma criança e fizeram pelo menos 50 feridos, terão sido “uma tentativa deliberada e planeada de destruir a natureza secular de Kerala”, o Estado do sul do país onde ocorreu o ataque.
Estados Unidos da América
Presidente da Câmara dos Representantes diz-se escolhido por Deus
O congressista republicano do estado do Luisiana (EUA), Mike Johnson, glosou a epístola de São Paulo aos Romanos no seu primeiro discurso depois de ter sido eleito presidente da Câmara dos Representantes para afirmar que a sua escolha era obra de Deus: “Acredito que as Escrituras, a Bíblia, são muito claras: Deus é quem ergue aqueles que têm autoridade”.
Dia de jejum e oração pela paz
Patriarca de Jerusalém envia vídeo para Setúbal pela paz na região
O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, agradeceu “a solidariedade, as orações” da juventude da Diocese de Setúbal, numa vídeo-mensagem enviada na véspera da vigília de oração pela escuta, o diálogo e a paz.
Campanha nas redes sociais
“Vem, Francisco, o teu povo está à tua espera”, pedem argentinos
O Papa assumiu que, no topo da lista das viagens que ainda gostaria de fazer, está o seu país natal, a Argentina. E os argentinos fizeram questão de partilhar que a vontade é mútua. Através de uma campanha lançada pela Família Grande Hogar de Cristo (instituição de solidariedade social que nasceu impulsionada por Francisco quando este ainda era arcebispo de Buenos Aires), são já muitos os vídeos a inundar as redes sociais e a pedir: “Vem, Francisco, o teu povo está à tua espera”. E há quem alerte que, caso o candidato presidencial Javier Milei ganhe as eleições, essa visita será “ainda mais necessária”.
Carta à Assembleia das Nações Unidas
Organizações cristãs pedem convenção para redistribuição justa da riqueza
Numa carta dirigida à Assembleia Geral das Nações Unidas, cinco organizações representando mais de 600 milhões de cristãos em 120 países pediram aos líderes mundiais ali reunidos que avancem no processo de elaboração de “uma convenção sobre os impostos juridicamente vinculativa, garantindo que esta responde às necessidades dos países em desenvolvimento”, revelou esta segunda-feira, 23 de outubro, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Conflito no Médio Oriente
Papa denuncia crise humanitária em Gaza, patriarca aponta caminho para paz
O Papa reforçou a sua preocupação com o conflito entre Israel e o Hamas, numa intervenção em que denunciou a crise humana em Gaza e renovou os seus apelos à libertação dos reféns. Já o patriarca latino de Jerusalém enfatizou que, para alcançar a verdadeira paz no Médio Oriente, será necessário que ambos os lados reconheçam os erros do passado.
"Crime de guerra"
Ataque aéreo atinge complexo da igreja greco-ortodoxa em Gaza
Um ataque aéreo israelita atingiu na noite desta quinta-feira, 19, o complexo da igreja greco-ortodoxa de São Porfírio, uma das mais antigas de Gaza, provocando a morte a pelo menos 16 pessoas das centenas que ali se encontravam abrigadas. Para o Patriarcado Ortodoxo de Jerusalém, trata-se de “um crime de guerra”. O Conselho Mundial de Igrejas também já condenou este “ataque injusto” e pediu à comunidade internacional que imponha “proteções para os santuários de refúgio, incluindo hospitais, escolas e locais de culto”.
Receando atritos com muçulmanos
Cristãos aconselhados a não cantar salmos “pró-Israel” no Paquistão
Um arcebispo católico da província paquistanesa de Punjab, a mais populosa do país e lar de grande parte da comunidade cristã, exortou os fiéis a evitarem hinos litúrgicos e salmos de louvor a Israel, temendo uma possível reação negativa naquela nação de maioria muçulmana, onde muitos consideram o conflito Israel-Palestina como uma luta judaico-islâmica.
Acordo não inclui bispo Álvarez
Santa Sé acolhe 12 padres que estavam detidos na Nicarágua
O Governo da Nicarágua, liderado por Daniel Ortega, libertou esta quarta-feira, 18 de outubro, 12 padres que haviam sido detidos pela polícia estatal, autorizando que estes viajassem para o Vaticano, onde serão acolhidos. Entre os religiosos, cuja libertação acontece após um acordo com a Santa Sé, não se encontra o bispo Rolando Álvarez, condenado em fevereiro a 26 anos de prisão.
Guerras de irmãos
Como o protagonista cinematográfico que torna inofensivo o engenho explosivo que tem perante si, Jonathan Sacks lê os textos bíblicos mais desabridos, particularmente aqueles que se centram na rivalidade fraterna (Caim e Abel, Isaac e Ismael, Jacob e Esaú, Lia e Raquel, José e os seus irmãos), interpretando-os de modo a extirpar-lhes o ressentimento e o ódio que suscitaram a animosidade entre judeus, cristãos e muçulmanos e a exemplificar como da hostilidade se pode evoluir até à reconciliação.
Estudo apresentado na Batalha
Conventos e mosteiros devem abrir para receber pessoas sem casa
O Convento das Bernardas, em Lisboa, além de alojar presentemente o Museu das Marionetas, tem estado também a albergar pessoas sem casa. E se essa prática se estendesse a outros mosteiros e conventos abandonados ou, pelo menos, desabitados e em risco de degradação?
Parlamento aprova lei restritiva
Igreja ortodoxa pró-Moscovo vê existência ameaçada
O parlamento ucraniano aprovou esta quinta-feira, 19, por larga maioria e em primeira leitura, uma emenda à lei de enquadramento das organizações religiosas que pode vir a ter como consequência a ilegalização da Igreja Ortodoxa da Ucrânia historicamente ligada ao Patriarcado de Moscovo.
Arcebispo de Cantuária lamenta
Ataque a hospital anglicano é “uma perda atroz e devastadora de vidas inocentes”
O arcebispo de Cantuária e chefe da Igreja de Inglaterra, Justin Welby, renovou esta quarta-feira, 18 de outubro, .o seu apelo à proteção de civis, depois do ataque a um hospital em Gaza, que terá provocado 500 mortos. “Esta é uma perda atroz e devastadora de vidas inocentes. O Hospital Ahli é gerido pela Igreja Anglicana. Estou de luto com os nossos irmãos e irmãs, por favor rezem por eles”, escreveu Welby.
"Mensagem importante para o mundo"
Líder do Conselho Mundial de Igrejas elogia “Laudate Deum” de Francisco
O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Jerry Pillay, considera a mais recente exortação apostólica do Papa Francisco, Laudate Deum, “uma mensagem importante para um mundo que caminha rumo ao colapso climático” e compromete-se a “trabalhar em conjunto e unir esforços para mover o mundo rumo a um futuro mais justo e sustentável”.
Seminário internacional LOC/MTC
Trabalhadores cristãos debatem Pacto Verde Europeu em Setúbal
A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos promove esta sexta-feira e sábado (20 e 21 de outubro), em Setúbal, um seminário internacional dedicado ao tema “Pacto Verde Europeu e Emprego”.
Papa Francisco em entrevista
“A Igreja tem de mudar na forma de propor uma verdade que não muda”
Os desafios da inteligência artificial, a importância do bom humor, a falta de dignidade no trabalho, a sua relação com Deus, as viagens que ainda gostaria de fazer, e claro, como não podia deixar de ser, a guerra e o sínodo: estes foram os principais temas da mais recente entrevista ao Papa, feita pela agência de notícias Télam, da Argentina “numa tarde de setembro” e divulgada esta segunda-feira, 16 de outubro.
Conselho Mundial de Igrejas manifesta preocupação
Parlamento ucraniano pretende ilegalizar igreja ortodoxa pró-Moscovo
Saíram gorados os esforços desenvolvidos ao longo de cerca de um ano pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para reunir à mesma mesa as duas principais igrejas ortodoxas da Ucrânia: a mais importante, historicamente ligada ao Patriarcado de Moscovo (IOU-PM), e a autocéfala, mais recente, ligada ao Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (IOU-PEC). Entretanto, o Parlamento ucraniano prepara uma lei que pode levar à ilegalização da IOU-PM.
Heiner Bielefeldt, ex-relator da ONU para a Liberdade Religiosa
“A religião está intimamente ligada ao centro da identidade da pessoa”
“A liberdade religiosa pode abrir espaço também em benefício das questões de género. As leis matrimoniais estão intimamente relacionadas com as questões de género”, diz Heiner Bielefeldt, ex-relator da ONU para a Liberdade Religiosa. Nesta entrevista, também afirma que “a religião está intimamente ligada ao núcleo central da identidade da pessoa”.
Vaticano insiste na solução de dois estados
Conflito Israel-Hamas: não basta cessar-fogo
“No clima de dor, angústia, raiva, vingança e histeria de propaganda, que invadiu o cenário do Médio Oriente após o ataque do Hamas a Israel e o massacre no kibutz de Kvar Aza, a Santa Sé e o mundo católico permanecem um espaço de racionalidade e de atitude construtiva no cenário global”.
Mais de 30 mil demitidos
Afastamento de professores e estudantes no Irão lembra “purga” dos Bahá’is
O afastamento de milhares de professores e estudantes das universidades e escolas iranianas ao longo dos últimos meses - por protestarem face às medidas de segurança impostas nos campus universitários durante as manifestações pacíficas contra as leis que...
Afinal, há vizinhos em Israel e em Gaza
Não compreendo – não posso compreender – o que se passa no Médio Oriente. Não ouso tomar partidos, não tenho a solução para o conflito. Mas ouso achar que compreendi as palavras de um jovem judeu israelita e que vislumbrei nelas um caminho para a paz. Um caminho a ser traçado pela nova geração e pelo diálogo inter-religioso.
17 de outubro
Bispos católicos da Terra Santa convocam dia de oração e jejum pela paz
O Patriarca Latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, em nome dos bispos católicos da Terra Santa, convidou todas as paróquias e comunidades religiosas para que, na próxima terça-feira, 17 de outubro, façam um dia de jejum e oração pela paz e pela reconciliação.
Solidariedade
Como ajudar as vítimas do conflito Israel-Palestina?
É praticamente inútil escrever os números de mortos, feridos, reféns e deslocados na sequência do ataque surpresa e sem precedentes da parte de militantes do Hamas e da retaliação que se seguiu pelas forças israelitas. A cada minuto que passa, esses números – na ordem dos milhares – ficam desatualizados. Mas será certamente útil, isso sim, escrever de que modo é possível ajudar aqueles que estão a sofrer – de ambos os lados – com o reacender do conflito israelo-palestiniano.
Acusados de "cobardia"
Rússia: Quatro cristãos presos por se recusarem a combater na Ucrânia
Os tribunais russos já condenaram quatro homens a pena de prisão por estes se recusarem a lutar na Ucrânia devido às suas crenças religiosas. O último foi Maksim Makuskin, um cristão pentecostal que no passado dia 29 de setembro recebeu a sua sentença: uma pena de dois anos e oito meses “por se negar a matar ucranianos”.
7MARGENS revela relatório
Governo gastou menos que o previsto na organização da JMJ
O Governo gastou menos que o previsto na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), assegurou esta terça-feira, 10 de outubro, a ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, durante uma audição requerida pelo partido Chega, na qual apresentou o relatório final da “Responsabilidade e Investimento da Administração Central” na JMJ 2023, ao qual o 7MARGENS teve acesso. Tinham sido orçamentados 20 milhões de euros para assegurar as responsabilidades e compromissos assumidos pelo Governo, mas, contas feitas, os custos não ultrapassaram os 18,3 milhões.
Convite a oração global
Líderes cristãos consternados e unidos no apelo à paz no Médio Oriente
“O mundo parece ter enlouquecido, parece que contamos apenas com a força, com a violência, com o conflito, para resolver problemas que estão aí, reais, e que devem ser resolvidos com métodos bem diferentes.” A frase é do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e expressa a sua consternação com a escalada de violência em Israel. Consternação e desejo de paz que são partilhados com inúmeros líderes cristãos, assim como a vontade de que uma solução para o conflito seja encontrada que não envolva morte e destruição.
Perseguição religiosa aumenta
Polícia da Nicarágua detém quatro padres católicos numa semana
Só na semana passada, a Polícia Nacional da Nicarágua prendeu quatro padres católicos, todos pertencentes à diocese de Estelí, no norte do país. Na mesma semana, um novo relatório sobre a perseguição religiosa na Nicarágua dava conta de que o número de agressões à Igreja e comunidade católicas por parte do regime ditatorial de Ortega continua a aumentar: nos primeiros oito meses do ano, foram registados mais de 200 ataques.
“Laudate Deum”, um apelo à ação
Oito anos depois da publicação da carta encíclica Laudato si’, o Papa Francisco assinou no dia de S. Francisco de Assis a exortação apostólica Laudate Deum, onde regressa ao cuidado do maltratado planeta, exprimindo profunda preocupação pela nossa casa comum. No fundo, o impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e famílias. Estão em causa a saúde, o emprego, o acesso aos recursos, a habitação e as migrações forçadas.
Busca de caminhos para a paz
Cirilo e Francisco: encontro no horizonte, mas visões antagónicas
Desde a visita à China do cardeal enviado do Papa, Matteo Zuppi, no âmbito da exploração de caminhos para que termine a guerra na Ucrânia desencadeada pela Rússia que as posições de Moscovo deram sinais de maior flexibilidade, quer no plano político quer na esfera religiosa. Mas o caminho a desbravar é ainda significativo.
País com 95% de muçulmanos sunitas
Discriminação por motivos religiosos a subir na Tunísia
Está a crescer na Tunísia, no Norte de África, o discurso de ódio contra minorias religiosas, com incidência nos 12 meses de 2022. O Relatório, que é produzido pela Associação Attalaki, dá conta de 122 casos de discriminação e de discurso de ódio, 55 dos quais cometidos contra indivíduos pertencentes a minorias religiosas.
Lei islâmica
Irão usa inteligência artificial nas “fatwas”
As autoridades governamentais do Irão querem utilizar inteligência artificial (IA) para ajudar os clérigos islâmicos a emitir fatwas, ou decisões da lei islâmica, a uma velocidade sem precedentes. Também o supremo líder iraniano, o aiatola Ali Khamenei, instou os clérigos a prestarem mais atenção às possibilidades que a IA oferece.
Encontro no Vaticano
“É fácil” António Costa converter-se à palavra do Papa sobre paz, migrações, clima e desigualdades
O primeiro-ministro António Costa afirmou que “é fácil” converter-se “à palavra do Papa” Francisco, no que diz respeito a temas como as migrações, as alterações climáticas ou a necessidade de se encontrar a paz e combater as desigualdades.
Índia
Arcebispo de Manipur apela a intervenção do Governo para acabar com violência
O arcebispo de Imphal, em Manipur, na Índia, alerta para o facto de continuar a registar-se violência étnica e religiosa na região – particularmente contra os cristãos que ali vivem – e lamenta a falta de intervenção do Governo central liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi. “Se ele disser ‘parem’, sinto que a violência vai parar, mas se ninguém intervier, a situação vai prolongar-se por muitos mais meses”, afirma Dominic Lumon.
Extremismo aumenta
Mesquita destruída na Suécia em alegado fogo posto
A mesquita da cidade de Eskilstuna (no sudeste da Suécia) foi destruída por um incêndio que os membros da comunidade acreditam ter sido causado deliberadamente, dado que, ao longo do último ano, foram várias as ameaças recebidas, noticiou o site The Muslim Times esta quinta-feira, 28 de setembro.
Nagorno-Karabakh
Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio
Não é algo que se costume referir quando se fala da Arménia, mas sem dúvida que é uma informação importante para compreender o que se passa no enclave de Nagorno-Karabakh (internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado de facto por arménios desde o colapso da União Soviética): trata-se da primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV. E o enclave, ao qual os habitantes locais chamam Artsakh, é o território ancestral de 120 mil pessoas, dos quais 98% são arménios cristãos, e lar de inúmeras igrejas e mosteiros que estão entre os mais antigos do mundo.
Encontro quinta de manhã no Vaticano
António Costa com o Papa para agradecer JMJ em Portugal
Um agradecimento ao Papa pela realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa é o que motiva a viagem de António Costa ao Vaticano, na manhã desta quinta-feira, 28. O primeiro-ministro português encontra-se com Francisco a sós, a partir das 9h.
Perseguição dura há 44 anos
Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU
Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.
Munique acolhe judeus
Sim, a sede dos rabinos na Europa mudou-se mesmo para a cidade berço do Partido Nazi
A controversa e histórica decisão já tinha sido anunciada em maio deste ano, e agora tornou-se mesmo realidade: a Conferência Europeia de Rabinos (CER) transferiu a sua sede de Londres para Munique, cidade berço do partido nazi.
Dia do Migrante e do Refugiado
Papa: “Para muitos, direito de migrar tornou-se uma obrigação”
O Papa assinalou este domingo, dia 24, no Vaticano, o 109.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, sublinhando que a decisão de deixar a própria terra deve ser uma escolha “livre”. “Migrar deveria ser uma escolha livre, nunca a única possível.” No regresso de Marselha, Francisco assumiu “frustração” com a guerra da Ucrânia.
Proibida de usar um quimono na escola
Estudante muçulmana francesa queixa-se de discriminação
Uma estudante muçulmana, que tinha sido rejeitada na escola por usar um quimono, uma peça de vestuário japonesa, em França, apresentou uma queixa à ONU por ter sido “discriminada” devido à sua filiação religiosa.
Na Cisjordânia e em Jerusalém
Conselho Mundial de Igrejas regista “violência crescente” contra palestinianos
No período de 28 de junho a 9 de setembro, 57% das violações de direitos humanos registadas pela equipa do Programa de Acompanhamento Ecuménico do Conselho Mundial de Igrejas na Palestina e em Israel (CMI-EAPPI) foram contra palestinianos na Cisjordânia e em...
Lista final divulgada
Dois bispos da China continental entre os participantes do Sínodo
Dois bispos da China foram adicionados à “lista completa e definitiva” de participantes na primeira sessão da assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade, divulgada esta quinta-feira, 21 de setembro. O cardeal Luis Ladaria, que concluiu recentemente o seu mandato como prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, já não estará presente, ao contrário do que havia sido anunciado em julho.
Instituição católica denuncia
Cristãos são os alvos dos ataques em Nagorno-Karabach
O Azerbaijão visou especificamente os cristãos arménios na ofensiva militar desta semana ao território de Nagorno-Karabakh, denuncia a instituição de caridade católica francesa L’Œuvre d’Orient num comunicado divulgado esta quarta-feira, 20 de setembro. O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas, reverendo Jerry Pillay, esteve em Nagorno-Karabakh nos últimos dias e constatou o bloqueio à entrada de ajuda humanitária na região.
Recusando influência de Cirilo
Igreja Ortodoxa da Moldávia em processo de afastamento de Moscovo
Nos últimos meses, tem-se assistido, na República da Moldávia, a um fenómeno de transferência considerada maciça de clero da Igreja Ortodoxa Moldava (IOM), vinculada ao Patriarcado de Moscovo, para a Igreja Metropolitana Ortodoxa autónoma da Bessarábia, canonicamente ligada ao Patriarcado da Roménia.
44ª Viagem apostólica
O Papa vai a Marselha – não a França – com o foco nos migrantes
Francisco disse-o aos jornalistas, em jeito de piada, quando regressava da Jornada Mundial da Juventude: “Irei a Marselha, mas à França… não!”. Falava a sério. Esta sexta-feira, 22 de setembro, o Papa viaja até Marselha, não para visitar a segunda mais populosa cidade de uma das maiores potências europeias, mas sim porque é ali, naquela localidade portuária, que estão a decorrer os Encontros Mediterrâneos – um festival que reúne 70 jovens de diferentes crenças e 70 líderes religiosos dos países que fazem fronteira com o Mediterrâneo, para refletir sobre uma das suas grandes preocupações: o drama dos migrantes.
Populações em pânico
Cabo Delgado: Pelo menos 12 cristãos assassinados em ataque terrorista
Um grupo de terroristas do Daesh (o autoproclamado Estado Islâmico) atacou na passada sexta-feira, 15, a aldeia de Naquitengue, em Cabo Delgado, e assassinou pelo menos 12 cristãos, depois de os ter separado do resto da população muçulmana. Há também registo de casas queimadas e de bens destruídos, avança a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta segunda-feira, depois de ter falado com um missionário presente na região.
Extermínio na II Guerra Mundial
Documento de 1942 revela que Pio XII sabia do genocídio dos judeus
“No forno crematório perto de Rava Rus’ka, ou seja, em Bełzec [na Polónia, então ocupada pelos alemães], todos os dias morrem até 6.000 homens, especialmente polacos e judeus.” É esta a frase-chave de uma carta enviada em 14 de dezembro de 1942 ao secretário particular de Pio XII, que permite concluir que o pontífice soube do genocídio.
António Marujo em entrevista
“A dimensão religiosa pode ser um fator de estabilidade na União Europeia, em vez de ser o seu contrário”
O jornalista e diretor do 7MARGENS, António Marujo, é o convidado do mais recente episódio do podcast “E se falássemos da Europa”, conduzido pela deputada socialista Margarida Marques, e publicado esta sexta-feira, 15 de setembro.
Este fim de semana
Organizações religiosas unem-se a “mobilização histórica” pelo fim dos combustíveis fósseis
Mais de 50 instituições religiosas, pertencentes à rede GreenFaith, vão manifestar-se este domingo, 17 de setembro, em Nova Iorque (EUA), integrando a Marcha para Acabar com os Combustíveis Fósseis, na qual são esperadas cerca de 15 mil pessoas. A associação ambientalista portuguesa ZERO também irá marcar presença nesta ação.
Dia 21 de setembro
Parlamento promove segundo colóquio sobre Liberdade Religiosa
A Assembleia da República promove, no próximo dia 21 de setembro, o segundo de um ciclo de três colóquios dedicados à temática da liberdade religiosa. Depois de, em junho, ter sido debatida a “Democracia e Liberdade Religiosa”, agora será a vez de refletir sobre “A Liberdade Religiosa e a Liberdade de Expressão”.
Perseguição continua
Mais um padre preso na Nicarágua… por pedir orações pelo bispo
O padre Osman José Amador Guillén, último diretor da Cáritas Estelí (Nicarágua) – fechada pelo governo sandinista em março deste ano – foi detido pela polícia estatal na noite da passada sexta-feira, 8 de setembro, depois de ter pedido aos seus paroquianos que rezassem pelo bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez, que se encontra preso desde fevereiro.
Vaticano confirma
Cardeal Zuppi em Pequim para nova etapa da sua “missão de paz”
Depois de Kyiv, Moscovo e Washington, o cardeal italiano Matteo Zuppi – delegado papal para a mediação do conflito na Ucrânia – rumou a Pequim para encontrar-se esta quarta-feira, 13 de setembro, com o primeiro-ministro Li Qiang, naquela que é assumida pelo Vaticano como “mais uma etapa para apoiar as iniciativas humanitárias e a busca de caminhos que possam levar a uma paz justa”.
Em Berlim até 12 de setembro
Encontro no “espírito de Assis” procura “a audácia da paz”
“A audácia da paz” é o título do 37º encontro internacional “no espírito de Assis” organizado pela Comunidade de Sant’Egidio que começou ontem, domingo, dia 10 de setembro, em Berlim.
50 anos do golpe que derrubou Allende
“Fazer memória é vital para o Chile”
A 11 de setembro de 1973, o general Augusto Pinochet tomou o poder no Chile ao derrubar o Presidente Salvador Allende. O golpe de Estado iria marcar o início de uma ditadura sangrenta, oficialmente responsável por 3.200 assassinatos e desaparecimentos.
Em nome de 600 milhões de pessoas
Organizações cristãs pedem ao G20 impostos superiores para os mais ricos
Aumentar os impostos sobre os mais ricos (2% para os milionários, 3% para aqueles com rendimentos acima de 50 milhões de dólares e 5% para os bilionários) poderia gerar anualmente 2,5 triliões de dólares, “o suficiente para tirar da pobreza 2,3 mil milhões de pessoas e oferecer cuidados de saúde e proteção social universais a 3,6 mil milhões de pessoas”, afirmam várias federações ecuménicas de igrejas cristãs, numa carta aberta ao G20, o grupo de países mais poderosos do mundo que estará reunido nos próximos dias 9 e 10 de setembro na Índia.
6 e 7 de novembro de 2023
Confirmado encontro de líderes religiosos em Abu Dhabi, nas vésperas da COP28
Uma cimeira global com os líderes religiosos de todo o mundo terá lugar em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), de 6 a 7 de novembro, para discutir o papel crucial das comunidades religiosas face às alterações climáticas. A organização deste evento, que antecede a COP 28 no mesmo país, já havia sido avançada pelo Papa, durante uma entrevista no início de agosto, mas na altura Francisco referiu-se a ele como “um encontro para a paz”.
Sínodo da Igreja Greco-Católica Ucraniana
A longa conversa dos bispos ucranianos com o Papa terminou num abraço
Os bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana estão reunidos em Roma, até 13 de setembro, para aquele que é o seu segundo Sínodo desde o início da guerra. Esta quarta-feira, 6, foram recebidos pelo Papa e, numa conversa que durou quase duas horas, contaram-lhe que algumas das suas declarações tinham sido “dolorosas e difíceis para os ucranianos”. O Papa escutou “atentamente” cada um e reafirmou: “Estou com o povo ucraniano”. No final, o abraço fraterno ao arcebispo-mor de Kyiv, Sviatoslav Shevchuk, valeu ainda mais que as palavras.
Para agradecer pela JMJ
António Costa vai ser recebido pelo Papa
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, vai ser recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano, no próximo dia 28 de setembro, para agradecer a “escolha de Portugal para a realização da JMJ”. Segundo nota divulgada esta terça-feira, 5, pelo gabinete de António Costa, este vai ser recebido também pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
França
298 alunas foram de abaya para a escola, 67 recusaram tirá-la e voltaram para casa
Apesar da recente lei que proíbe o uso de abayas nas escolas francesas, houve 298 raparigas que as levaram vestidas para as aulas nesta segunda-feira, 4 de setembro, dia em que teve início o ano escolar naquele país para os alunos do ensino secundário. Destas jovens, 67 recusaram-se, após “diálogo e pedagogia”, a retirar o longo vestido e “foram para casa”, avança o canal televisivo TF1.
Denúncia do Patriarca Bartolomeu
“A teologia da guerra que vem da Rússia dividiu o mundo ortodoxo”
O Patriarca Ecuménico Bartolomeu, de Constantinopla, disse na última sexta-feira, dia 1, que os esforços que desenvolveu no sentido da unidade e cooperação das igrejas ortodoxas autocéfalas (independentes) “foi destruído nos últimos anos por uma nova eclesiologia, que vem do norte, e uma nova teologia, a teologia da guerra”.
Papa Francisco no regresso ao Vaticano
O Sínodo “não é um programa televisivo” nem “um parlamento” e não pode “cair em ideologias”
Das dez perguntas feitas ao Papa pelos jornalistas que o acompanharam esta segunda-feira, 4 de setembro, no voo de regresso da viagem apostólica à Mongólia, três foram sobre o Sínodo, cuja primeira assembleia geral ordinária arranca dia 4 de outubro, em Roma. Face à curiosidade e preocupações dos repórteres, que não serão autorizados a acompanhar diretamente o evento, Francisco assegurou que “no Sínodo não há lugar para ideologia” e que, não se tratando de “um programa televisivo” nem de “um parlamento”, haverá espaço para o “intercâmbio religioso” e para o “diálogo”… e será “abertíssimo”.
Visita à Mongólia
“Que não haja confusão entre credo e violência”, apela Francisco
O Papa apelou no domingo, dia 3, ao diálogo entre religiões, rejeitando qualquer justificação da violência com os ensinamentos da fé, num encontro com representantes de vários credos, na Mongólia. “O nosso comportamento é chamado a confirmar nos factos os ensinamentos que professamos; não os pode contradizer.”
Na sua visita à "jovem" Mongólia
“Deus ama a pequenez e gosta de realizar grandes coisas mediante a pequenez”, diz o Papa
De visita à Mongólia, o Papa Francisco apelou à construção da paz, saudando o exemplo desta nação asiática, que visita pela primeira vez.
Para promover inclusão
Chamamento muçulmano à oração já pode soar livremente em Nova Iorque
A partir desta sexta-feira, 1 de setembro, as mesquitas de Nova Iorque (EUA) já não vão precisar de uma autorização especial para fazer soar publicamente o azan (ou adhan) – chamamento islâmico à oração. A medida foi implementada pelo prefeito Eric Adams e visa, segundo ele, promover um espírito de inclusão.
Detidas no aeroporto
Talibã impedem jovens afegãs de deixar o país para estudar no Dubai
Depois de, em dezembro de 2022, os Talibã terem proibido as raparigas de frequentar o ensino universitário no Afeganistão, perto de cem jovens afegãs terão obtido bolsas de estudo através de uma empresa nos Emirados Árabes Unidos para estudarem na Universidade do Dubai. Mas pelo menos 60 destas raparigas foram já impedidas de sair do país.
Esclarecimento da sala de imprensa
Papa exaltou lógica imperialista russa? Não, garante o Vaticano
Mais uma vez, as palavras do Papa terão sido mal interpretadas, e a Sala de Imprensa da Santa Sé sentiu necessidade de esclarecer o seu verdadeiro sentido. Em causa está o que Francisco disse, através de videoconferência, aos 400 jovens reunidos na 10ª Jornada da Juventude Russa, no passado dia 25 de agosto, e que levaram responsáveis políticos, religiosos e inúmeros meios de comunicação ucranianos a acusá-lo de fazer “propaganda imperialista” a favor da Rússia.
Longa túnica muçulmana
França: “Não poderemos mais usar abaya na escola”
O uso da abaya, uma túnica longa, será proibido nas escolas francesas, depois de o ministro da Educação francês, Gabriel Attal, ter afirmado este domingo, dia 27, que não se poderá “mais usar abaya na escola” em França. “A laicidade é a liberdade de emancipar-se através da escola”, insistiu o ministro.
Paquistão
Clérigos muçulmanos pediram perdão pela perseguição de cristãos
O arcebispo de Lahore, no Paquistão, revelou que vários clérigos muçulmanos do país pediram perdão pelas perseguições e destruições praticadas por fiéis muçulmanos às comunidades cristãs de Jaranwala, no estado do Punjab, há cerca de uma semana, comprometendo-se a ajudar a minorar o sofrimento infligido.
Confiscadas todas as propriedades
Regime de Ortega ilegaliza jesuítas na Nicarágua
Governo de Manágua declarou, na quarta-feira, dia 23 de agosto, que a Companhia de Jesus é ilegal na Nicarágua e ordenaram que fossem confiscadas “todas as suas propriedades”. A Província Centro-Americana da Companhia de Jesus condenou o que considera parte de um contexto nacional de repressão sistemática.
Apoio a organizações
UE vai promover liberdade de religião e de crença
A União Europeia (UE) anunciou que vai lançar ainda este ano um convite à apresentação de propostas para apoiar as organizações que trabalham para promover e proteger a liberdade de religião e de crença, no valor de 5 milhões de euros.
Na fronteira com Iémen
Arábia Saudita mata centenas de migrantes etíopes
Guardas fronteiriços sauditas dispararam contra centenas de migrantes etíopes e requerentes de asilo que tentaram cruzar a fronteira entre o Iémen e a Arábia Saudita, entre março de 2022 e junho de 2023. Human Rights Watch denuncia possíveis crimes contra a humanidade.
Pastor luterano
Clérigo entre os indiciados na falsificação de resultados eleitorais nos EUA
Entre os 18 indiciados que se juntam ao ex-presidente Trump na tentativa de alterar os resultados da eleição de 2020, que deu a vitória ao presidente Joseph Biden, um grande júri incluiu também o nome do pastor Stephen Cliffgard Lee, ligado ao Sínodo da Igreja Luterana do Missouri.
Depois de encerrar a universidade
Nicarágua despeja os jesuítas responsáveis pela UCA
A Província centro-americana da Companhia de Jesus, com sede em San Salvador, condenou veementemente o “despejo” de seis padres jesuítas da sua residência na Nicarágua. Estes padres eram responsáveis pela supervisão da Universidade Centro-Americana (UCA), que foi encerrada pelas autoridades do país no início desta semana.
Cirilo e a guerra da Ucrânia
Tensões nas igrejas ortodoxas do Patriarcado de Moscovo
A Igreja Ortodoxa Russa mantém-se firme no suporte à política de agressão de Putin, mas as pressões e penalizações sobre os padres que manifestem dissentimento têm sido imediatas.
Chechénia
Filho de Kadyrov espanca prisioneiro na prisão e é louvado por isso
Nikita Jouravliev, de 19 anos, foi preso na primavera deste ano por ter sido visto num vídeo com o Corão queimado na mão, junto a uma mesquita de Volgogrado (antiga Estalinegrado), na Rússia, tendo sido acusado de “ofender os sentimentos dos crentes”.
Acusação de “terrorismo”
Governo da Nicarágua confisca a UCA, prestigiada universidade dos Jesuítas
“A UCA é um centro de terrorismo”. Foi esta a acusação que o regime ditatorial da Nicarágua invocou para calar e neutralizar aquela que é considerada uma das mais prestigiadas universidades privadas da América Central, a Universidade Centro-Americana da Nicarágua (UCA),dirigida pela Companhia de Jesus, com sede em Manágua.
Apesar dos avisos
Partido político instrumentaliza JMJ na sua orientação contra os imigrantes
A Jornada Mundial da Juventude está a ser utilizada pelo Partido de André Ventura para difundir a mensagem – não fundada em factos – de que há “milhares de peregrinos” oriundos de África e do Médio Oriente cujo rasto foi perdido, sugerindo a ideia de que a JMJ...
Dois anos depois da entrada dos talibans
No Afeganistão, mulheres de mais de 12 anos a estudar são … zero
O número de mulheres a frequentar o ensino superior no Afeganistão era superior a uma centena de milhar em 2021, contra apenas cinco mil em 2005, segundo dados divulgados pela UNESCO. Hoje, esse número causa estarrecimento e revolta, desde logo, entre as mulheres afegãs: é zero.
500 famílias cristãs fugiram de casa
Seis igrejas invadidas no Paquistão
Uma multidão muçulmana atacou um bairro cristão na província paquistanesa de Punjab por causa da alegada profanação do Alcorão por dois cristãos, deixando seis igrejas danificadas, segundo relatos que chegam do país.
Cardeal Pietro Parolin está no terreno
Vaticano com iniciativas de paz nos Camarões e no Sudão do Sul
Há pedidos expressos pelo Papa Francisco no Angelus que encontram um reduzido eco nos media. É, de um modo geral, o caso dos que se reportam a conflitos que ocorrem em África.
Celebrações com o sinal da cruz
A polémica religiosa de Cristiano Ronaldo
https://www.youtube.com/watch?v=0jDyv0Q1yQY&t=16s A imprensa internacional, e não apenas a desportiva, tem dado amplo destaque a uma polémica protagonizada por Cristiano Ronaldo na quarta-feira, dia 9 de Agosto. Ao marcar um penálti, o jogador...
Pietro Parolin preside
Ordenado o primeiro núncio apostólico angolano
O primeiro núncio apostólico angolano, Germano Penemote, é ordenado no dia 12 de Agosto na cidade de Ondjiva, província de Cunene.
Na Basílica dos Mártires
A pequena grande exposição que pode “ajudar a salvar vidas”
“Impressionante”, “comovente”, “absolutamente necessária”… O impacto que a exposição de artigos religiosos profanados e danificados no Iraque (na Basílica dos Mártires, em Lisboa, até esta sexta-feira, 4 de agosto) é percetível nas palavras que os jovens usam para descrevê-la, e bem visível na expressão do seu olhar, entre o choque, a consternação e a compaixão.
Jovens na JMJ pedem mais misericórdia para reclusos
“Na Igreja, há quem nos queira calar, mas o Papa estaria do nosso lado”
Com sorte, este grupo de jovens ainda entrega um folheto destes ao Papa, dizem eles, convictos. Contestando o estado das prisões em Portugal, foram ao Parque do Perdão, onde estão os confessionários feitos por 150 presos, para sensibilizar para os valores da misericórdia e do perdão. Mas houve responsáveis da Igreja que os quiseram impedir. “Lamentável”, diz o presidente da Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos.
A grande subversão feminina da piedade popular
ContrEconomia (10/fim) – E Deus foi salvo pelas mulheres
Nestes textos, o investigador fala sobre a empresa e a sua organização na altura da Reforma e da Contra-Reforma e sobre as interpelações que a situação contemporânea coloca à consciência religiosa e cristãs. Neste último artigo da série, o autor aborda o que considera a grande subversão feminina da piedade popular. As mulheres – diz – rezavam, com lágrimas, beijos e mãos, e orações mudas, mas belíssimas.
Evocando Lei de 1974
Indonésia: tribunal impede casamentos inter-religiosos
O Supremo Tribunal Federal Indonésio enviou um ofício aos tribunais de primeira instância exigindo que cumpram a Lei do Casamento, de 1974, e não aceitem os casamentos entre pessoas de fé diferente.
Patriarca Cirilo acusa Ucrânia de perseguição religiosa
A guerra paralela entre igrejas ortodoxas que se digladiam a propósito da Ucrânia entrou em efervescência nestes últimos dias, com a decisão judicial de passar a efetiva a prisão domiciliária a que estava sujeito o abade de Lavra de Pechersk-Kyiv, o maior, mais importante e simbólico mosteiro ortodoxo ucraniano.
Visitas guiadas em Lisboa
Participantes da JMJ convidados a descobrir o 25 de Abril
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril associou-se à Jornada Mundial da Juventude e vai desafiar todos os participantes “a descobrirem o momento fundador da democracia portuguesa”, através de visitas guiadas ao Quartel do Carmo, ao Museu da GNR e à mostra expositiva “A Paz é possível. A Vigília da Capela do Rato e a contestação à Guerra Colonial”, que será reposta no Palácio da Independência.
Tensões políticas no Iraque
Patriarca caldeu abandona Bagdad após deixar de ser reconhecido como líder máximo católico
O patriarca da Igreja Católica Caldeia do Iraque, Louis Raphael I Sako, acaba de anunciar que não voltará ao patriarcado de Badgad, mas irá estabelecer-se no Curdistão autónomo, na sequência da escalada de tensões com o Presidente do país, Abdel Latif Rachid, o qual revogou o decreto de 2013 que reconhecia Sako como líder máximo dos católicos de rito caldeu “no país e no mundo”, encarregado de administrar os fundos e as propriedades da Igreja naquela nação islâmica.
Artigo do jesuíta David Hollenbach
“A não-violência e a tradição da guerra justa”: contributos para o debate
Deve-se defender a não violência, por ela decorrer do Evangelho e de se ser seguidor de Cristo ou há condições e situações que justificam a adoção da guerra, em nome da justiça? O simples colocar a pergunta, quando, na Europa, um país invadiu outro país, matou, violentou e destruiu poderá soar a provocação ou insensibilidade. Mas nada pode impedir de pensar e conversar sobre questões difíceis, do ponto de vista ético e moral, pelo menos para alertar que o caminho e o horizonte não podem ser a guerra, mas antes a paz.
Depois da decisão de cancelar o apoio
Igrejas unem-se para pedir ajuda alimentar para a Etiópia
O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Caritas Internationalis, a ACT Alliance, a Aliança Evangélica Mundial e a Federação Luterana Mundial juntaram-se para protestar contra a decisão da USAID, e consequentemente do Programa Alimentar Mundial da ONU de suspenderem o fornecimento de comida à Etiópia.
Resposta à Agenda para a Paz, de Guterres
“É vital que os cristãos afirmem o importante trabalho de paz da ONU”, diz Aliança Evangélica Mundial
A Aliança Evangélica Mundial (WEA, na sigla em inglês) considera que “é vital que os cristãos afirmem o importante trabalho de paz da ONU”. Numa declaração enviada às Nações Unidas como contributo para a Nova Agenda para a Paz proposta pelo Secretário-Geral, António Guterres, a WEA considera ser “hoje evidente que ainda temos muito trabalho a fazer para chegarmos a um mundo pacífico”.
Projeto do Partido Comunista
Aviso que vem da China: “Vamos mudar a face do Cristianismo mundial”
Um dos projetos mais ambiciosos da atual liderança da República Popular da China é espalhar a ideologia comunista do regime, sob a capa de um cristianismo controlado pelo Estado. A notícia desta pretensão consta de uma reportagem que acaba de publicar o site...
Carta conjunta
Teólogos, religiosos e jornalistas pedem libertação de bispo Rolando Álvarez
Mais de 80 personalidades do mundo católico em Espanha e na América Latina assinaram uma carta conjunta em que pedem o fim da perseguição religiosa levada a cabo pelo regime totalitário de Daniel Ortega e Rosario Murilo na Nicarágua, e a libertação do bispo de...
Igrejas cristãs unânimes na condenação
“A violência não resolve, é preciso liberdade para o povo palestiniano”, defende patriarca latino de Jerusalém
Os líderes religiosos cristãos são unânimes ao condenar o ataque israelita dos últimos dias na Cisjordânia e exigir o fim de toda a violência na região. Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, adverte que haverá muito mais vítimas se o direito à autodeterminação e independência não for assegurado. “A violência não resolve, é preciso liberdade para o povo palestiniano”, defende.
Nicarágua
Tribunal Interamericano de Direitos Humanos exige “libertação imediata” de bispo Rolando Álvarez
O Tribunal Interamericano de Direitos Humanos (CIDH, na sigla em espanhol) exige que o governo da Nicarágua "proceda imediatamente à libertação" do bispo de de Matagalpa (Nicarágua), Rolando José Álvarez Lagos, condenado em fevereiro a 26 anos e quatro meses de...
Na Rússia
Movimento de objetores de consciência considerado “agente estrangeiro”
A vida dos objetores de consciência na Rússia e na Ucrânia tornou-se muito complicada, sobretudo a partir do momento da invasão e do início da guerra, segundo testemunhos que vão chegando dos dois países.
Colóquio no Parlamento
Foi a Lei da Liberdade Religiosa que abriu caminho à Concordata de 2004
Portugal é o país da Europa com uma tradição “mais liberal em matéria de liberdade religiosa”, considera o juiz-conselheiro José Sousa e Brito que, ao final da tarde desta quarta-feira, 28 de Junho, interveio no colóquio Democracia e Liberdade Religiosa, promovido pela Assembleia da República. “A Lei da Liberdade Religiosa [portuguesa] é a mais liberal das leis existentes”, afirmou.
Missão de paz
Cardeal Zuppi, enviado do Papa, está em Moscovo depois de ter ido a Kyiv
O cardeal italiano Matteo Zuppi chegou a Moscovo ao fim do dia desta terça-feira, 27 de junho, na qualidade de enviado do Papa Francisco, para encontros relacionados com a guerra da Ucrânia na perspetiva da paz. A deslocação segue-se àquela que fez, em 5 e 6 deste mês, a Kyiv, durante a qual se encontrou com o Presidente Zelensky.
Em causa visita de Modi a Washington
Obama criticado por ter condenado violação dos direitos humanos na Índia
A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, declarou-se “chocada” com as afirmações do ex-Presidente americano Barak Obama sobre a possibilidade de o desrespeito dos direitos das minorias religiosas na Índia poder levar a movimentos secessionistas, durante a visita de Estado que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fez na semana passada aos EUA.
A religião do consumo e ainda mais
ContrEconomia (6) – Há erros, mas fidelidade à Ressurreição pode e sabe resistir
A época da Contra-Reforma é também um tempo importante para a liturgia que se torna “espetáculo” distante do povo e isto influenciará muito a cultura económica latina. Depois de O Mercado e o Templo, o 7MARGENS publica agora o sexto texto de uma nova e importante série de Luigino Bruni, coordenador da iniciativa A Economia de Francisco.
Novo bispo da diocese
Nuno Almeida chega a Bragança sem “programa nem nenhum truque escondido”
O novo bispo da Diocese de Bragança-Miranda foi acolhido por jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, por estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, representantes das unidades pastorais, autarcas e pelo clero diocesano com expressões de esperança.
Crise na Rússia
Lideres ortodoxos russos ameaçam grupo Wagner
O patriarca Cirilo, de Moscovo, que, desde o desencadear da intervenção russa na Ucrânia, não escondeu, e, pelo contrário, foi assertivo no apoio a Putin e na legitimação da invasão do país vizinho, voltou a reafirmar a sua posição: “Apoio os esforços do chefe de Estado russo, a fim de evitar tumultos no nosso país.”
Relatório da Fundação AIS
“O mundo tem de saber”: mais de metade da população vive em países onde há perseguição religiosa
Em 28 países do mundo, que albergam 4,03 mil milhões de pessoas, existe perseguição religiosa. Ou seja, 51,6% da população do planeta está sujeita a ser perseguida pelo seu próprio Governo, ou assassinada, devido à religião que professa, muitas vezes com pouca ou nenhuma reação da comunidade internacional. A denúncia é feita pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), no relatório bi-anual sobre a “Liberdade Religiosa no Mundo”, lançado esta quinta-feira, 22 de junho.
Dia Nacional com várias iniciativas
Portugal é um dos países com maior liberdade religiosa no mundo, diz o Parlamento por unanimidade
A instituição do Dia Nacional da Liberdade e do Diálogo Inter-Religioso, decidida pela Assembleia da República (AR) em 2019, reflectiu “o chão comum” que todo o país partilha, “enquanto comunidade, quanto a este tema, onde religião rima, cada vez mais, com liberdade e com diálogo”. E esse chão “faz de Portugal um dos países com maior liberdade religiosa no mundo”, diz um voto de saudação ao Dia Nacional aprovado ao início da tarde desta quinta-feira, 22 de Junho, pela unanimidade dos deputados – e que pode ser lido na íntegra na página da AR.
Duas décadas da lei portuguesa
Exposição no Parlamento sobre liberdade religiosa comissariada pelo diretor do 7MARGENS
Uma exposição no Parlamento sobre a liberdade religiosa em Portugal, a propósito das duas décadas da lei, será comissariada pelo diretor do 7MARGENS, o jornalista António Marujo. Ainda sem data para a sua inauguração, a exposição deverá abrir no último trimestre do ano no Palácio de São Bento, antigo mosteiro e onde hoje está instalada a Assembleia da República.
A propósito da JMJ
Conselho de Ministros aprova amnistia e perdão de penas para jovens
O Governo português anunciou esta segunda-feira,19 de junho, a aprovação de uma proposta de lei que estabelece o perdão de penas e a amnistia de infrações praticadas por jovens entre os 16 e 30 anos. As medidas são justificadas com a realização em Portugal da Jornada Mundial da Juventude e a vinda do Papa Francisco, cujo pontificado tem sido “fortemente marcado pela exortação da reinserção social das pessoas em conflito com a lei penal”.
7MARGENS publica reportagem vídeo
A música original e ao vivo e a reportagem integral d’“A Lista do Padre Carreira”
O padre Joaquim Carreira salvou cerca de duas centenas de pessoas durante a ocupação nazi de Roma. Distinguido com o título de “Justo Entre as Nações”, uma reportagem do 7MARGENS em parceria com a TVI trouxe a sua história para a televisão. Publicamos aqui o vídeo, falando das peças originais compostas para a reportagem e da música gravada ao vivo.
Homenagem a mulheres bahá’ís
Campanha global recorda dez iranianas enforcadas há 40 anos
Começa neste domingo uma iniciativa de tributo a dez iranianas enforcadas há 40 anos por não renegarem a sua fé. As suas mortes são lembradas como um “terrível capítulo” numa longa história de luta por liberdade e justiça contra um regime totalitário.
[Brasil, Religião e Poder]
O complexo de Gabriela e uma aposta no futuro (sobre Lula e os evangélicos)
Viver sob o governo de Bolsonaro colocou o povo brasileiro em rota contrária; muitos eleitores de Lula, deixaram suas diferenças ideológicas de lado e apostaram em um futuro melhor. Esse foi o caso de parte dos evangélicos. Contudo, o Governo está negligenciando o diálogo com esse grupo. — a crónica de Maria Angélica Martins
Cabo Delgado, Moçambique
Afinal foram massacradas 1357 pessoas em Palma – e o bispo quer que o Governo decrete luto
O ataque terrorista à vila de Palma, no norte da província de Cabo Delgado, em Março de 2021, terá provocado mais de 1350 mortos e não apenas algumas dezenas, como as autoridades afirmavam, segundo revela agora uma investigação de um jornalista norte-americano, citada pela Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
A empresa, a sua organização e alguns contágios
ContrEconomia (4) – São esses dois por cento que contam
Com a genética podemos aprender lições valiosas para a vida das nossas organizações e comunidades (mesmo naquelas com motivação ideal) e aprender como se resolvem verdadeiramente os conflitos.
Iniciativa da Fundação Fratelli Tutti
“Só a fraternidade cria humanidade” – dizem 30 Prémios Nobel reunidos no Vaticano
Um grito de “não mais à guerra!”, a certeza de que “só a fraternidade cria humanidade” e o reconhecimento de que “fazer crescer a semente da fraternidade espiritual começa por nós” e que “cabe à nossa liberdade querer a fraternidade e construí-la juntos” são afirmações da Declaração da Fraternidade assinada por 30 Nobel reunidos no Vaticano.
O que se pode aprender num dia
Neste último ano, muitas destas mágoas e sofrimentos tornaram-se costumeiros e indiferentes, sendo que o estridente informativo tende a banalizá-los. Estas situações que cinicamente se justificam e se consideram ser o reconhecimento do realismo necessário para uns e outros sobreviverem. — a opinião de António Matos Ferreira
Denúncias da Amnistia
Talibãs cometem crimes de guerra e violam direito internacional
A Amnistia Internacional (AI) veio denunciar uma longa lista de crimes de guerra e violações do direito internacional humanitário cometidos pelos talibãs, no poder no Afeganistão. A lista inclui execuções extrajudiciais, tortura, tomada de reféns, detenções ilegais e incêndio de casas de civis.
Entrevista ao 7MARGENS
Américo Aguiar: “A JMJ é uma semana de fogo de artifício. Importante é o que fica e os jovens precisam de mais do que a missa ao domingo.”
A dois meses da data em que voltará a ter uma agenda menos frenética e em que já não precisará de beber quase 20 cafés por dia como fazia antes de entrar para o seminário, falámos com o bispo Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023. No gabinete...
Com o apoio da Igreja Ortodoxa Russa
Putin envia cópia de ícones para a frente de guerra
O Presidente Putin decidiu investir perto de um milhão de euros para reproduzir os ícones russos mais sagrados existentes no Museu Rublev e enviar as cópias para as cidades ucranianas do Donetz e da região de Mariupol com o objetivo de reforçar o cunho religioso que a Igreja Ortodoxa Russa vem desde o início conferindo à guerra de invasão da Ucrânia.
Contra a opinião dos especialistas
Putin oferece à Igreja Ortodoxa dois símbolos maiores da unidade russa
Por decisão do Presidente Putin, duas das peças mais famosas dos museus russos serão entregues com caráter definitivo à Igreja Ortodoxa russa. A doação comporta graves riscos de deterioração de uma delas – o ícone “A Trindade” de Andrei Rublev –, o que levou uma vintena de membros da Academia das Ciências russa a protestar contra tal transferência pelos estragos que a peça possa vir a sofrer.
Historiadora da Comunidade Judaica de Roma
Silvia Antonucci: “Durante a Segunda Guerra Mundial ninguém queria saber dos judeus”
“Durante a Segunda Guerra Mundial ninguém queria saber dos judeus”, diz a historiadora Silvia Haia Antonucci, responsável do arquivo da Sinagoga de Roma. Na entrevista para a reportagem A Lista do Padre Carreira, fala aqui também do papel do Papa Pio XII: “Querer fazer passar o Papa como o paladino que salvou todos, não é verdade.”
Entrevista "A Lista do Padre Carreira"
Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”
O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.
3 de junho, na Católica Braga
Jornada de Filosofia da Religião vai refletir sobre “o imperativo da reconciliação e da reparação”
Em contexto de guerra na Europa e de crise dos abusos na Igreja, qual a resposta da religião? “Reparação e reconciliação” podem ser a chave e servirão de mote à IV Jornada de Filosofia da Religião, agendada para o próximo sábado, 3 de junho, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O evento levará ao Campus Camões renomados conferencistas, com destaque para o filósofo e ensaísta catalão Josep Maria Esquirol.
Eutanásia
Movimento cívico disponibiliza declaração de objeção de consciência a profissionais de saúde
O Movimento Acção Ética (MAE) “propõe que os profissionais de saúde que assim o desejarem assinem uma declaração de objeção de consciência para a prática de eutanásia e de suicídio assistido”. O modelo da declaração está já disponível na página oficial do movimento, onde pode ser descarregado.
7MARGENS revela documento
Católicos de Lisboa escrevem ao Vaticano para traçar perfil do próximo patriarca
Um bispo que seja “uma voz profética”, que “promova uma Igreja sinodal”, que “saiba escutar e dialogar”, que seja “um homem de comunhão”, que tenha “capacidade de governar, usando de criatividade pastoral” e que “seja um homem prudente e de coragem”.
Nicarágua
Ortega congela contas da Igreja, acusando-a de “lavar dinheiro”
A escalada repressiva contra a Igreja católica e outras confissões religiosas na Nicarágua sobe de nível e de gravidade: nos últimos dias o poder político congelou as contas bancárias das instituições católicas do país e acusou a Igreja de branqueamento de capitais.
Congresso Nacional em Lisboa
Misericórdias debatem desafios do setor social e solidário
Os cada vez maiores desafios do setor social e solidário e o contributo da economia social para o desenvolvimento do país e no apoio à população estarão em debate no 14º Congresso Nacional das Misericórdias, que se realizará entre os dias 1 e 3 de junho, em Lisboa, após um interregno de quatro anos marcado pela pandemia. O encontro contará com representantes de Santas Casas de todo o país, investigadores, responsáveis políticos e personalidades relevantes da sociedade portuguesa.
Entrevista de vida (conclusão)
Francisco Fanhais: “Que um Deus reme connosco / na viagem”
Terceira parte da entrevista de vida a Francisco Fanhais. Nesta última fase da conversa afloram as memórias familiares, sempre a fraternidade, a missão de partilhar memórias e a denúncia de iniquidades. E também se conta como a PIDE se infiltrava entre o clero.
A história inédita dos 12 padres contestatários
O capelão expulso por querer descalçar os dois sapatos à guerra
É uma história conhecida de poucos: em 1971, houve um segundo capelão expulso do exército, depois do padre Mário de Oliveira. Além do então padre Arsénio Puim, que esteve um ano na Guiné, esta investigação permitiu ainda descobrir que pelo menos outros onze padres católicos se opuseram à Guerra Colonial e não quiseram ser capelães.
Missão de paz em andamento
Papa já mandou dois enviados especiais a Moscovo e Kyiv
O Papa Francisco mandou enviados pessoais para falar com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o objectivo de “discutir e alcançar uma trégua” na guerra que já vai no seu 449º dia. A notícia foi dada pelo Il Sismografo, blogue italiano que acompanha a actividade do Vaticano, e refere que ambos os presidentes concordaram em receber os enviados.
Encontro em Roma
Dois dias para despertar do inverno demográfico e acender a esperança
Já imaginaram um mundo sem crianças? Pelo terceiro ano, esta pergunta ressoou no Auditório da Conciliação, em Roma, onde nos dias 11 e 12 de maio decorreram os Estados Gerais da Natalidade, um evento que chama à reflexão e à ação sobre aquela que pode ser definida como uma emergência (social, económica e espiritual): a diminuição do número de nascimentos.
Em 2022
Portugal registou 417 objetores de consciência
O Ministério da Defesa registou no ano passado 417 objetores de consciência, jovens que invocaram “não poder usar a violência, de qualquer forma, contra o semelhante, quer se trate de defesa nacional, coletiva ou pessoal”, por “motivos de ordem religiosa,...
Situação agrava-se na Nicarágua
Ortega extingue a Cruz Vermelha em retaliação por socorrer vítimas de repressão
O regime autoritário de Daniel Ortega decidiu esta quarta-feira, 10 de maio, acabar com a Cruz Vermelha da Nicarágua, criada em 1931, e confiscar todos os seus bens, em retaliação pelo facto de esta organização ter acudido e cuidado das vítimas de violência policial, aquando das grandes movimentações populares antigovernamentais, em 2018.
Arcebispo de Cantuária denuncia
Projeto de lei das migrações é “moralmente inaceitável e politicamente impraticável”
“Não é preciso ser jurista para ver que aquilo que é sugerido constitui um desvio dramático em relação ao que alguma vez foi previsto no direito internacional”. A afirmação é do arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e foi proferida na Câmara dos Lordes, no Reino Unido, na discussão sobre o projeto de lei relativo à imigração.
Mensagem para o Dia Mundial do Migrante
É preciso “assegurar a todos o direito de não ter que emigrar”, diz Papa
É uma responsabilidade de todos, de cada país e da comunidade internacional: assegurar a cada pessoa “o direito a não ter que emigrar”, defende o Papa Francisco na sua mensagem para o 109º Dia Mundial do Migrante, que será celebrado a 24 de setembro, e foi divulgada esta quinta-feira 11 de maio.
Confrontos entre grupos tribais
Líderes religiosos condenam violência étnica no nordeste da Índia
O Presidente da Conferência Episcopal da Índia, Andrews Thazhath, está a pedir a todos os bispos que organizem grupos de oração em paróquias e instituições religiosas pela paz no estado de Manipur, no nordeste do país, e instou o governo a tomar as medidas necessárias para acabar com a violência vivida na última semana. O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) apelou esta terça-feira, 9 de maio, à “justiça e reconciliação”, defendendo que só estas “podem trazer uma paz duradoura”.
Assessores do Papa confirmam
Sim, a missão de paz do Vaticano existe e pode dar frutos em três meses
Apesar de Moscovo e Kiyv terem negado conhecer a missão secreta de paz que o Papa referiu aos jornalistas no voo de regresso da Hungria, ela existe mesmo: começou há oito meses e espera-se que dê fruto dentro de três. Quem o garante é o economista Stefano Zamagni, que até há bem pouco tempo presidiu à Academia Pontifícia de Ciências Sociais. Também o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, confirmou a existência da missão e manifestou “surpresa” com a reação dos governos ucraniano e russo.
Pela primeira vez
EUA colocam Cuba e Nicarágua na lista de países que violam liberdade religiosa
A Comissão para a Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos (USCIRF, na sigla em inglês) incluiu, pela primeira vez, a Cuba e a Nicarágua na lista de países “de especial preocupação” quanto à liberdade religiosa. No seu relatório anual referente a 2022, divulgado esta semana, o organismo regista “uma regressão significativa” em diversos países, havendo outros 15 Estados a figurar na mesma lista.
Em audição parlamentar
Strecht pede levantamento do segredo da confissão, Ornelas e Clemente afastam hipótese
“O segredo da Confissão é tão velho como a Igreja e não vai mudar, isso posso garantir”, afirmou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, durante a audição parlamentar a propósito do tema dos abusos sexuais na Igreja.
Semana temática
“Que dignidade para as famílias trabalhadoras?”, questiona LOC/MTC de Braga
Os baixos salários e reformas, a falta de casas a preços acessíveis, os horários laborais longos e desencontrados, o aumento do custo de vida e o aumento da prestação da casa e das rendas foram alguns dos problemas debatidos durante a 12ª Semana Temática organizada pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da arquidiocese de Braga, que decorreu de 24 a 29 de abril em Famalicão para dar resposta à questão “Que dignidade para as famílias trabalhadoras?”.
Por causa de versículos em máscaras anti-Covid
Pregador cristão preso na China
O pregador Chang Hao, de uma igreja rural na cidade de Zhaotong, na China, foi detido na segunda semana de Abril, na sequência de uma rusga policial, noticiou o jornal Bitter Winter a 28 de Abril, citando a sua mulher, Enlin.
No final da visita à Hungria
Papa “disposto a fazer o que for preciso” pela paz na Ucrânia
O Papa assumiu que está “disposto a fazer o que for preciso” para levar a paz à Ucrânia. Falando aos jornalistas, no voo de regresso a Roma, depois da visita à Hungria, Francisco confirmou que discutiu a paz em território ucraniano com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e com o representante da Igreja Ortodoxa russa em Budapeste.
Entrevista à Ecclesia e Lusa
José Ornelas: “A Igreja não está acima da lei”
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou que não é o escândalo que o preocupa, mas sim o facto de terem existido casos de abusos. Em entrevista à Lusa e Ecclesia, depois da sua reeleição no cargo, José Ornelas foi categórico: “A Igreja não está acima da lei.” E criticou o processo de nomeação de bispos que “não está a funcionar”.
Novo livro
O salvo-conduto de Afonso Costa para o Padre Cruz
O padre Francisco Rodrigues da Cruz – Padre Cruz, como ficou conhecido –, cujo processo de canonização está em curso, é uma das figuras mais populares do catolicismo português do século XX. O 7MARGENS publica a seguir um excerto do livro, que relata as vicissitudes do Padre Cruz com o líder republicano e ministro da Justiça, Afonso Costa.
Arcebispo de Bangui em Portugal
“Ouvimos demasiado a voz das armas, mas também há a voz do diálogo para a paz”
Se queremos paz na Ucrânia, é preciso redirecionar as energias, que têm estado focadas apenas num eixo, o do armamento. Quem o diz é o arcebispo de Bangui, Dieudonné Nzapalainga, que tem desempenhado um papel crucial na recuperação da paz no seu próprio país, a República Centro-Africana (RCA). “Ouvimos demasiado a voz das armas, mas também há a voz do diálogo para a paz”, afirmou o cardeal durante a sua participação na terceira edição do Mafra Dialogues, que decorreu esta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de abril, no Palácio Nacional de Mafra, subordinado ao tema “Diálogo Inter-religioso e Paz Global”.
Em Budapeste a pensar na Ucrânia
“Onde estão os esforços criativos de paz?” – pergunta o Papa na Hungria
“Onde estão os esforços criativos de paz?”, interrogou, a propósito da guerra na Ucrânia, esta sexta-feira, 28 de abril, o Papa Francisco, perante cerca de duas centenas de representantes da vida política e diplomática e da sociedade civil, no primeiro dia da sua visita à Hungria, que decorre sob o lema da promoção da paz.
41ª viagem apostólica
Papa chega à Hungria, por entre “gélidos ventos de guerra” e ameaças à liberdade
Muitos vaticinaram que, depois da hospitalização no mês passado, o Papa iria adiar a sua visita à Hungria. Mas enganaram-se. Francisco já foi à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para rezar diante do ícone da Salus Populi Romani e confiar a sua peregrinação a Nossa Senhora, como fez em cada uma das 40 viagens apostólicas anteriores. Parte esta sexta-feira, pelas 7h10 (hora de Lisboa) rumo à capital húngara, Budapeste, onde ficará durante três dias.
Love Matters
Igreja de Inglaterra (anglicana) amplia conceito de família
“A qualidade das relações familiares é bem mais importante do que a forma que uma família assume”, lê-se no texto “O Amor Importa” (“Love Matters”) adotado pela Comissão para as Famílias e Lares dos Arcebispos de Cantuária e York e tornado público esta quarta-feira, 26 de abril.
25 de Abril no CEHR-Católica
Salazar “teve sempre receio” da Acção Católica
António de Oliveira Salazar, que liderou o regime autoritário do Estado Novo em regime de ditadura, “sempre teve receio que a Acção Católica fosse a base da criação de um outro partido”, afirma o historiador António Matos Ferreira, do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica.
Escolas públicas dos EUA
Texas quer afixar os Dez Mandamentos em todas as salas de aula
A afixação dos Dez Mandamentos nas salas de aula das escolas dos ensinos básico e secundário públicas é uma das medidas sobre o papel da religião na educação escolar, aprovadas na última semana pelo Senado do Estado do Texas, nos Estados Unidos da América.
Para a viagem à Hungria
Papa Francisco leva migrantes na agenda
O Papa Francisco alertou para os “ventos gélidos” da guerra que persistem sobre a Europa, evocando em particular a situação na Ucrânia e a crise provocada pelos refugiados.
Refugiados em Mafra
A alegria de celebrar a Páscoa em Portugal, à espera de um milagre na Ucrânia
O 7MARGENS acompanhou um grupo de refugiados ucranianos acolhidos em Portugal durante a celebração pascal ortodoxa, a segunda em tempo de guerra. Nesta reportagem, conhecemos as suas histórias e descobrimos como a fé os “tem ajudado verdadeiramente” a superar este momento difícil.
Amnistia Internacional denuncia
Nicarágua: cinco anos de horror e um grito pela justiça
A Amnistia Internacional publicou nesta terça-feira, 18 de abril, um extenso relatório sobre as arbitrariedades, a violação dos direitos humanos e a repressão que nos últimos cinco anos o Governo ditatorial do Presidente Daniel Ortega tem praticado na Nicarágua.
Na oração Regina Coeli
Papa condena violência na Ucrânia e no Sudão
O Papa denunciou hoje as mortes “horripilantes” que a guerra na Ucrânia está a provocar, apelando à paz, no dia em que as comunidades de rito bizantino celebram a Páscoa.
Guerra da Ucrânia em fundo
Páscoa ortodoxa entre a cruz e a ressurreição
“A ressurreição nunca foi tão urgente como hoje, quando todos vemos à nossa volta a escuridão da perseguição, do sofrimento e da morte”, afirma o patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu, na sua mensagem pascal.
Primeira grande cidade dos EUA
Minneapolis vai ouvir o azan cinco vezes por dia
A cidade de Minneapolis, capital do Estado do Minesota (EUA), na região dos Grandes Lagos, vai tornar-se na primeira grande urbe americana em que se vão ouvir todas as cinco chamadas diárias para a oração muçulmana, anunciou o jornal Star Tribune na sua edição de dia 13 de abril, citando a resolução tomada nesse dia pelo conselho municipal que integra três conselheiros muçulmanos.
Após ataque que fez 168 mortos
Cristãos incentivam “greve” aos festejos de Ano Novo em Myanmar
Apesar de estar a decorrer o Festival da Água de Thingyan, que até dia 16 de abril assinala o Ano Novo birmanês, as ruas permanecem desertas em algumas das principais cidades de Myanmar. Com o incentivo de grupos cristãos no país, esta é uma forma de protesto contra os recentes ataques aéreos da junta militar no poder, que terão provocado pelo menos 168 mortos.
Decisão do governo israelita
Judeus proibidos de entrar no Monte do Templo até ao fim do Ramadão
O governo de Israel proibiu a entrada de judeus no Monte do Templo, em Jerusalém, até ao fim do Ramadão (o mês sagrado para os muçulmanos, que termina a 21 de abril). A decisão foi motivada pela escalada de tensão entre israelitas e palestinianos e pelos confrontos ocorridos na Mesquita de Al-Aqsa, ali localizada, durante a última semana, avança o jornal Jewish News.
Repressão continua
Governo da Nicarágua expulsa três freiras e confisca um mosteiro
Três freiras da Congregação Dominicana da Anunciação, responsáveis por um lar de idosos em Rivas, no sudoeste da Nicarágua, foram expulsas do país esta quarta-feira, 12 de abril, pelo governo de Daniel Ortega, que no dia anterior tinha também confiscado o...
Jacques Gaillot (1935-2023)
Morreu o bispo “dos outros” e da primeira diocese virtual
O bispo francês Jacques Gaillot, cujas posições provocaram dores de cabeça a ministros da época e ao próprio Papa João Paulo II e ao Vaticano, conhecido pela sua abertura em relação a matérias disciplinares e de doutrina moral, bem como pelo seu apoio a pessoas sem-abrigo, imigrantes ou homossexuais, por exemplo, morreu esta quarta-feira, 12 de Abril, em Paris, na sequência de um cancro fulminante. Tinha 87 anos.
Votação por unanimidade
Igreja Ortodoxa “pró-russa” proibida em mais uma região ucraniana
O conselho legislativo da região de Rivne, no noroeste da Ucrânia, votou por unanimidade a favor de proibir qualquer atividade da Igreja Ortodoxa Ucraniana, historicamente vinculada ao Patriarcado de Moscovo, no seu território. A decisão foi tomada esta segunda-feira, 10 de abril, e implica que a Igreja tenha de abandonar todas as propriedades que ocupa atualmente.
Editorial
60 anos da “Pacem in Terris”: No meio da guerra, uma agenda para a paz
A busca da “paz na terra” (Pacem in Terris), encíclica que o Papa João XXIII lançou, faz nestes dias 60 anos: além de um apelo a favor do entendimento entre os povos, é também um grito e um programa em favor da dignidade e dos direitos de cada pessoa.
"Estamos desiludidos"
Governo ucraniano critica Santa Sé por “equiparar a vítima e o agressor” na via-sacra do Coliseu
Se por um lado o governo ucraniano manifesta "profunda gratidão" ao Papa Francisco "pela sua preocupação com a Ucrânia e os ucranianos", por outro afirma-se "desiludido" pelo facto de a Santa Sé ter juntado um jovem ucraniano e outro russo para fazerem as...
Com procissões proibidas e igrejas lotadas
Jornalista preso na Nicarágua por transmitir evento religioso
A polícia municipal de Nandaime, cidade no sudoeste da Nicarágua, prendeu o jornalista Victor Ticay na sequência da transmissão em direto de uma procissão na página de notícias que este mantém no Facebook, La Portada. Após a detenção, que decorreu na quinta-feira, 6 de abril, o vídeo foi retirado do ar, e o repórter encaminhado para a prisão de alta segurança conhecida como El Chipote.
Menos 1,3 milhões em 2022
Diminuição de católicos e evangélicos na Alemanha bate recorde histórico
As Igrejas Católica e Evangélica perderam, ao todo, 1,3 milhões de fiéis em 2022, o que representa um recorde histórico no número anual de abandonos. Os dados foram obtidos através de um estudo realizado pelo Instituto Económico Alemão (IW), que alerta que estas Igrejas irão enfrentar problemas financeiros nos próximos anos, considerando outros fatores como a evolução demográfica.
Manifestações e conflitos
Páscoa agitada por terras gaulesas
Encontrei um país a ferro e fogo e, um mês depois – na hora de partir – deixei-o ainda a fumegar mais.
Via-Sacra no Vaticano
A “paz” pedida por refugiados, mães sem filhos, vítimas da guerra e de conflitos
Resguardado do frio da noite de Roma, por recomendação médica, o Papa Francisco acompanhou a partir de casa a Via-Sacra celebrada no Coliseu de Roma, na qual se pediu a paz através de “vítimas da violência, das guerras, simbolizando as pessoas que o Papa Francisco foi encontrando nas suas viagens”.
“Agenda nacionalista hindu”
Purga nos manuais escolares indianos desfigura Gandhi
Numa operação considerada por alguns de “grande envergadura”, os novos manuais escolares que os alunos da Índia passaram a utilizar a partir deste ano possuem factos históricos relevantes que são expurgados, reenquadrados ou reduzidos na sua abordagem, em benefício de uma “agenda nacionalista hindu”. Uma figura que sai bastante apagada nos livros de estudo é a de Gandhi.
Malásia caminha para abolir pena de morte
A Malásia prepara-se para proibir a pena de morte, depois de a câmara baixa do Parlamento do país ter aprovado o diploma a favor da abolição da pena de morte. O Governo pondera agora novas punições para os crimes que eram sentenciados com pena de morte.
Assistência humanitária em causa
Talibã proíbem afegãs de trabalharem para a ONU
As autoridades talibã proibiram as mulheres nascidas no Afeganistão de trabalhar para a Organização das Nações Unidas (ONU). A informação foi dada pela Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA, da sigla em inglês), na rede social Twitter, referindo que, sem a colaboração das afegãs, será impossível concluir as missões na província de Nangarhar.
Acordo violado
China nomeia novo bispo de Xangai sem aprovação do Vaticano
O bispo Shen Bin, que estava desde 2010 à frente da diocese de Haimen, no noroeste da China, tomou posse esta terça-feira, 4 de abril, na diocese de Xangai, na sequência de uma decisão do Conselho dos Bispos Chineses, subordinado ao Estado, e sem aprovação prévia da Santa Sé.
Israel planeia parque nacional
A luta pelo controlo de Jerusalém chegou ao Monte das Oliveiras
Lugar sagrado para as três religiões monoteístas, o Monte das Oliveiras é também a última zona de Jerusalém Oriental ocupada que permanece fora do alcance de um movimento de colonos israelitas que tem estado a trabalhar para tornar a cidade mais judaica. Agora, um plano para converter parte do Monte das Oliveiras em parque nacional “fez soar os alarmes na Santa Sé”
Com apenas 34 anos
Missionário morto a tiro no Burkina Faso
Um jovem missionário zambiano foi morto a tiro em Ouagadougou, capital do Burkina Faso, por militares que, alegadamente, tentavam impedir algumas pessoas de ultrapassar uma zona de segurança. O padre viajava num veículo que passava na ocasião pelo local e terá sido alvejado, desconhecendo-se ainda pormenores do que terá acontecido, avançou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Terça, 4 de Abril, às 11h
Edgar Silva (PCP) defende na Católica um “vendaval de utopias” sobre colaboração entre comunistas e católicos
«‘Vendaval de utopias’. Do catolicismo social ao compromisso político em Portugal (1965-1976). Os católicos da Revolução e o PCP.» Este é o tema da tese de doutoramento de Edgar Silva, antigo padre e actual coordenador regional do Partido Comunista na Madeira, cargo para o qual foi reeleito no final de Fevereiro.
Ex-abade foi preso e já há sucessor
Igreja Ortodoxa autocéfala da Ucrânia toma conta do Mosteiro/Lavra de Kyiv
Um conflito de cariz religioso e político em torno do controlo do mosteiro de Lavra Kyiv-Pechersk, o principal centro religioso ortodoxo da Ucrânia, levou um tribunal de Kyiv a ordenar a prisão domiciliária de 60 dias para o metropolita Paulo, que era também o abade do mosteiro.
Apelo à ação do governo israelita
Cristãos “horrorizados e magoados” com escalada de violência na Terra Santa
Os ataques contra cristãos têm vindo a intensificar-se desde o início do ano na Terra Santa, e em particular nas últimas semanas contra a comunidade católica, que se assume cada vez mais assustada e receosa. O padre Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, sublinha que “não é coincidência que esses incidentes graves estejam a a ocorrer especificamente agora” e pede ao governo israelita que aja com determinação para pôr fim a esta escalada de tensão.
Vídeo de abril
“Uma paz duradoura só pode ser uma paz sem armas”, lembra o Papa
Na edição de abril d’O Vídeo do Papa, Francisco pede com determinação que “desenvolvamos uma cultura da paz”, assinalando que “uma paz duradoura só pode ser uma paz sem armas”. Previamente gravado e divulgado esta quinta-feira, 30 de março, o vídeo assinala também os 60 anos da publicação da encíclica Pacem in Terris, escrita pelo Papa João XXIII, que se cumprem no próximo dia 11.
Filhos do suspeito mantêm rotinas
PJ afasta cenário de extremismo religioso em ataque no Centro Ismaili
A Polícia Judiciária (PJ) afastou a hipótese de o ataque ocorrido esta terça-feira, 28, no Centro Ismaili, em Lisboa, ter tido motivações religiosas. De acordo com o diretor da PJ, Luís Neves, o autor do ataque que vitimou duas colaboradoras do centro terá sofrido um surto psicótico.
Detido em prisão de alta segurança
Governo da Nicarágua divulga fotos e vídeo do bispo Rolando Álvarez
Depois de várias organizações de direitos humanos e elementos da Igreja na Nicarágua terem manifestado fortes preocupações quanto às condições a que o bispo Rolando Álvarez estaria sujeito no estabelecimento de alta segurança onde foi colocado após ter sido condenado a 26 anos de prisão “por traição à pátria”, as televisões do regime de Daniel Ortega divulgaram este sábado, 25 de março, fotos e um vídeo em que o prelado aparece acompanhado dos seus dois irmãos, que terão tido permissão para visitá-lo.
Donativos diminuem
Cáritas Portuguesa com “esforço acrescido” para responder a aumento de pedidos
Ainda não está totalmente apurado o valor angariado durante a Semana Nacional Cáritas de 2023, mas há “uma expetativa de decréscimo face aos anos anteriores”. Esta diminuição “representa para a rede nacional Cáritas um esforço acrescido na resposta às solicitações que aumentam”, concluiu o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, reunido entre os dias 24 e 26 de março no Seminário de Santarém.