Filipinas

Estado proíbe leitura de cinco livros no secundário

| 16 Ago 2022

Livros que foram proibidos ao abrigo da lei antiterrorismo nas Filipinas.

Livros que foram proibidos ao abrigo da lei antiterrorismo nas Filipinas.

 

A Comissão da Língua Filipina retirou cinco livros da lista de livros aconselhados para os alunos do secundário, proibindo a sua leitura por “terem conteúdos que violam a lei antiterrorismo do país”. O decreto foi publicado a 12 de agosto, noticia a agência UCA News de dia 15.

Os autores emitiram uma declaração conjunta em 14 de agosto condenando a decisão e afirmando que a proibição dos seus livros era um ato de restrição da liberdade de expressão semelhante à repressão imposta pelas leis marciais do tempo do ditador Ferdinand Marcos, pai do atual presidente, Bongbong Marcos, vencedor (69% dos votos) das eleições de maio deste ano.

A Escola São Vicente de Paulo e a Escola Católica Malate, na capital Manila, expressaram a sua preocupação, afirmando que a proibição é uma tentativa de coartar a liberdade de expressão e restringir a liberdade académica.

“Isto é uma violação dos nossos direitos constitucionais – exatamente como prevíamos quando nos opusemos à Lei Antiterrorismo e a classificámos de anticonstitucional. Agora, estamos a sofrer os seus efeitos”, disse Jose Bonoan, diretor da Escola São Vicente de Paulo, ao UCA News.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This