Éticas

Papa lança ciclo de reflexões sobre como responder à crise “à luz da Igreja”

O Papa Francisco quer ajudar a “curar o mundo” e construir “o futuro de que precisamos”. Por isso decidiu iniciar na última quarta-feira, 5 de agosto, ao retomar as suas audiências-gerais após a tradicional pausa de verão, um ciclo de reflexões sobre a pandemia e as respostas que podem ser dadas à crise, “à luz do Evangelho, das virtudes teologais e dos princípios da doutrina social da Igreja”.

Supremo Tribunal do México em vias de despenalizar aborto em todo o país

O Supremo Tribunal de Justiça mexicano discute esta quarta-feira, 29 julho, uma proposta para a despenalização do aborto até à 12ª semana de gestação no estado de Vera Cruz, mas que poderá vir a ser transposta para os restantes estados do país. A conferência episcopal mexicana e inúmeras instituições pró-vida já se manifestaram contra.

Legalizar a eutanásia é “regressão civilizacional” e “morte da medicina”, denunciaram grupos religiosos no Parlamento

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) e o Grupo de Trabalho Inter-Religioso | Religiões-Saúde (GTIR) manifestaram esta quarta-feira, 1 de julho, na Assembleia da República, uma “veemente oposição” à legalização da eutanásia. Ouvidos em audiência pela Comissão Constitucional de Direitos, Liberdades e Garantias, os representantes de ambos os grupos não pouparam críticas aos projetos de lei sobre a morte medicamente assistida que estão em debate e defenderam um maior investimento nos cuidados paliativos.

95 mil pedem ao Parlamento referendo sobre eutanásia

A Federação Pela Vida entregou esta quinta-feira, 18 de Junho, no Parlamento, cerca de 95 mil assinaturas para pedir um referendo sobre a eutanásia. O número de assinaturas ultrapassa em 35 mil as que são exigidas por lei para que a iniciativa seja obrigatoriamente debatida no Parlamento e a documentação foi entregue ao presidente da Assembleia da República.