Éticas

Passado, presente e futuro são práticas

Desenhar um mundo mais justo, ecológico e solidário

A contemplação e a reflexão sobre o passado, na sua complexidade e nas suas contradições, se é um exercício apropriado não justifica por si só as decisões e as atuações presentes. Se pode existir similitude entre um determinado passado e o presente, os protagonistas e as circunstâncias nem são os mesmos nem se repetem, pois são fruto de pessoas atuais e das suas respetivas motivações.

Proposta de padre italiano

Padres casados estariam mais próximos dos fiéis

Dar espaço à existência de dois papéis diferentes no exercício sacerdotal — o celibatário e o conjugal — constituiria um enriquecimento da ação pastoral da Igreja. A proposta é do padre Giannino Piana, ex-professor de ética cristã numa universidade italiana. O celibato sacerdotal é tema recorrente de insistência na opinião pública católica (e não só).

Vacinas e ética da vida

Um pouco por todo o lado, sucedem-se tomadas de posição e manifestações contra a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, ou contra a exigência dessa vacinação para acesso a diversas atividades. É, sobretudo, o valor da autonomia individual que é invocado para justificar tais posições.

Pin It on Pinterest

Share This