Éticas
Médicos católicos alertam
Aborto nos centros de saúde “põe em causa a saúde pública”
A Associação de Médicos Católicos Portugueses (AMCP) opõe-se “firmemente” à realização de consultas de Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) nos centros de saúde, conforme proposto pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na semana passada. “A solução proposta gera legítimas preocupações de saúde pública, (…) é imprudente e põe em risco a saúde da mulher”, afirma a associação em comunicado enviado ao 7MARGENS.
Guterres no Conselho de Segurança
Uma Inteligência Artificial ao serviço do Desenvolvimento Sustentável
O secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou esta terça feira, 18 de julho, o potencial da Inteligência Artificial (IA) para os objetivos e projetos de desenvolvimento humano sustentável, alertando, ao mesmo tempo, para a utilização maldosa e fraudulenta dessa tecnologia.
E se fosse uma aurora de ressurreição?
ContrEconomia (8) – Para além da teologia do sacrifício-mérito e a visão comercial de Deus
A Bíblia revelou-nos um Deus diferente dos deuses naturais. Não escolheu reconhecer o sentimento religioso que já havia no mundo dando novas formas aos antigos cultos e ritos da fertilidade, da morte, da colheita. Pelo contrário, a Bíblia e, depois, os primeiros cristãos fizeram de tudo para salvar a novidade do seu Deus. Defenderam-no e guardaram-no a ponto de chamar “ídolos” a todos os outros deuses.
Deus é, sobretudo, ágape e amor
ContrEconomia (7) – Os pobres são apenas pobres
Nestes textos, Luigino Bruni fala sobre a empresa e a sua organização, e as interpelações que a situação contemporânea coloca à consciência religiosa e cristã, para concluir que a biodiversidade é uma lei fundamental também nas empresas. Neste artigo, o autor continua a análise dos efeitos culturais e económicos da Contra Reforma, e dos graves efeitos da versão comercial da graça no modo de conceber religião e vida civil.