Pela primeira vez

EUA colocam Cuba e Nicarágua na lista de países que violam liberdade religiosa

| 4 Mai 2023

Polícia nicaragua impede saída de casa do bispo de Matagalpa, foto tirada do Vatican News

Polícia nicaraguense impede a saída de casa do bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez, em agosto de 2022. O relatório refere detalhadamente a perseguição que o governo de Ortega tem feito a este prelado. Foto: Direitos reservados.

 

A Comissão para a Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos (USCIRF, na sigla em inglês) incluiu, pela primeira vez, a Cuba e a Nicarágua na lista de países “de especial preocupação” quanto à liberdade religiosa. No seu relatório anual referente a 2022, divulgado esta semana, o organismo regista “uma regressão significativa” em diversos países, havendo outros 15 Estados a figurar na mesma lista.

Além da Nicarágua e de Cuba, foram considerados Países de Particular Preocupação (CPC), ou seja, países cujos governos promovem ou toleram “violações sistemáticas, contínuas e flagrantes” do direito à liberdade de religião ou crença, a Birmânia (Myanmar), China, Eritreia, Irão, Coreia do Norte, Paquistão, Rússia, Arábia Saudita, Tajiquistão, Turquemenistão, Afeganistão, Índia, Nigéria, Síria e Vietname.

O relatório refere detalhadamente a perseguição do governo nicaraguense ao bispo Rolando Álvarez, que atualmente se encontra preso (situação que o 7MARGENS tem acompanhado), e afirma que esta “é ilustrativa da sua repressão contra o clero”. O documento regista também as acusações do Presidente Daniel Ortega aos bispos, que acusou de “assassinos” e recorda a expulsão do núncio Waldemar Sommertag, assinalando ainda as proibições de realizar procissões e outras celebrações católicas nas ruas.

No seu relatório, a USCIRF deixa algumas recomendações ao governo norte-americano, nomeadamente que imponha “sanções seletivas às agências e funcionários do governo nicaraguense responsáveis pela violência”, que “pressione o governo nicaraguense para que liberte incondicionalmente os presos religiosos de consciência”, e que “exerça um maior escrutínio de qualquer empréstimo ou assistência financeira ou técnica proporcionada por instituições financeiras internacionais para projetos na Nicarágua”.

No caso de Cuba, além de recomendar sanções ao governo de Miguel Díaz Canel, a USCIRF pede à Casa Branca que “incentive as autoridades cubanas a que dirijam um convite oficial para visitas sem restrições da USCIRF, do embaixador geral dos EUA para a Liberdade Religiosa Internacional e do relator especial da ONU sobre a liberdade de religião ou de crenças”.

 

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU

Perseguição dura há 44 anos

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU novidade

Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar novidade

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia

Amnistia Internacional denuncia

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia novidade

A Amnistia Internacional (AI) apelou esta segunda-feira, 25 de setembro, para que as Forças Armadas Árabes da Líbia (LAAF) – grupo que controla o leste do país, incluindo a cidade de Derna, devastada pelas cheias – “levantem imediatamente todas as restrições indevidas impostas aos meios de comunicação social e procedam à facilitação de ajuda humanitária a todas as comunidades afetadas” na região.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This