EUA: Florida pode vir a permitir uso de armas nas celebrações religiosas

| 3 Fev 2021

Inscrições no chão em memória das 17 vítimas do tiroteio numa escola de Parkland (EUA), em Fevereiro de 2018. Foto © Fabrice Florin-Mill Valley/Wikimedia Commons

 

Um senador republicano viu aprovada numa secção do Senado da Flórida (Estados Unidos da América) uma proposta que visa expandir os direitos de porte de arma de fogo a lugares de culto de confissões religiosas que tenham uma escola no mesmo complexo.

A proposta, que engloba nomeadamente igrejas, mesquitas e sinagogas, exige apenas que o portador detenha uma licença de porte de arma e a traga escondida. Aprovada segunda-feira, dia 1 de fevereiro, a iniciativa inscreve-se naquilo que tem sido chamado nos EUA de “bíblias e balas”. Foi contestada por organizações do Estado como a Liga das Mulheres Eleitoras da Flórida, a Coligação da Flórida para Prevenir a Violência Armada, e a Flórida NOW, defendendo que há maneiras mais inteligentes de resolver os problemas que possam surgir.

Um senador democrata observou, nos debates, que não pode concordar que “um bom rapaz, com uma arma na mão, seja a resposta a dar à violência das armas”. Ao que o promotor e seus apoiantes dos dois partidos ripostam dizendo que se trata de garantir a segurança das instituições religiosas e a liberdade de culto.

Sobretudo na sequência do massacre da escola de Parkland, de que resultaram 17 mortos, os democratas têm procurado adotar políticas mais restritivas de acesso e uso de armas. E, de facto, o uso de armas nos lugares de culto já é permitido neste estado do Leste dos Estados Unidos, com a exceção daqueles que tenham escolas nas imediações. A legislação que foi agora aprovada destina-se a alargar também a possibilidade a estes casos.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This