Date: 11/12/2022
Time: 18:00 - 19:00
Location: Igreja de S. Francisco, Évora

Na Igreja de S. Francisco encontram-se as raízes profundas da história do organeiro italiano Pascoal Caetano Oldovino (1713-1785) em Portugal. Veio para Évora em 1743 para construir o órgão monumental da capela-mor. Em herança legou o seu órgão pessoal à igreja, um realejo com decoração marmoreada.

É no contexto do restauro do órgão em chinoiserie, culminar do grande investimento na cultura e no património representado por este conjunto inédito de instrumentos musicais, no Alentejo e em Portugal, que a igreja de S. Francisco apresenta este Concerto com 4 Órgãos – música no tempo de Pascoal Caetano Oldovino. Cada um com a sua individualidade e sonoridade própria.

Aos organistas irá juntar-se o coro Capella de S. Vicente, sob a direção de Pedro Rodrigues. As obras serão exclusivamente contemporâneas dos instrumentos, sendo interpretadas a solo obras de autores portugueses e italianos de setecentos: Pedro António Avondano, Giuseppe Antonio Paganelli, Giovanni Battista Martini, Carlos Seixas. Será também executado um arranjo do Kyrie da missa de Carlos Seixas para coro e quatro órgãos, esplendoroso exemplo do Pós-Barroco português.

Pin It on Pinterest