O Movimento Internacional de Intelectuais Católicos – Pax Romana realizou o seu Encontro da América do Norte, América Latina e Caraíbas em Lima, nos dias 5 e 6 de maio, subordinado ao tema “Um Novo Nascimento para uma Esperança Viva”. Participaram representantes e delegações internacionais de diversos países da região. O encontro decorreu na Arquidiocese de Lima (Peru).
A abertura da primeira sessão contou com a presença de Carles Torner, presidente da Pax Romana Internacional; Vizcarra de Trujillo; e cardeal Carlos Castillo, arcebispo de Lima. Sob diferentes perspectivas, enfatizaram duas questões-chave: em primeiro lugar, a ruptura das estruturas sociais nas nossas sociedades e as relações internacionais; em segundo lugar, a necessidade de regenerar o tecido eclesial para que, com base nos valores do Evangelho e através do caminho sinodal, possamos contribuir para a construção de uma sociedade em que o respeito pela dignidade humana prevaleça sobre os interesses privados.
“É inaceitável que uma minoria de multimilionários esteja a criar um cenário de exclusão, de descarte dos mais pobres, que não só não têm lugar neste mundo, como nem sequer são considerados na sua construção”, afirmou o cardeal Castillo.
Um mundo nas sombras

“Leo Guardado, teólogo e professor na Universidade de Fordham, abordou a questão de um mundo em constante movimento, afirmando que as deslocações indesejadas, tanto migratórias como de refugiados, constituem um sinal dos tempos.” Foto: Carmen Lora e Leo Guardado. DR
Neste sentido, o primeiro painel do colóquio teve como tema: “Sinais dos tempos: um mundo nas sombras”. Foi apresentado em duas partes distintas. A primeira enfatizou aspetos-chave da situação atual. Emilce Cuda, secretária da Comissão Pontifícia para a América Latina e assessora do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), falou sobre os leigos e a Igreja, destacando a sua responsabilidade no tratamento das questões sociais para que os valores cristãos possam ser aplicados em áreas como a política e a economia.
A segunda parte abordou a crise da migração. Leo Guardado, teólogo e professor na Universidade de Fordham, abordou a questão de um mundo em constante movimento, afirmando que as deslocações indesejadas, tanto migratórias como de refugiados, constituem um sinal dos tempos.
O debate prosseguiu com a reflexão sobre a paz e o contributo das mulheres para a tornar possível; este foi o tema abordado por Olga Lucía Ramírez, antropóloga e secretária técnica do Conselho de Paz em Medellín, na Colômbia. Este primeiro painel concluiu relembrando a necessidade de o cuidado com a Terra ser um dos elementos-chave do trabalho das Igrejas, tema enfatizado por Anita Leiva (Peru), advogada e diretora adjunta da CooperAción, onde é uma importante defensora dos direitos ambientais.
Na segunda parte, foram debatidas questões relacionadas com o desenvolvimento político das nossas sociedades, analisadas por Socorro Da Silva, profissional do Brasil. A desigualdade, na perspetiva da injustiça sobre a qual se constrói, foi o tema de Néstor Da Costa, sociólogo uruguaio especializado na relação entre a Igreja e a sociedade. A apresentação final foi feita por Elizabeth Rosell, especialista em biomedicina e professora na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha, que falou sobre a relação entre ciência e tecnologia, analisando o impacto do surgimento de novas tecnologias, particularmente a IA e as tecnologias de reprodução assistida.
Cada painel de discussão foi acompanhado por uma apresentação. A primeira, intitulada “Ouvir as Américas: Práticas existentes para o renascimento eclesial e profissional”, foi feita por Richard Wood, sociólogo e professor na Universidade do Sul da Califórnia, que relatou três experiências de como os pobres podem liderar.
A primeira sessão centrou-se nas mudanças e na defesa da dignidade humana, cabendo aos profissionais o papel de escutar e apoiar. Na segunda sessão, Cecilia Tovar, filósofa e investigadora do Instituto Bartolomé de Las Casas, em Lima, falou numa perspectiva que enfatizou a sinodalidade e abordou a missão que comunidades e movimentos como a Pax Romana podem ter na promoção do caminho sinodal e na manutenção da opção preferencial pelos pobres, com base na perspectiva do Concílio Vaticano II, tal como hoje abraçada por Leão XIV.
O dia terminou com um momento de partilha e reflexão, que permitiu a troca de ideias e reflexões sobre o caminho sinodal e os desafios que este acarreta neste momento crucial da nossa história enquanto Pax Romana, Igreja e sociedade.

Ana Maria Bidegain, historiadora e professora na Universidade da Flórida-Miami, foi presidente do MIIC Pax Romana durante o mandato que terminou em 2025, recordou o seu contacto com Gustavo Gutiérrez Foto © Jorge Wemans
No dia seguinte, 6 de maio, segundo dia do encontro, foram realizados dois painéis. O primeiro centrou-se na “memória e acompanhamento ao compromisso dos profissionais cristãos na região, por parte de Gustavo Gutiérrez”. Santiago Pérez, psicólogo e professor emérito da Universidade de Antioquia, na Colômbia, recordou o seu trabalho com Gustavo Gutiérrez desde 1968 nos preparativos para a Conferência de Medellín [do Celam].
A este trabalho seguiram-se outros encontros entre membros da Pax Romana antes da publicação [da obra de Gutierrez] Teologia da Libertação: Perspectivas, em 1971. A apresentação de Pérez centrou-se em três pontos: a história como história da encarnação; a humanidade como templo de Deus; e a necessária mediação humana do amor de Deus, centrada nos pobres. Utilizou textos do próprio Gustavo Gutiérrez para ilustrar estes pontos.
Javier Iguiñiz, engenheiro e economista, ex-secretário técnico do Acordo Nacional e ex-presidente do MIIC-Pax Romana (2012-2016), membro do Movimento Peruano da Pax Romana tem centrado a sua atuação na América Latina como um todo e na exigência de um trabalho de qualidade centrado na colaboração dos profissionais cristãos com a classe trabalhadora. Recordou a importância que Gutiérrez atribuía ao estudo rigoroso como ferramenta fundamental para a transformação da sociedade a partir da política e do diálogo com os outros. Um dos aspectos-chave tem girado em torno da palavra “processo”, que, na esfera teológica, tem um fundamento consolidado na centralidade dos pobres.
Inicialmente, o foco principal do processo era a análise das estruturas económicas, conduzindo a resultados que evoluíram agora para uma análise que demonstra que a desigualdade está relacionada não só com factores económicos, mas também com políticas sociais. Algo semelhante ocorreu com a teoria da dependência, que foi fundamental no início e é agora interpretada na perspectiva da responsabilidade de cada país e dos seus cidadãos na resposta às situações que enfrentam. A convicção de que nada pode ser mudado paralisa; por isso, nos últimos anos, Gustavo defendeu o conceito de integralidade em relação aos pobres, que se estão a deslocar das margens para o centro da sociedade.
Ana María Bidegain, historiadora e professora na Universidade da Flórida-Miami, foi presidente do MIIC Pax Romana durante o mandato que terminou em 2025. Recordou o seu contacto com Gustavo Gutiérrez, facilitado por Jeisson Oviedo, comunicador social e doutorando na Universidade da Flórida. Apresentaram o seu trabalho sobre a digitalização da memória do movimento latino-americano e a sua relação com vários atores sociais. O objetivo é valorizar a história como fonte de experiência que ajuda a dar continuidade ao movimento da Pax Romana, destacando a sua memória numa época em que as nossas sociedades secularizadas precisam de compreender e de se envolver com a dimensão religiosa para benefício tanto dos indivíduos como dos grupos sociais.
O que a Amazónia ensina

Birgit Weiler “insistiu na necessidade de cuidarmos da nossa casa comum, que se baseia na teologia da ecologia integral.” Foto: Amazónia © Tony Neves
A segunda parte da discussão centrou-se nos Desafios para as Comunidades de Fé numa perspetiva de esperança. Mireia Romero, professora de Biologia na Universidade do Chile, participou neste painel. Na apresentação, partilhou a sua experiência de vida, mencionando a crise que sentiu ao tomar conhecimento dos abusos sexuais perpetrados por membros do clero no Chile, que levaram à renúncia de todo o episcopado perante o Papa Francisco. Ela abordou então a questão: Como se pode ser católico no Chile após estes acontecimentos? Mireia afirmou que sim, que fundamentava a sua posição na memória de um caminho trilhado dentro da Igreja durante a ditadura, um caminho enraizado na comunidade e na não-violência, que “salvou” as nossas vidas. Uma Igreja de cozinhas comunitárias, direitos humanos e vida comunitária… uma Igreja que se encontra entre os pobres e crucificados deste mundo. Uma Igreja na qual os leigos e as leigas têm um lugar a ocupar, mas dentro de uma comunidade e de uma solidariedade partilhada, no compromisso inabalável do Evangelho.
Mais tarde, Birgit Weiler, missionária médica e assessora do Celam e do Processo Sinodal, e professora na Universidade Católica do Peru, falou sobre a Amazónia, à qual dedicou grande parte do seu trabalho e da sua vida. Ela insistiu na necessidade de cuidarmos da nossa casa comum, que se baseia na teologia da ecologia integral. Perante o que está a acontecer, e numa perspetiva de fé, não podemos permanecer passivos: a Amazónia ensina, através do seu bioma, a interligação como um valor que está agora em risco — um risco que se torna global porque a Querida Amazónia [título da exortação do Papa Francisco] é o pulmão do mundo. Este risco é uma realidade para as comunidades que aí vivem, povos indígenas que criaram as suas próprias culturas, línguas e relação com os seus rios e florestas, e que veem como a exploração das suas terras por empresas madeireiras, mineiras e extrativistas está a destruir o seu ecossistema e a condená-los à extinção. Em resposta, estas comunidades estão a mobilizar-se, denunciando a sua situação, e devemos apoiá-las no seio da Igreja.
Francisco foi deixado muito sozinho

Encontro do Papa com 40 indígenas da Amazónia, paralelo ao sínodo dos bispos, a 16 de Outubro de 2019. Foto © Vatican Media
Néstor da Costa, sociólogo uruguaio, perguntou o que queremos dizer quando nos referimos à esperança. Passámos de viver a olhar para o futuro a temê-lo. Hoje, fazemos perguntas a partir de um lugar de insegurança e preocupamo-nos com o desastre em vez da possibilidade de um futuro melhor. Acomodámo-nos num catastrofismo que leva à inação. Mas aqueles que lutam pela vida, os pobres, continuam a acreditar que um outro mundo, melhor, é possível, não por mera ilusão, mas pela convicção de que a esperança está nas suas mãos. O caminho é o lugar, e esse caminho é sinodal, uma mudança nas estruturas, mantendo-se a fé fundamental do movimento. Ler os pequenos espaços sem abandonar os espaços comuns ou os espaços globais.
Concluímos com as propostas de Bernardo Barranco, do México. Jornalista e membro do movimento, trabalhou no MIEC-JEC da América Latina (1978-81) e no MIEC-Pax Romana, onde foi secretário-geral em Paris na década de 1980. Três questões o preocupam: a complexidade da Igreja latino-americana, que está a perder fiéis devido ao descrédito da Igreja, e não apenas por falta de fé. Existe uma crise de credibilidade devido à atitude de certos membros da hierarquia, para além da questão dos escândalos sexuais.
A segunda questão é que o Papa Francisco foi deixado sozinho e não acompanhado no seu processo de transformação rumo a uma Igreja que vai ao encontro dos outros, na sua luta pelos marginalizados, pelo ambiente… O mesmo não deveria acontecer com Leão XIV. E, em terceiro lugar, o crescimento da extrema-direita católica e política na América Latina.
Barranco salientou que, para além da sinodalidade, o importante é o contributo para a vida da Igreja. A caminhada é importante, e trabalhar pelos pobres é a resposta; este é fundamental e deve ser o contributo da Pax Romana para a Igreja e para a sociedade, tendo em conta que as novas gerações avançarão com base nas suas próprias sensibilidades.
Homenagem a Gustavo Gutiérrez

Carles Torner, presidente mundial do MIIC-Pax Romana, teólogo e conselheiro que acompanhou não só o movimento, mas também a Igreja latino-americana e a Igreja universal, e sobretudo, os pobres fez uma apresentação sobre a pessoa. Luis Fernando Crespo, professor emérito de Teologia da PUCP e conselheiro dos estudantes e profissionais do Movimento, destacou a relação de Gustavo com os Movimentos e a sua proposta de olhar para o futuro, aberto à esperança. Foto: Carles Torner e Luis Fernando Crespo. DR
A Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) acolheu, nesse mesmo dia, uma homenagem a Gustavo Gutiérrez no auditório que tem o seu nome, na Faculdade de Ciências Sociais.
A sessão iniciou-se com uma apresentação de Carles Torner, presidente mundial do MIIC-Pax Romana, sobre a pessoa, o teólogo e o conselheiro que acompanhou não só o movimento, mas também a Igreja latino-americana e a Igreja universal, e sobretudo, os pobres. Um teólogo que, a partir de Lima, abriu o mundo e interpretou um kairós que transformou a teologia e a Igreja através da caminhada com os pobres.
Após a apresentação de um vídeo com o próprio Gustavo, que evocava momentos da sua vida e teologia, Luis Fernando Crespo, professor emérito de Teologia da PUCP e conselheiro dos estudantes e profissionais do Movimento, discursou. Destacou a relação de Gustavo com os Movimentos e a sua proposta de olhar para o futuro, aberto à esperança. Isto serviu de estímulo para uma formação bíblica e teológica aprofundada entre os estudantes da UNEC (União Nacional de Estudantes Católicos), fomentando um compromisso baseado em experiências vividas e analisadas em comunidade. Este compromisso manifestava-se na proximidade e amizade com os pobres, com quem partilhavam experiências e vivências.
Definiu Gustavo como um teólogo orgânico do movimento. O intercâmbio teológico com as suas comunidades e com as pessoas dos movimentos enriqueceu o quadro de reflexão de Gustavo, pois compreendia que a sua teologia se baseava nas ideias deste pensamento e desta vida partilhados.
Insistiu que a teologia é um ato secundário; O primeiro ponto é o compromisso com os pobres, a opção preferencial pelos pobres, como formulação de uma experiência vivida por si e pela comunidade que Gustavo acompanhou: “Viver o Deus dos pobres”. Estar mais próximo dos pobres – esta é a reivindicação de Gustavo para o Movimento neste momento.
“Bem-aventurados os obstinados”

Foto: Gustavo Gutiérrez. DR
Através de testemunhos pessoais, a mesa-redonda coordenada por Leo Guardado, Carmen Lora, Ana María Bidegain, Pedro Hughes e Félix Grández evocou a seguir a figura do teólogo. Todos salientaram que Gustavo permanece muito presente hoje. “Continuarei a falar a partir do Evangelho” são palavras de Leão XIV que, de certa forma, refletem a reflexão do teólogo que sempre afirmou que as palavras da fé podem responder ao poder e à injustiça, e que foram fundamentais no início deste pontificado.
Como teólogo, Gutiérrez acompanhou sempre a ascensão dos pobres na política e na sociedade e a crescente consciência da injustiça, colocando-os na linha da frente da reflexão: a Igreja em missão, saindo ao mundo; a periferia como novo centro; a ecologia, a vida integral, tal como a crise dos pobres na nossa casa comum, são alguns dos temas centrais desta reflexão.
Recordou-se um momento crucial no início da década de 1960, quando, perante a pobreza e a injustiça, um grupo de estudantes decidiu criar o Secretariado Latino-Americano de Estudantes Católicos (MIEC-JECI), com o apoio de Gustavo. Foi aí que surgiu a ideia de que era impossível ser cristão sem escolher estar ao lado dos pobres através da amizade e da compaixão, e esta ideia tornou-se a semente da Teologia da Libertação.
O convívio de Gutiérrez com estudantes e profissionais fundamentou a sua reflexão teológica, processo pelo qual os ajudou a encontrar sentido na necessidade de transformar a realidade que vivenciavam com os pobres no coração da Igreja e da história, onde se materializa o seguimento de Jesus. A teologia é este segundo momento que nos ajuda a compreender a realidade através da fé em Jesus Cristo.
Para muitos, isso significou arriscar a própria vida, e não em sentido figurado. Muitos membros do Movimento e da Igreja em geral, que se tornaram amigos dos pobres através do seu compromisso cristão, sofreram o martírio como consequência de seguirem Jesus de Nazaré. No mundo de hoje, repleto de violência e sofrimento, precisamos de reler a história dos crucificados, que são também os ressuscitados.
A sinodalidade foi uma experiência vivida por e com Gustavo. Hoje, as coisas evoluíram, mas o clamor dos pobres continua a ouvir-se. Precisamos de contar histórias, a história de Jesus, que nos acompanha neste mundo sinuoso e complexo, onde devemos recordar o que Gustavo disse: “Não nos esqueçamos dos pobres e aproximemo-nos deles.”
No dia 8 de maio, os delegados do Movimento Internacional de Unidade Cristã deslocaram-se a Chiclayo, onde se celebrou o primeiro aniversário da nomeação de Leão XIV. Aí decorreu um painel de discussão intitulado “Seguindo o Papa Leão XIV: A Missão dos Leigos para Construir uma Cultura de Paz e Comunhão Universal”. Participaram no painel Yolanda Díaz e Viviana Meléndez (Peru), Ana María Bidegain (Estados Unidos) e Ramón Ibeas (Espanha). Várias comunidades do movimento, incluindo as de Chiclayo, Piura e Cajamarca, participaram na sessão.
Rámon Ibeas é teólogo, secretário-geral da Cáritas diocesana de Vitória (País Basco, Espanha) e membro do BKA-Euskadi.










