AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Apresentação do projeto Évora Sacra, 2 de fevereiro de 2026. Foto Diocese de Évora
O projeto Évora Sacra foi apresentado na Igreja do Espírito Santo, já com os olhos postos na Capital Europeia da Cultura 2027. Foto © Diocese de Évora

Capital Europeia da Cultura

Évora Sacra: um convite a conhecer o património religioso da cidade “com vagar e com fé”

| 03/02/2026

O nome, Évora Sacra – com vagar e com fé, já deixa entrever o que aí vem: trata-se de um projeto que pretende dar a conhecer o património religioso e espiritual da cidade alentejana de forma “integrada, acessível e contemporânea”, num ritmo que “convida à contemplação, ao conhecimento e ao encontro”. Foi apresentado esta segunda-feira, 2 de fevereiro, na Igreja do Espírito Santo, já com os olhos postos em 2027, ano em que a cidade será Capital Europeia da Cultura.

Inspirado por uma “leitura serena e profunda do território”, o Évora Sacra propõe-se “colocar no centro a experiência do visitante, do peregrino e da comunidade local”, explica a diocese em comunicado enviado ao 7MARGENS. O objetivo é que essa experiência possa ser vivida com o “vagar” que é central na filosofia de vida do Alentejo e que é tão necessário nos tempos de hoje, tendencialmente mais velozes.

O projeto consistirá num “serviço multiplataforma inovador, pensado para melhor acolher o turismo religioso e cultural numa cidade que se prepara para assumir o desafio de Évora – Capital Europeia da Cultura 2027”. Serviço esse que incluirá um site, como plataforma central de informação e orientação; um guia, em formato físico, de apoio à visita; e um passaporte, pensado como instrumento de descoberta, memória e fidelização da experiência.

Tudo isto envolvendo a colaboração e trabalho em rede com diversas entidades religiosas, culturais, turísticas e académicas, porque “o património se constrói e se comunica melhor em parceria”, sublinha a diocese.

“O Évora Sacra – com vagar e com fé afirma-se, assim, como um projeto ao serviço da cidade, da Igreja e de todos quantos procuram em Évora um património vivo, habitado, espiritual e culturalmente significativo, propondo um olhar atento, informado e profundamente humano sobre os seus espaços e histórias”, conclui a nota à imprensa.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This