Antigo engenheiro militar sucede a Barbarin como arcebispo de Lyon

| 23 Out 2020

Olivier de Germay, Foto Vatican Media

Olivier de Germay, atual bispo de Ajaccio (Córsega), será o próximo arcebispo de Lyon. Foto © Vatican Media.

 

 

O Papa nomeou esta quinta-feira, 22 de outubro, Olivier de Germay, até agora bispo de Ajaccio (Córsega), como novo arcebispo de Lyon. Está assim encontrado o sucessor do cardeal Philippe Barbarin, cuja renúncia tinha sido aceite por Francisco em março deste ano.

Um ano antes, Barbarin havia sido condenado em primeira instância a seis meses de pena suspensa por alegadamente ter encoberto os crimes de abuso sexual cometidos por um padre da diocese, Bernard Preynat. Nessa altura, o cardeal apresentou o seu pedido de demissão ao Papa, que não aceitou. Barbarin reiterou o pedido em janeiro deste ano, apesar de ter sido absolvido da acusação pelo tribunal de recurso. Retirou-se sete meses antes de completar 70 anos.

O novo arcebispo de Lyon nasceu em 1960 na cidade francesa de Tours, tirou o curso de engenharia na Escola Militar Especial de Saint-Cyr-Coëtquidan, de onde saiu com a patente de capitão, e ingressou no seminário em 1991, aos 31 anos. Licenciou-se em Teologia Moral pelo Instituto João Paulo II da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, foi ordenado padre em 1998 e nomeado bispo de Ajaccio em 2012. Na Conferência dos Bispos de França, é membro do Conselho dos Movimentos e Associações de Fé.

Emmanuel Gobilliard, bispo auxiliar de Lyon desde 2016, manifestou a sua satisfação com a escolha de Francisco, considerando tratar-se de “um maravilhoso presente” do Papa para a diocese de Lyon. “Um homem de paz, de escuta”, “um pastor que nos vai recentrar na pessoa do Cristo” e que “sabe gerir as crises, como nos diz o seu passado militar”, descreveu, em declarações ao Vatican News. Olivier de Germay tomará posse na diocese de Lyon no próximo dia 20 de dezembro.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This