Ex-núncio do Vaticano julgado em novembro e nova denúncia contra ex-cardeal McCarrick

| 24 Jul 20

Via-Sacra com Papa Francisco.

Os abusos sexuais voltam a fazer cair sombras sobre o Vaticano. Foto: Direitos reservados.

 

O ex-núncio do Vaticano em França, Luigi Ventura, irá a julgamento no próximo dia 10 de novembro, em Paris, acusado de agressão sexual por pelo menos quatro homens, segundo noticiou a AFP esta quinta-feira, 23 de julho. Nos EUA, o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington, expulso no ano passado do sacerdócio por pedofilia, é agora alvo de novas acusações pelo presumível abuso de menores numa casa de praia, onde também outros religiosos praticariam o mesmo crime.

Pela primeira vez na história moderna da diplomacia do Vaticano, a Santa Sé levantou em julho do ano passado a imunidade do bispo italiano Luigi Ventura, autorizando assim a abertura de um processo legal. A primeira denúncia contra Ventura tinha sido conhecida em fevereiro de 2019, quando um jovem acusou o então embaixador do Vaticano em França de o ter apalpado nas nádegas durante uma cerimónia na câmara de Paris, um mês antes. Pouco depois, outros três homens denunciaram atos idênticos que terão acontecido em 2018.

Diplomático de carreira do Vaticano, Luigi Ventura, 75 anos, foi o representante da Santa Sé em França desde 2009 até dezembro do ano passado, altura em que pediu a renúncia por limite de idade, a qual foi aceite pelo Papa Francisco.

Esta quarta-feira, 22 de julho, foi conhecida uma nova denúncia em relação ao ex-cardeal norte-americano Theodore McCarrick, avança o Religión Digital. A acusação partiu de um homem que alega que, entre 1982 e 1983, quando tinha 14 anos, McCarrick o levou, juntamente com outros menores, a passar fins de semana numa casa de praia na localidade de Sea Girt, onde “escolhia as suas vítimas entre os rapazes, seminaristas e clérigos presentes”.

O denunciante revela que o então bispo de Metuchen, uma diocese próxima no estado de New Jersey, definia os lugares onde cada um dormia e “rapazes menores eram atribuídos a diferentes quartos e emparelhados com clérigos adultos.”

A suposta vítima, hoje com 53 anos, denunciou também a arquidiocece de Newark, a diocese de Metuchen e as escolas e instituições católicas pelas quais passou durante a sua infância em New Jersey.

McCarrick, 90 anos, foi expulso do estado clerical em 2019, depois de uma investigação ordenada pelo Papa Francisco, e que resultou na condenação do ex-cardeal (que também perdeu o título) por abusos a sexuais de menores e adultos com a agravante de abusos de poder.

 

Artigos relacionados

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Líderes religiosos pedem fim dos crimes contra os uigures na China

Os cardeais de Myanmar e da Indonésia, os principais rabis do Reino Unido, o representante do Dalai Lama na Europa e diversos líderes muçulmanos estão entre os 76 signatários de uma carta divulgada este domingo, 9 de agosto, a pedir o fim de “uma das mais egrégias tragédias humanas desde o Holocausto: o potencial genocídio dos Uigures e outros muçulmanos na China”, divulga o semanário católico britânico “The Tablet”.

Assassinado reitor do Seminário Romero, em El Salvador

O padre Ricardo Cortez, reitor do Seminário Santo Óscar Arnulfo Romero e pároco da povoação de San Francisco Chinamequita, em El Salvador, foi assassinado na passada sexta-feira, 7 de agosto. A diocese de Zacatelouca, à qual pertencia, emitiu um comunicado onde pede a investigação do crime, que considera “inexplicável” e “execrável”, avança o Vatican News.

Primeira tradução ecuménica da Bíblia editada no Brasil

Uma ampla equipa de biblistas, exegetas e estudiosos de diversas confissões cristãs e do judaísmo esteve envolvida no projeto inédito de tradução ecuménica da Bíblia para a língua portuguesa, que chega agora às livrarias brasileiras através das Edições Loyola.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Sudão acaba com pena de morte para cristãos que não se convertam ao islão

Sudão acaba com pena de morte para cristãos que não se convertam ao islão

O Governo do Sudão prossegue o seu programa de reformas ao código penal do país, tendo anunciado que vai eliminar a pena de morte por apostasia (neste caso, a recusa por parte dos cristãos em converter-se ao islamismo) e despenalizar o consumo de álcool para os mesmos. A criminalização da mutilação genital feminina irá também avançar, depois de ter sido aprovada no passado mês de maio.

É notícia

Sri Lanka: Novo partido no poder põe em risco liberdade religiosa novidade

A vitória do Partido Podujana do Sri Lanka (SLPP, na sigla inglesa) nas eleições legislativas da passada quarta-feira, 5 de agosto, com maioria absoluta, está a preocupar “seriamente” a organização humanitária de defesa da liberdade religiosa Christian Solidarity Worldwide. O novo primeiro-ministro, Mahinda Rajapaksa, que é irmão do atual presidente do país, Gotabaya Rajapaksa, pode agora reverter as alterações feitas na Constituição pelo governo anterior, que descentralizaram o poder e limitaram o número de mandatos presidenciais a dois, a fim de impedir o surgimento de uma figura que se perpetuasse no lugar. De acordo com o diretor executivo da Christian Solidarity Worldwide, a postura do novo governo, que já assumiu querer seguir o exemplo do Partido Comunista Chinês, poderá levar a uma “cada vez maior deterioração dos direitos das minorias religiosas no país”, nomeadamente dos cristãos, que representam 8% da população.

Papa batizou gémeas siamesas operadas no hospital do Vaticano novidade

O Papa batizou as gémeas siamesas que nasceram unidas pelo crâneo na República Centro Africana e que foram separadas com êxito, no passado mês de junho, no hospital pediátrico do Vaticano, Bambino Gesù. A cerimónia, reservada, teve lugar na Casa de Santa Marta na semana passada. Esta terça-feira, 11 de agosto, foi divulgada a emocionada carta de agradecimento que a mãe das meninas escreveu a Francisco.

Itália aprova uso de pílula abortiva sem hospitalização

O governo italiano decidiu facilitar as condições de utilização da pílula para interrupção da gravidez, passando a permitir a sua toma sem necessidade de hospitalização. O jornal da Conferência Episcopal Italiana considera que esta decisão “abre caminho ao aborto farmacológico ao domicílio”.

Entre margens

Esta crise das lideranças é dramática novidade

Mesmo na velha Europa o que vemos são indivíduos muito pequeninos, em dívida para com a ética política, a moral pessoal e desprovidos de sentido de estado. A corrupção ronda estas figuras e contam-se pelos dedos das mãos as que conseguem manter uma postura decente. Temos ainda os grupos extremistas de direita e de esquerda que ameaçam os regimes democráticos, os quais por sua vez se vão deixando colapsar aos poucos por dentro.

Que filosofia pretendemos ensinar aos adolescentes?

Ensinar filosofia implica necessariamente filosofar, ou seja, não nos podemos limitar a transmitir, reconstituir e explicar o pensamento dos filósofos. Depois de um primeiro passo que é compreender as teorias e os problemas, interessa apropriarmo-nos deles, ou seja, trazê-los para a nossa vida, examinando-os, questionando-os ou deles nos demarcando com opiniões fundamentadas.

Infinito

Ser crente é acreditar que duas linhas paralelas se cruzam necessariamente no Infinito, e que esse ponto onde se cruzam é Deus. É acreditar que no fim, como no princípio de Tudo, há um ponto sem extensão nem duração, que é Deus. E que esse ponto está em toda a parte, inteiramente, absolutamente, sem estar todavia em parte nenhuma, pois ele não pode estar num sítio em detrimento de outro.

Cultura e artes

A carne, a história e a vida: uma viagem fascinante

A tradição espiritual cristã, radicada na Boa-notícia gerada pelo Novo Testamento, permanece ainda um continente a explorar para muitos dos discípulos de Jesus. A expressão mística contém uma carga associada que não ajuda a visitar o seu espaço: associamo-la a uma elite privilegiada, a fenómenos extraordinários, a vidas desligadas dos ritmos e horários modernos.

Manuel Cargaleiro oferece painel de azulejos a paróquia de Lisboa

Foi como “escrever uma oração” ou fazer “o ramo mais bonito para Deus”. Assim definiu o pintor e ceramista Manuel Cargaleiro o seu mais recente trabalho: um painel de azulejos, que ofereceu à Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa. A cerimónia de inauguração e bênção decorreu esta segunda-feira e contou com a presença do autor, avança o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Sopas do Espírito Santo dão a volta ao mundo em novos selos de correio

Um “teatro”, um bodo e uma coroa para a circulação de âmbito nacional; foliões, um “balho” e uma pomba para a Europa; e uma bênção do bodo, as sopas e uma rosquilha de massa sovada para o resto do mundo. O culto do Paráclito, ou seja, “aquele que ajuda, conforta, anima, protege, intercede” está desde a última quinta-feira, 30 de Julho, representado numa emissão filatélica dos Correios de Portugal, dedicada às festas do “Senhor Espírito Santo”, como é habitualmente designada nos Açores a terceira pessoa da Santíssima Trindade cristã.

Sete Partidas

STOP nas nossas vidas: Parar e continuar

Ao chegar aos EUA tive que tirar a carta condução novamente. De raiz. Estudar o código. Praticar. Fazer testes. Nos EUA existe um sinal de trânsito que todos conhecemos. Porque é igual em todo o mundo. Diz “STOP”. Octogonal, fundo branco, letras brancas. Maiúsculas. Impossível não ver. Todos vemos. Nada de novo. O que me surpreendeu desde que cheguei aos EUA, é que aqui todos param num STOP. Mesmo. Não abrandam. Param. O carro imobiliza-se. As ruas desertas, sem trânsito. Um cruzamento com visibilidade total. Um bairro residencial. E o carro imobiliza-se. Não abranda. Para mesmo. E depois segue.

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

Parceiros

Fale connosco