Exéquias de frei Armindo Carvalho, ex-provincial dos Franciscanos

| 25 Nov 2020

Frei Armindo Carvalho (à dirª), em Fevereiro de 2019, na assinatura do protocolo de cedência de instalações ao 7MARGENS.

 

Decorreram nesta quarta-feira, no Seminário da Luz, em Lisboa, as cerimónias exequiais de frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho, ex-ministro provincial dos franciscanos (Ordem dos Frades Menores). A celebração foi presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Nascido em Marrazes, Leiria, a 3 de Outubro de 1939, Armindo Carvalho tomou hábito em 1955 e professou temporariamente um ano depois. Fez os votos perpétuos a 8 de Dezembro de 1960 e foi ordenado padre em Julho de 1963.

Depois de três anos a trabalhar na paróquia de Carnide (Lisboa), foi para a Missão de Inharrime (Moçambique), em Dezembro de 1966. Entre 1970 e 1982 foi pároco da igreja-catedral de Inhambane e trabalhou em vários organismos diocesanos até ser nomeado, em Janeiro de 1982, pároco de Santo António da Polana e superior da fraternidade.

Regressado a Portugal em 2004, após 38 anos como missionário, passou a ser guardião e reitor do santuário-igreja de Santo António, em Lisboa, junto à Sé. Em 2016, foi eleito ministro provincial da Ordem dos Frades Menores mas, após quatro anos de mandato, foi forçado a renunciar por motivos de saúde, em Fevereiro deste ano.

Um ano antes, ainda enquanto ministro provincial dos frades menores, frei Armindo assinou, com a Associação Porta 18, proprietária do 7MARGENS, um protocolo de cedência de instalações. Na breve cerimónia, fez questão de manifestar a gratidão dos franciscanos poderem, deste modo, ser úteis a uma realização que consideram “importante como projecto de comunicação aberta”, que apontou como necessários nas sociedades contemporâneas.

À Ordem dos Frades Menores e, em especial, à comunidade do Seminário Franciscano da Luz, a Associação Porta 18 e o 7MARGENS apresentam condolências.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Como reconstruir a catedral?

Pré-publicação 7M

Como reconstruir a catedral? novidade

Reconstruir o rumor de Deus – Para uma teologia estética da revelação é o título do livro da autoria do padre Miguel Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, cujo prefácio, da autoria do padre Joaquim Félix, o 7MARGENS reproduz. O livro é apresentado nesta quarta-feira na Igreja Matriz de Vila do Conde, às 21h30.

Idosos descartáveis

Idosos descartáveis novidade

Este ano, o Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de Junho) teve como lema “calar é ser cúmplice”. Segundo a OMS, um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência. Diante desta brutal realidade, todos nos devemos interrogar a respeito deste fenómeno, muito conhecido no nosso país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This