Líderes evangélicos nos EUA já trabalham com a multinacional

Facebook está a apostar na evangelização

| 28 Jul 2021

O Facebook está a apostar na área da evangelização. Foto © Pixabay

 

A rede social Facebook está a entrar na área da evangelização. Nos Estados Unidos da América, os pastores evangélicos estão a apostar nas redes sociais como forma de expandir o seu ministério, e exemplo disso é o pastor Sam Collier, que revelou, em entrevista, que meses antes de a mega-igreja Hillsong abrir um novo posto avançado em Atlanta, procurou conselhos sobre como construir uma igreja numa pandemia. Do Facebook.

Durante meses, os responsáveis do Facebook reuniram-se semanalmente com a Hillsong e exploraram como a igreja seria no Facebook e quais as aplicações que poderiam criar para doações financeiras, capacidade de vídeo ou transmissão ao vivo. Quando chegou a hora da grande inauguração da Hillsong, em junho, a Igreja emitiu um comunicado à imprensa dizendo que estava “a fazer uma parceria com o Facebook” e começou a transmitir os seus serviços exclusivamente na plataforma.

Em virtude de um acordo de sigilo, o pastor Collier não pôde compartilhar muitos detalhes para além disto. “Eles estão a ensinar-nos, e nós estamos a ensiná-los”, disse ele. “Juntos, estamos a descobrir como pode ser o futuro da Igreja no Facebook.”

A notícia, avançada pelo New York Times, refere que o Facebook, que recentemente ultrapassou um milhão de milhões de dólares em valor de mercado, pode parecer um parceiro incomum para uma igreja cujo objetivo principal é compartilhar a mensagem de Jesus. Mas a empresa tem cultivado parcerias com uma ampla gama de comunidades de fé nos últimos anos, de congregações individuais a grandes denominações, como as Assembleias de Deus e a Igreja de Deus em Cristo. O objetivo é criar comunidades locais e atrair utilizadores para a rede social, fidelizando-os, e evitando que saiam para outras plataformas, ao recriar aqui a experiência religiosa de comunidade.

A vida religiosa virtual não irá substituir a comunidade presencial tão cedo, e todos reconhecem os limites de uma experiência exclusivamente online. Mas muitos grupos religiosos veem uma nova oportunidade de influenciar espiritualmente ainda mais pessoas no Facebook, a maior e provavelmente mais influente empresa de redes sociais do mundo.

O Facebook criou a sua equipa de parcerias de fé em 2017 e começou a cortejar líderes religiosos, especialmente de grupos evangélicos e pentecostais, a sério em 2018. “O Facebook basicamente disse: ei, nós queremos ser o que queremos, nós queremos ser o alvo”, conclui o reverendo Samuel Rodriguez, pastor de Sacramento que lidera uma grande coligação de igrejas hispânicas.

 

Quando os padres não abusadores são as vítimas colaterais dos abusos do clero

Encontro “Cuidar” em Lisboa

Quando os padres não abusadores são as vítimas colaterais dos abusos do clero novidade

“O que encontramos assusta-me: desilusão, depressão, crise existencial, perda de identidade, fim da relação entre presbíteros, perda de confiança na instituição e na hierarquia.” O diagnóstico cáustico é feito ao 7MARGENS pelo padre inglês Barry O’Sullivan, 61 anos, da diocese de Manchester, que estudou o impacto dos abusos sexuais entre os padres não abusadores.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Luz e negrume

Luz e negrume novidade

As obras de Pedro Costa, cineasta, Rui Chafes, escultor, e Paulo Nozolino, fotógrafo, e de Simon Hantaï, artista plástico, estão expostas em Paris, respectivamente no Centre Georges Pompidou e na Fundação Louis Vitton. Um autor, identificado como Anonymous, estabelece com elas um diálogo em dois poemas traduzidos por João Paulo Costa, investigador na área de filosofia e autor de À sombra do invisível (Documenta, 2020).

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Contributos para o Sínodo (23)

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos novidade

Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma novidade

A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This