Líderes evangélicos nos EUA já trabalham com a multinacional

Facebook está a apostar na evangelização

| 28 Jul 2021

O Facebook está a apostar na área da evangelização. Foto © Pixabay

 

A rede social Facebook está a entrar na área da evangelização. Nos Estados Unidos da América, os pastores evangélicos estão a apostar nas redes sociais como forma de expandir o seu ministério, e exemplo disso é o pastor Sam Collier, que revelou, em entrevista, que meses antes de a mega-igreja Hillsong abrir um novo posto avançado em Atlanta, procurou conselhos sobre como construir uma igreja numa pandemia. Do Facebook.

Durante meses, os responsáveis do Facebook reuniram-se semanalmente com a Hillsong e exploraram como a igreja seria no Facebook e quais as aplicações que poderiam criar para doações financeiras, capacidade de vídeo ou transmissão ao vivo. Quando chegou a hora da grande inauguração da Hillsong, em junho, a Igreja emitiu um comunicado à imprensa dizendo que estava “a fazer uma parceria com o Facebook” e começou a transmitir os seus serviços exclusivamente na plataforma.

Em virtude de um acordo de sigilo, o pastor Collier não pôde compartilhar muitos detalhes para além disto. “Eles estão a ensinar-nos, e nós estamos a ensiná-los”, disse ele. “Juntos, estamos a descobrir como pode ser o futuro da Igreja no Facebook.”

A notícia, avançada pelo New York Times, refere que o Facebook, que recentemente ultrapassou um milhão de milhões de dólares em valor de mercado, pode parecer um parceiro incomum para uma igreja cujo objetivo principal é compartilhar a mensagem de Jesus. Mas a empresa tem cultivado parcerias com uma ampla gama de comunidades de fé nos últimos anos, de congregações individuais a grandes denominações, como as Assembleias de Deus e a Igreja de Deus em Cristo. O objetivo é criar comunidades locais e atrair utilizadores para a rede social, fidelizando-os, e evitando que saiam para outras plataformas, ao recriar aqui a experiência religiosa de comunidade.

A vida religiosa virtual não irá substituir a comunidade presencial tão cedo, e todos reconhecem os limites de uma experiência exclusivamente online. Mas muitos grupos religiosos veem uma nova oportunidade de influenciar espiritualmente ainda mais pessoas no Facebook, a maior e provavelmente mais influente empresa de redes sociais do mundo.

O Facebook criou a sua equipa de parcerias de fé em 2017 e começou a cortejar líderes religiosos, especialmente de grupos evangélicos e pentecostais, a sério em 2018. “O Facebook basicamente disse: ei, nós queremos ser o que queremos, nós queremos ser o alvo”, conclui o reverendo Samuel Rodriguez, pastor de Sacramento que lidera uma grande coligação de igrejas hispânicas.

 

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga

Decreto de extinção a marcar passo?

Fundadora da Comunidade Loyola castigada pelo Vaticano é ministra da comunhão em Braga novidade

A pouco mais de três meses de se completar um ano, prazo dado pelo Vaticano para extinguir a Comunidade Loyola, um instituto de religiosas fundado por Ivanka Hosta e pelo padre Marko Rupnik, aparentemente tudo continua como no início, com as casas a funcionar normalmente. No caso da comunidade de Braga, para onde Ivanka foi ‘desterrada’ em meados de 2023, por abusos de poder e espirituais, a “irmã” tem mesmo estado a desenvolver trabalho numa paróquia urbana, incluindo como ministra extraordinária da comunhão, com a aparente cobertura da diocese.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This