Igreja está-lhe "profundamente grata"

Acácio Catarino, o homem que colocou o bem comum acima de tudo, sempre

| 3 Set 2021

acácio catarino foto direitos reservados

Acácio Catarino era um entusiasta divulgador da Doutrina Social da Igreja e sobre isso escreveu várias vezes no 7MARGENS. Foto: Direitos reservados.

 

Liderou a Cáritas Portuguesa ao longo de 17 anos, foi presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, esteve à frente da Comissão Coordenadora Nacional das Semanas Sociais, pertenceu à Comissão Nacional Justiça e Paz e a várias instituições sem fins lucrativos e grupos de trabalho de âmbito social e cooperativo. O “currículo” de Acácio Catarino dificilmente caberia numa notícia, mas todos os cargos que desempenhou e todos os projetos que desenvolveu se poderiam resumir a uma só missão: a busca do bem comum. Faleceu esta quinta-feira, aos 86 anos, vítima de doença prolongada, tendo manifestado a intenção de doar o corpo para a investigação científica.

Uma das primeiras reações à morte de Acácio Catarino foi a do presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, José Traquina, que expressou à Agência Ecclesia, em nome da Igreja Católica em Portugal, “profunda gratidão” pelo trabalho por ele realizado. “Faleceu um homem bom, que nos deixa um grande testemunho da sua dedicação à causa do bem comum, da justiça social”, afirmou o bispo de Santarém.

Também a Cáritas Portuguesa reagiu à morte de Acácio Catarino, tendo publicado no seu site uma nota de condolências em que destaca “a marca” que dele fica na história da instituição e da Igreja em Portugal. “Deixa um testemunho de grande humanismo, tendo sido uma voz de rigor e defesa determinada dos direitos humanos”, pode ler-se no texto. “Não poderemos deixar de dar Graças por tudo o que a vida de Acácio Catarino representou para a sua família e amigos, mas também para todas as organizações a quem serviu e aqueles que delas beneficiaram”, sublinha a instituição.

Acácio Catarino desempenhou diversos cargos em organismos públicos: foi secretário de Estado da População e Emprego no III Governo constitucional (liderado por Nobre da Costa, em 1978), foi presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional e assessor do Presidente Jorge Sampaio para os assuntos sociais.

Licenciado em Sociologia, deu aulas de Serviço Social e Desenvolvimento Local na Universidade Católica Portuguesa, de Administração Social no ex-Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e na área do emprego e dos recursos humanos, no ISCTE.

Era um entusiasta divulgador da Doutrina Social da Igreja e sobre isso escreveu várias vezes no 7MARGENS (e sobre esse tema colaborava também com o Correio do Vouga, jornal da diocese de Aveiro). No seu último texto aqui publicado, desafiava a Igreja a colocar “em pé de igualdade” os seus três patamares de ação (interpessoal, institucional e estatal) e a apostar mais no desenvolvimento e qualificação dos grupos paroquiais de ação social, que atuam no primeiro plano, prestando cuidado direto e permanente às pessoas necessitadas.

 

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”

Entrevista "A Lista do Padre Carreira"

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra” novidade

O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência novidade

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Milhares a dançar na procissão

Luxemburgo

Milhares a dançar na procissão novidade

Uma procissão dançante que dura cerca de três horas, em honra de São Willibrord, um santo dos séculos VII-VIII decorreu como é tradição desde há perto de mil anos, na última terça-feira, 30 de maio, na cidade luxemburguesa de Echternach.

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos

Censo 2022

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos novidade

Em apenas seis anos, a Irlanda, um dos países “mais católicos” da Europa, viu a taxa dos que se reconhecem como tal reduzir-se em 10 pontos percentuais entre 2016 (79%) e 2022 (96%). Os números são avançados pelo jornal The Irish Times de dia 30 de maio com base no censo de 2022, cujos resultados foram agora conhecidos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This