Aos 85 anos

Morreu o padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova

| 13 Dez 2022

monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova, foto redes sociais

Em 1998, monsenhor Jonas Abib ajudou a fundar a Comunidade Canção Nova em Portugal, e mais tarde a respetiva TV. Em 2006, consagrou-os ao Imaculado Coração de Maria em Fátima. Foto: Direitos reservados.

 

O fundador da comunidade católica Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, faleceu na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, aos 85 anos, na sua casa em Cachoeira Paulista (São Paulo, Brasil), vítima de insuficiência respiratória.

Abib havia recebido alta hospitalar na quinta-feira passada, dia 8, após ter estado um mês internado para tratar um quadro de pneumonia. Regressou a casa no dia em que completava 58 anos de sacerdócio. Desde maio do ano passado, o religioso estava também a tratar um mieloma, tipo de cancro que afeta as células da medula óssea.

Através de um comunicado publicado esta terça-feira, 13 de dezembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destacou o seu legado. “O monsenhor Jonas Abib é uma referência imorredoura de homem de Deus apaixonado por Jesus Cristo. Constituiu pela força de sua fé testemunhada uma rica herança no caminho missionário da Igreja, fonte de inspiração. Em comunhão de preces e amizade, nos unimos aos membros todos de sua obra, iluminados pela certeza que ouviu de seu Redentor: “Servo bom e fiel, entra na alegria de teu Senhor”.

A arquidiocese de São Paulo também expressou também as suas condolências pela morte de Abib. “Que o legado deixado pelo Monsenhor Jonas seja corajosamente levado adiante por aqueles que de modo próximo o acompanharam”, pode ler-se na nota assinada por Joaquim Lopes Dias, bispo diocesano de Lorena.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, recordou também o monsenhor Abib como um “espírito iluminado”. “A comunidade Canção Nova e o Movimento Carismático perderam o seu líder e maior missionário. Monsenhor Jonas Abib era um espírito iluminado, um visionário que levou a palavra do Senhor a milhões de paulistas”, disse, citado pelo jornal Diário do Grande ABC. Além de expandir o trabalho de evangelização de forma inédita ao criar a maior rede de comunicação da Igreja Católica no Brasil, destacou, “ele propagou a fé e a verdade também no exterior, com as Frentes de Missões em outros países”.

Em 1998, ajudou a fundar a Comunidade Canção Nova em Portugal e mais tarde a respetiva TV. Em 2006, consagrou-os ao Imaculado Coração de Maria em Fátima.

“Estou-lhe grato por ter sido o pai, o transportador da Canção Nova, rádio, televisão, comunidade, espírito carismático, para Portugal”, afirmou Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima, à TV Canção Nova Portugal [ver vídeo abaixo].

“Para que a Família Canção Nova, presente no mundo inteiro, possa despedir-se do seu querido pai, o Sistema Canção Nova de Comunicação fará a cobertura das exéquias”, informa a Canção Nova Portugal na sua página oficial no Facebook.

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This