
O Calvário Húngaro em Fátima. Foto © Vitor Oliveira de Torres Vedras, PORTUGAL, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.
Fátima acolhe nesta Sexta-Feira Santa uma caminhada pela paz, uma iniciativa “Peregrinos da Paz”, a partir das 9h30 e que se prolonga até às 13h00, partindo do Santuário de Nossa Senhora da Urtiga, situado nas imediações da igreja matriz de Fátima, passando pelos Valinhos, até ao Santuário de Fátima, terminando na Capelinha das Aparições.
De acordo com uma nota enviada à comunicação social, esta iniciativa de leigos, coordenados e animados pelo padre Almiro Mendes, da Diocese do Porto, é “um desafio a todas as pessoas de boa vontade, crentes e não crentes, jovens e adultos, de todo o país, a fazerem uma caminhada pela paz no mundo, particularmente na Ucrânia”, segundo as explicações do sacerdote.
Ao longo do itinerário, serão feitas curtas pausas, pontuadas por cânticos e pela “leitura performativa” de textos poéticos e estão prometidas algumas surpresas musicais.
A iniciativa tem já assegurada a presença ativa e empenhada de ucranianos, de figuras públicas da cultura, das várias igrejas e das artes. O ponto de chegada, a Capelinha das Aparições, é referido como um “local onde tantos milhões de pessoas já rezaram pela paz no mundo”.