Arcebispo greco-católico de Lviv pediu

Fátima envia imagem da Virgem Peregrina e recebe 35 refugiados da Ucrânia

| 12 Mar 2022

Peregrinos ucranianos na Capelinha das Aparições, em Fátima. Foto © Santuário de Fátima

Peregrinos ucranianos na Capelinha das Aparições, em Fátima: a imagem irá para ajudar na oração pela paz no mundo, Foto © Santuário de Fátima.

 

O Santuário de Fátima irá enviar uma das imagens da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia nos próximos dias, respondendo positivamente ao pedido do arcebispo metropolita greco-católico de Lviv. Ao mesmo tempo, a instituição anunciou que acolherá 35 refugiados ucranianos, na sua esmagadora maioria mulheres e crianças.

“Unidos no mesmo espírito de oração, é com agrado que o Santuário de Fátima responde positivamente ao pedido de envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima” diz a carta enviada pelo Santuário na sexta-feira, 11 de Março. A ida da imagem à Ucrânia, que acontece pela primeira vez, deve-se ao esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia, diz ainda a carta.

“Nossa Senhora aqui em Fátima pediu insistentemente que rezássemos pela paz”, disse o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, na missa da manhã deste sábado, 12. Essa oração estará presente na de todos os ucranianos “diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima”, lembrou ainda. A imagem permanecerá durante um mês na Ucrânia, partindo de Lisboa para Cracóvia, na Polónia. Ali será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.

As mulheres e crianças ucranianas refugiadas serão acolhidas em Fátima a pedido da Câmara Municipal de Ourém e da Comunidade Greco-Católica portuguesa, cujos assistentes espirituais, nomeadamente os monges basilianos, residem e colaboram no Santuário de Fátima. Em articulação com as autoridades locais, o apoio ao alojamento será complementado com o encaminhamento das pessoas para situações mais estáveis de permanência no país, nomeadamente, ajudando no acesso a documentação, escolaridade, saúde e emprego.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Bispos reestruturam conferência episcopal

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos novidade

Os bispos franceses anunciaram um vasto conjunto de iniciativas e linhas de ação com vista a combater os abusos sexuais na Igreja. Ano e meio depois da apresentação do relatório sobre o tema, os bispos abriram a assembleia da Conferência Episcopal (CEF) à participação de representantes dos fiéis. Uma assembleia sinodal realizar-se-á de três em três anos, em torno de matérias relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Um lamento de sangue e beleza

Cinema

Um lamento de sangue e beleza novidade

Toda a Beleza e a Carnificina é um documentário de 2022 da realizadora Laura Poitras, que nos leva a percorrer vários períodos da vida e obra da fotógrafa Nan Goldin (1953). (Crítica de Sara Leão).

Jovens vão dizer aos bispos o que querem discutir, num modelo inédito de catequeses da JMJ

Inspirado no processo sinodal

Jovens vão dizer aos bispos o que querem discutir, num modelo inédito de catequeses da JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai inaugurar um novo modelo de catequeses com os bispos, em que os jovens serão “os verdadeiros protagonistas”. Pela primeira vez na história das Jornadas, os jovens de todo o mundo são desafiados a refletir previamente sobre os temas dessas catequeses (as quais mudam de designação e passam a chamar-se encontros) e a partilhar com a organização da JMJ os resultados dessa reflexão. Os encontros, que ocuparão as manhãs de dias 2, 3 e 4 de agosto, serão preparados tendo em conta esses contributos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This