
Peregrinos ucranianos na Capelinha das Aparições, em Fátima: a imagem irá para ajudar na oração pela paz no mundo, Foto © Santuário de Fátima.
O Santuário de Fátima irá enviar uma das imagens da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia nos próximos dias, respondendo positivamente ao pedido do arcebispo metropolita greco-católico de Lviv. Ao mesmo tempo, a instituição anunciou que acolherá 35 refugiados ucranianos, na sua esmagadora maioria mulheres e crianças.
“Unidos no mesmo espírito de oração, é com agrado que o Santuário de Fátima responde positivamente ao pedido de envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima” diz a carta enviada pelo Santuário na sexta-feira, 11 de Março. A ida da imagem à Ucrânia, que acontece pela primeira vez, deve-se ao esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia, diz ainda a carta.
“Nossa Senhora aqui em Fátima pediu insistentemente que rezássemos pela paz”, disse o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, na missa da manhã deste sábado, 12. Essa oração estará presente na de todos os ucranianos “diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima”, lembrou ainda. A imagem permanecerá durante um mês na Ucrânia, partindo de Lisboa para Cracóvia, na Polónia. Ali será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.
As mulheres e crianças ucranianas refugiadas serão acolhidas em Fátima a pedido da Câmara Municipal de Ourém e da Comunidade Greco-Católica portuguesa, cujos assistentes espirituais, nomeadamente os monges basilianos, residem e colaboram no Santuário de Fátima. Em articulação com as autoridades locais, o apoio ao alojamento será complementado com o encaminhamento das pessoas para situações mais estáveis de permanência no país, nomeadamente, ajudando no acesso a documentação, escolaridade, saúde e emprego.