No Vaticano e em Roma, nos 150 anos de Perosi

Festival de música sem concertos, mas com “elevações espirituais”

| 8 Nov 2022

festival de musica e arte sacra, abril 2022, coro e orquestra da Capella Ludovicea, na basilica de sao paulo extramuros, foto Fondzaione Pro Musica e Arte Sacra

A Basílica de São Paulo extramuros será um dos “palcos” do festival. Foto © Fondazione Pro Musica e Arte Sacra.

 

A 21ª edição do Festival Internacional de Música e Arte Sacra, realiza-se, no Vaticano e em Roma, de 12 a 15 de novembro e, segundo o seu programador, Hans-Albert Courtial, presidente da Fundação Pró Música e Arte Sacra, não terá concertos, mas sim momentos de “elevação espiritual”, de acesso livre e gratuito. Obras de Lorenzo Perosi, de quem se celebram os 150 anos do nascimento, serão tocadas na abertura, já no próximo sábado.

Na apresentação do festival, Courtial disse: “Não gosto de chamar-lhes concertos, eles são autênticas ‘elevações espirituais’ de que necessitamos particularmente nestes tempos, em que muitos vivem momentos de desespero. Devemos trazer a beleza da música e de outras artes para elevar os espíritos e glorificar o Senhor”.

De acordo com a agência Vatican News, a abertura do festival terá lugar no dia 12 de novembro, às 21h, na Basílica de São Paulo extramuros, com o Ein Deutsches Requiem de Johannes Brahms interpretado pela Bamberger Symphoniker e pelo Coro da Academia Nacional de Santa Cecília, dirigidos pelo maestro checo Jakub Hrůša. Na tarde desse dia, o cardeal Angelo Comastri celebrará eucaristia na Basílica de São Pedro, recordando os 150 anos do nascimento de Lorenzo Perosi. Na ocasião, será cantada a Missa Secunda Pontificalis, o Magnificat e o Tu es Petrus do mestre de Cortona executados pelo Coro do Vicariato da Cidade do Vaticano dirigido por Temistocle Capone.

A Nona Sinfonia de Anton Bruckner será ouvida a 13 de novembro na Basílica de São Paulo extramuros, interpretada pela Bamberger Symphoniker dirigida por Hrůša. No dia 14, na Basílica de São João de Latrão, é proposta a estreia mundial em primeira execução de Vespro Universale sobre um texto do Papa Francisco, composto por Andrea Mannucci e confiado à orquestra L’Appassionata, dirigida por Claude Villaret.

O Coro e Orquestra da Capela Ludovicea e a Venerável Capela da Música Liberiana interpretam, no dia 15, na Basílica de Santa Maria Maior, o Magnificat de Johann Sebastian Bach, o Dixit Dominus de Antonio Vivaldi e Zadok the Priest de Georg Friedrich Händel, sob a direção de Ildebrando Mura.

 

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Prevista pena de morte

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio novidade

Uma nova legislação aprovada pelo Parlamento ugandês esta semana prevê penas de até 20 anos de prisão para quem apoie “atividades homossexuais” e pena de morte caso haja abusos de crianças ou pessoas vulneráveis associados à homossexualidade. O alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, já pediu ao presidente do país africano que não promulgue esta “nova lei draconiana”, mas os bispos do país, católicos e anglicanos, permanecem em silêncio.

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

Após reunião com Comissão Independente

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores novidade

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ” novidade

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Além da montanha… existe um arco-íris

Além da montanha… existe um arco-íris novidade

Vi o livro no balcão do espaço de atendimento, no seminário dos Dehonianos, em Alfragide. A capa chamou-me a atenção. Peguei nele, folheei aleatoriamente e comecei a ler algumas frases. Despertou-me curiosidade, depois atenção e logo após interesse. (Opinião de Rui Madeira).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This