No Vaticano e em Roma, nos 150 anos de Perosi

Festival de música sem concertos, mas com “elevações espirituais”

| 8 Nov 2022

festival de musica e arte sacra, abril 2022, coro e orquestra da Capella Ludovicea, na basilica de sao paulo extramuros, foto Fondzaione Pro Musica e Arte Sacra

A Basílica de São Paulo extramuros será um dos “palcos” do festival. Foto © Fondazione Pro Musica e Arte Sacra.

 

A 21ª edição do Festival Internacional de Música e Arte Sacra, realiza-se, no Vaticano e em Roma, de 12 a 15 de novembro e, segundo o seu programador, Hans-Albert Courtial, presidente da Fundação Pró Música e Arte Sacra, não terá concertos, mas sim momentos de “elevação espiritual”, de acesso livre e gratuito. Obras de Lorenzo Perosi, de quem se celebram os 150 anos do nascimento, serão tocadas na abertura, já no próximo sábado.

Na apresentação do festival, Courtial disse: “Não gosto de chamar-lhes concertos, eles são autênticas ‘elevações espirituais’ de que necessitamos particularmente nestes tempos, em que muitos vivem momentos de desespero. Devemos trazer a beleza da música e de outras artes para elevar os espíritos e glorificar o Senhor”.

De acordo com a agência Vatican News, a abertura do festival terá lugar no dia 12 de novembro, às 21h, na Basílica de São Paulo extramuros, com o Ein Deutsches Requiem de Johannes Brahms interpretado pela Bamberger Symphoniker e pelo Coro da Academia Nacional de Santa Cecília, dirigidos pelo maestro checo Jakub Hrůša. Na tarde desse dia, o cardeal Angelo Comastri celebrará eucaristia na Basílica de São Pedro, recordando os 150 anos do nascimento de Lorenzo Perosi. Na ocasião, será cantada a Missa Secunda Pontificalis, o Magnificat e o Tu es Petrus do mestre de Cortona executados pelo Coro do Vicariato da Cidade do Vaticano dirigido por Temistocle Capone.

A Nona Sinfonia de Anton Bruckner será ouvida a 13 de novembro na Basílica de São Paulo extramuros, interpretada pela Bamberger Symphoniker dirigida por Hrůša. No dia 14, na Basílica de São João de Latrão, é proposta a estreia mundial em primeira execução de Vespro Universale sobre um texto do Papa Francisco, composto por Andrea Mannucci e confiado à orquestra L’Appassionata, dirigida por Claude Villaret.

O Coro e Orquestra da Capela Ludovicea e a Venerável Capela da Música Liberiana interpretam, no dia 15, na Basílica de Santa Maria Maior, o Magnificat de Johann Sebastian Bach, o Dixit Dominus de Antonio Vivaldi e Zadok the Priest de Georg Friedrich Händel, sob a direção de Ildebrando Mura.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This