Música, património e biodiversidade

Festival Terras sem Sombra chega a Castelo de Vide

| 26 Mai 2023

Vilmos Szabadi, Márta Guliáz, Terras sem Sombra, Castelo de Vide

Vilmos Szabadi e Márta Guliáz, violonistas húngaros que participarão em Castelo de Vide no Festival Terras sem Sombra. Foto: Direitos reservados.

 

Um concerto para dois violinos, um périplo pelas fontes de água da região e uma visita a uma quinta agrícola com origens no século XIX preencherão aquele que será o segundo fim de semana da 19ª temporada do Festival Terras sem Sombra. Este sábado e domingo, 27 e 28 de maio, cabe ao concelho norte alentejano de Castelo de Vide acolher a iniciativa.

O concerto “Diálogos Infinitos: Um Repertório para Dois Violinos”, marcado para as 21h30 de sábado, na igreja do convento de S. Francisco, será uma oportunidade para ver em palco um violino histórico de 1778, instrumento da colecção do Estado húngaro. Os intérpretes Vilmos Szabadi e Boglárka Farkas, provenientes de Budapeste, percorrerão  um repertório musical de cinco séculos, interpretando, entre outras, peças de Jean-Maria Leclair, Ignaz Josef Pleyel, Alexander Rolla, ou do “virtuoso do violino” húngaro Franz von Vecsey.

A anteceder o concerto, a tarde de sábado “reserva a todos quantos se juntarem à atividade do Património um singular périplo”, adianta a organização do festival. O percurso “Fons Vitae: O Património Aquático de Castelo de Vide” começa às 15h, sendo o ponto de encontro no Jardim Grande, e pretende aproximar os participantes do “riquíssimo conjunto de fontes da vila e envolvente”, incluindo uma visita à exploração da Vitalis, cujas águas brotam de maciços quartzíticos, circulando numa intricada rede de fraturas na rocha.

O fim de semana termina com a atividade “Da Agricultura à Biodiversidade: A Granja do Prado e o Legado de João José Le Coq”, que se inicia às 9h30 de domingo, também com ponto de encontro no Jardim Grande. Esta atividade evoca a vida e obra de João José Le Coq (1798-1879), que foi comendador da Ordem de Cristo, diretor da Litografia Régia, e diretor e professor da Escola Normal, e que, em 1838, adquiriu propriedades em Castelo de Vide. Entre estas, destaca-se a vastíssima Quinta do Prado, tornada modelo de lavoura, e da qual se diz ter sido palco para a produção do primeiro espumante feito em Portugal.

A etapa seguinte deste festival itinerante que visa partilhar e projetar o legado do Alentejo está agendada para 24 e 25 de junho, com atividades programadas para o concelho de Mourão.

A programação da 19.ª temporada do festival – que abrange sempre a música, património e biodiversidade – retomará depois em setembro, para se prolongar até dezembro, com eventos em Beja (9 e 10 de setembro), Santiago do Cacém (23 e 24 de setembro), Odemira (14 e 15 de outubro), Vidigueira (28 e 29 de outubro), Arraiolos (11 e 12 de novembro), Montemor-o-Novo (2 e 3 de dezembro) e Sines (data a confirmar).

 

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção?

“A Lista do Padre Carreira” debate

Os silêncios de Pio XII foram uma escolha – e que custos teve essa opção? novidade

Os silêncios do Papa Pio XII durante aa Segunda Guerra Mundial “foram uma escolha”. E não apenas no que se refere ao extermínio dos judeus: “Ele também não teve discursos críticos sobre a Polónia”, um “país católico que estava a ser dividido pelos alemães, exactamente por estar convencido de que uma tomada de posição pública teria aniquilado a Santa Sé”. A afirmação é do historiador Andrea Riccardi, e surge no contexto da reportagem A Lista do Padre Carreira, que será exibida nesta quarta-feira, 31 de Maio, na TVI, numa parceria entre a estação televisiva e o 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This