Música, património e biodiversidade

Festival Terras sem Sombra chega a Castelo de Vide

| 26 Mai 2023

Vilmos Szabadi, Márta Guliáz, Terras sem Sombra, Castelo de Vide

Vilmos Szabadi e Márta Guliáz, violonistas húngaros que participarão em Castelo de Vide no Festival Terras sem Sombra. Foto: Direitos reservados.

 

Um concerto para dois violinos, um périplo pelas fontes de água da região e uma visita a uma quinta agrícola com origens no século XIX preencherão aquele que será o segundo fim de semana da 19ª temporada do Festival Terras sem Sombra. Este sábado e domingo, 27 e 28 de maio, cabe ao concelho norte alentejano de Castelo de Vide acolher a iniciativa.

O concerto “Diálogos Infinitos: Um Repertório para Dois Violinos”, marcado para as 21h30 de sábado, na igreja do convento de S. Francisco, será uma oportunidade para ver em palco um violino histórico de 1778, instrumento da colecção do Estado húngaro. Os intérpretes Vilmos Szabadi e Boglárka Farkas, provenientes de Budapeste, percorrerão  um repertório musical de cinco séculos, interpretando, entre outras, peças de Jean-Maria Leclair, Ignaz Josef Pleyel, Alexander Rolla, ou do “virtuoso do violino” húngaro Franz von Vecsey.

A anteceder o concerto, a tarde de sábado “reserva a todos quantos se juntarem à atividade do Património um singular périplo”, adianta a organização do festival. O percurso “Fons Vitae: O Património Aquático de Castelo de Vide” começa às 15h, sendo o ponto de encontro no Jardim Grande, e pretende aproximar os participantes do “riquíssimo conjunto de fontes da vila e envolvente”, incluindo uma visita à exploração da Vitalis, cujas águas brotam de maciços quartzíticos, circulando numa intricada rede de fraturas na rocha.

O fim de semana termina com a atividade “Da Agricultura à Biodiversidade: A Granja do Prado e o Legado de João José Le Coq”, que se inicia às 9h30 de domingo, também com ponto de encontro no Jardim Grande. Esta atividade evoca a vida e obra de João José Le Coq (1798-1879), que foi comendador da Ordem de Cristo, diretor da Litografia Régia, e diretor e professor da Escola Normal, e que, em 1838, adquiriu propriedades em Castelo de Vide. Entre estas, destaca-se a vastíssima Quinta do Prado, tornada modelo de lavoura, e da qual se diz ter sido palco para a produção do primeiro espumante feito em Portugal.

A etapa seguinte deste festival itinerante que visa partilhar e projetar o legado do Alentejo está agendada para 24 e 25 de junho, com atividades programadas para o concelho de Mourão.

A programação da 19.ª temporada do festival – que abrange sempre a música, património e biodiversidade – retomará depois em setembro, para se prolongar até dezembro, com eventos em Beja (9 e 10 de setembro), Santiago do Cacém (23 e 24 de setembro), Odemira (14 e 15 de outubro), Vidigueira (28 e 29 de outubro), Arraiolos (11 e 12 de novembro), Montemor-o-Novo (2 e 3 de dezembro) e Sines (data a confirmar).

 

Felizes os meninos de mais de 100 países – incluindo Portugal – que participam na Jornada Mundial das Crianças

Este fim de semana, em Roma

Felizes os meninos de mais de 100 países – incluindo Portugal – que participam na Jornada Mundial das Crianças novidade

Foi há pouco mais de cinco meses que, para surpresa de todos, o Papa anunciou a realização da I Jornada Mundial das Crianças. E talvez nem ele imaginasse que, neste curto espaço de tempo, tantos grupos e famílias conseguissem mobilizar-se para participar na iniciativa, que decorre já este fim de semana de 25 e 26 de maio, em Roma. Entre eles, estão alguns portugueses.

Cada diocese em Portugal deveria ter “uma pessoa responsável pela ecologia integral”

Susana Réfega, do Movimento Laudato Si'

Cada diocese em Portugal deveria ter “uma pessoa responsável pela ecologia integral” novidade

A encíclica Laudato Si’ foi “determinante para o compromisso e envolvimento de muitas organizações”, católicas e não só, no cuidado da Casa Comum. Quem o garante é Susana Réfega, portuguesa que desde janeiro deste ano assumiu o cargo de diretora-executiva do Movimento Laudato Si’ a nível internacional. Mas, apesar de esta encíclica ter sido publicada pelo Papa Francisco há precisamente nove anos (a 24 de maio de 2015), “continua a haver muito trabalho por fazer” e até “algumas resistências à sua mensagem”, mesmo dentro da Igreja, alerta a responsável.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Bispo José Ornelas: “Estamos a mudar o paradigma da Igreja”

Terminou a visita “ad limina” dos bispos portugueses

Bispo José Ornelas: “Estamos a mudar o paradigma da Igreja” novidade

“Penso que estamos a mudar o paradigma da Igreja”, disse esta sexta-feira, 24 de maio, o bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), numa conversa com alguns jornalistas, em plena Praça de S. Pedro, no Vaticano, em comentário ao que tinha acabado de se passar no encontro com o Papa Francisco e às visitas que os bispos lusos fizeram a vários dicastérios da Cúria Romana, no final de uma semana de visita ad limina.

O mundo precisa

O mundo precisa novidade

O mundo precisa, digo eu, de pessoas felizes para que possam dar o melhor de si mesmas aos outros. O mundo precisa de gente grande que não se empoleira em deslumbrados holofotes, mas constrói o próprio mérito na forma como, concretamente, dá e se dá. O mundo precisa de humanos que queiram, com lealdade e algum altruísmo, o bem de cada outro. – A reflexão da psicóloga Margarida Cordo, para ler no 7MARGENS.

“Política americana sobre Gaza está a tornar Israel mais inseguro”

Testemunho de uma judia-americana que abandonou Biden

“Política americana sobre Gaza está a tornar Israel mais inseguro”

Esta é a história-testemunho da jovem Lily Greenberg Call, uma judia americana que exercia funções na Administração Biden que se tornou há escassos dias a primeira figura de nomeação política a demitir-se de funções, em aberta discordância com a política do governo norte-americano relativamente a Gaza. Em declarações à comunicação social, conta como foi o seu processo interior e sublinha como os valores do judaísmo, em que cresceu, foram vitais para a decisão que tomou.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This