Leituras encenadas em Lisboa

Fogo e ressurreição no teatro clássico português

| 21 Nov 2021

 

Susana Sá e Júlio Martín, dois dos actores do Maizum. Foto © Direitos reservados

 

Três peças de teatro que “partilham uma singularidade incomum e um imaginário maravilhoso e mágico”, nas quais “o inesperado acontece e somos puxados com mão inventiva para o onírico, o fantástico e o feérico, por via do sonho”. Tal é a síntese do programa da 6ª edição do Festival Clássicos em Cena, que se inicia nesta segunda-feira e decorre em Lisboa até ao próximo sábado e apresenta leituras encenadas de três peças.

“Há figuras que voam, fogo mágico, suicídio e ressurreição, um mundo surreal e intensamente dramático que nos desafia a descobrir este “outro” teatro menos conhecido. É nesta diversidade e alteridade que se encontra a riqueza dramática deste corpus que nos permite vislumbrar uma época que respirava teatro, e que exige pela sua intemporalidade estar presente no palco e em diálogo com os espectadores de todos os tempos.

Iniciativa do Teatro Maizum e da sua directora, Silvina Pereira, as três peças do Clássicos em Cena que serão apresentadas pretendem “divulgar os clássicos teatrais portugueses”, com leituras encenadas, tertúlias com o público e a presença de investigadores convidados.

Nesta edição serão apresentados o Auto da Bela Menina, de Sebastião Pires, o Auto dos Enanos e a Farsa Penada, ambos de autores anónimos.

O programa inicia-se nesta segunda, 22, às 19h, com a leitura encenada do Auto da Bela Menina, a que se seguirá uma tertúlia com a participação do historiador Rui Tavares, do actor Júlio Martin (Universidade Aberta), de Eduardo Molina (dramaturgo) e Silvina Pereira.

As sessões do Clássicos em Cena decorrem na Livraria/Galeria Sá da Costa (Rua Serpa Pinto, 19, ao Chiado) nos dias 22, 24 e 26, sempre às 19h. No sábado, 27, a partir das 15h, os escritores Hélia Correia e Fernando Dacosta apresentam a Comedia Aulegrafia, de Jorge Ferreira de Vasconcelos, em versão cénica de Silvina Pereira – um texto já produzido pelo Maizum. A partir das 17h, as três peças serão encenadas, uma em cada hora. O programa pode ser consultado na página do Maizum no Facebook.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This