Fragmentos de manuscritos bíblicos com 2 mil anos descobertos em Israel

| 16 Mar 21

fragmentos bíblicos

Os novos fragmentos de manuscritos bíblicos datam de há dois mil anos. Foto: Direitos reservados.

 

Novos fragmentos de manuscritos bíblicos com dois mil anos foram descobertos no Deserto de Judá, território que se estende entre o Estado de Israel e a Cisjordânia, noticiou o Vatican News, que acrescenta serem escritos principalmente em grego com fragmentos de textos dos doze profetas menores, em particular Zacarias e Naum.

O achado é classificado como a “mais impressionante descoberta arqueológica de manuscritos bíblicos dos últimos 60 anos” e como “o mais fantástico” achado desde as campanhas arqueológicas que no final dos anos 1940 e na década de 1950 permitiram trazer à luz do dia os manuscritos do Mar Morto e outros fragmentos do texto original da Bíblia hebraica encontrados na zona de Qumran.

A operação de escavação atual foi conduzida pela Israel Antiquities Authority. Foram descobertas moedas raras da época de Bar-Kokhba, o líder judeu que entre 132 e 135 d.C. liderou a revolta contra os romanos; nesse esconderijo foi também encontrado um esqueleto de criança de 6.000 anos, provavelmente do sexo feminino, envolto em um pano e mumificado, e uma grande cesta intacta que remonta há 10.500 anos, provavelmente a mais antiga do mundo.

moedas,

Moedas raras da época de Bar-Kokhba, o líder judeu que entre 132 e 135 d.C. liderou uma revolta contra os romanos. Foto: Direitos reservados.

 

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo ano letivo: regressar ao normal?

Novo ano letivo: regressar ao normal? novidade

Após dois conturbados anos letivos, devido à pandemia, as escolas preparam-se para um terceiro ano ainda bastante incerto, mas que desejam que seja o mais normal possível. O regresso à normalidade domina as declarações públicas de diretores escolares e de pais, alunos e professores. Este desejo de regresso à normalidade, sendo lógico e compreensível, após dois anos de imensa instabilidade, incerteza e experimentação, constitui ao mesmo tempo um sério problema.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This