Fragmentos de manuscritos bíblicos com 2 mil anos descobertos em Israel

| 16 Mar 21

fragmentos bíblicos

Os novos fragmentos de manuscritos bíblicos datam de há dois mil anos. Foto: Direitos reservados.

 

Novos fragmentos de manuscritos bíblicos com dois mil anos foram descobertos no Deserto de Judá, território que se estende entre o Estado de Israel e a Cisjordânia, noticiou o Vatican News, que acrescenta serem escritos principalmente em grego com fragmentos de textos dos doze profetas menores, em particular Zacarias e Naum.

O achado é classificado como a “mais impressionante descoberta arqueológica de manuscritos bíblicos dos últimos 60 anos” e como “o mais fantástico” achado desde as campanhas arqueológicas que no final dos anos 1940 e na década de 1950 permitiram trazer à luz do dia os manuscritos do Mar Morto e outros fragmentos do texto original da Bíblia hebraica encontrados na zona de Qumran.

A operação de escavação atual foi conduzida pela Israel Antiquities Authority. Foram descobertas moedas raras da época de Bar-Kokhba, o líder judeu que entre 132 e 135 d.C. liderou a revolta contra os romanos; nesse esconderijo foi também encontrado um esqueleto de criança de 6.000 anos, provavelmente do sexo feminino, envolto em um pano e mumificado, e uma grande cesta intacta que remonta há 10.500 anos, provavelmente a mais antiga do mundo.

moedas,

Moedas raras da época de Bar-Kokhba, o líder judeu que entre 132 e 135 d.C. liderou uma revolta contra os romanos. Foto: Direitos reservados.

 

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI

Manifesto inédito em todo o mundo

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI novidade

Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia novidade

Há tempos, numa visita a uma adega nacional conhecida, em turismo, ouvi uma curiosa explicação da nossa guia que me relembrou imediatamente da vida de fé e das questões dos tempos modernos. Dizia-nos a guia que é hábito encontrar roseiras ao redor das vinhas como salvaguarda: quando os vitivinicultores encontravam algum tipo de doença nas roseiras, algum fungo, sabiam que era hora de proteger a vinha, de a tratar, porque a doença estava próxima.

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This