França: Mais de 300 denúncias de pedofilia em dois anos, revela relatório da Igreja

| 7 Nov 2020

Abuso de menores.

Entre 2018 e 2020, 57 clérigos foram suspensos e 13 condenados a uma pena canónica por abusar sexualmente de menores. Ilustração: Churchandstate.org.

 

Um novo relatório da Conferência Episcopal Francesa (CEF) sobre a pedofilia na Igreja, apresentado esta quinta-feira, 5 de novembro, durante a assembleia plenária daquele organismo, revela que, nos últimos dois anos, foram apresentadas 320 denúncias de abusos sexuais a crianças perpetrados por elementos do clero naquele país.

O número é bastante superior ao registado entre 2010 e 2016, período durante o qual foram efetuadas 220 denúncias. A justificação para um aumento tão significativo está ligada à criação, em 2018, da Comissão Independente sobre Abuso Sexual na Igreja (CIASE), bem como de células de acolhimento e escuta nas dioceses, e dos repetidos apelos feitos pela Comissão às vítimas, para que tivessem coragem de denunciar os abusos sofridos.

Nos últimos dois anos, 57 clérigos foram suspensos e 13 condenados a uma pena canónica, refere também o relatório da CEF. Alguns dos acusados já faleceram e outros não terão sido devidamente identificados nas denúncias.

De acordo com a conferência episcopal, das 97 dioceses e arquidioceses francesas, 83 abriram uma célula de escuta e acolhimento. “Embora ainda haja muito a fazer para que a Igreja se torne uma casa segura para todos”, pode ler-se na introdução do documento, “o novo relatório evidencia a firme determinação dos bispos de ir mais além e implementar todas as medidas necessárias para enfrentar este desafio urgente”, a começar pela escuta das vítimas.

A assembleia da CEF, que costuma acontecer habitualmente na cidade de Lourdes, decorre até domingo através de videoconferência. Entre os temas da agenda, além do combate à pedofilia, incluem-se os problemas da agricultura em França, os laços da Igreja aos diferentes territórios franceses e questões financeiras.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This